Arquivo diários:26 de julho de 2014

Bate-papo com alunos de Cruzeiro do Sul

Alunos

Depois de participar do 1º Encontro de Escolas Técnicas da Região Norte, na sexta-feira, 25, estive conversando com os alunos do IFAC/Câmpus Cruzeiro do Sul, acompanhada pelo prof. Marlo Araújo, no ônibus que os levariam para a UFAC, onde o Coral Popular de Cruzeiro do Sul, do IFAC, faria apresentação na abertura do show do João Donato. Uma conversa sobre participação, democracia e valorização do ensino. Acredito que é possível realizar um trabalho em parceria com a comunidade acadêmica, com transparência, diálogo e, acima de tudo pensando no bem comum.

Alunosum

Alunos do IFRR e IFRO

Roraima

Uma parada antes da minha participação na mesa redonda sobre os IFs na SBPC, para um bate-papo com os alunos do Instituto Federal de Roraima. Acompanhados pela profa. Edinalva Vieira, os alunos Danilo Dedonno, Ícaro Arruda, Leonardo dos Santos e Raiane Souza fizeram questão de conhecer o trabalho que desenvolvemos no IFAC. Na sexta-feira, 25, o diretor geral do Câmpus Rio Branco, Márcio Bonfim, a meu pedido os recebeu, juntamente com a profa. Edilene da Silva Ferreira, diretora de Ensino e a coordenadora do Integrado, profa. Risonete, para conhecerem a estrutura do Câmpus. No mesmo dia, a profa. Irla Micaele e a aluna Jamile Macedo, do Instituto Federal de Rondônia, acompanhadas pela profa. Eliane Auxiliadora, estiveram visitando a unidade.

Roraimaum

Encontro de Escolas Técnicas

Encontro

Na sexta-feira, 25, estive na abertura do 1º Encontro de Escolas Técnicas da Região Norte, organizado pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas, a UBES, a convite da presidente da entidade, Bárbara Melo. O evento faz parte da SBPC e participei como reitora do IFAC e representante do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Aléssio Trindade. Um tema importante discutido por pessoas ligadas ao tema, além da forte presença de alunos do Sistema S e do IFAC/Câmpus Cruzeiro do Sul. No sábado, 26, a coordenadora do PRONATEC/IFAC, Jailene Soares, será uma das palestrantes. O encontro é preparatório para o Encontro Nacional que acontecerá em 2015. O IFAC é parceiro e vai colaborar para que alunos dos nossos Câmpus participem.

Encontroum

Encontrodois

Mesa redonda sobre os IFs

mesaParticipei, ainda na quinta-feira, 24, da mesa redonda “Institutos Federais da Região Amazônica: situação, desafios e ações docentes”, dentro da programação da SBPC, com as presenças de colegas reitores da região, coordenada pela profa. Tânia Araújo-Jorge e pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, prof. Marcelo Minghelli. Debate salutar, com a participação de professores do IFAC, que fizeram perguntas, após a explanação dos convidados. Compartilhei da mesa que tinha o prof. Luiz Caldas, reitor do IFFluminense e que representou o CONIF no encontro, o reitor do IFAM, Antonio Venâncio, o reitor do IFTO, Ovídio Ricardo, o Pró-reitor de Pesquisa e Extensão do IFRO, Uberlando Tiburtino.

mesadois

Visita ao estande do IFAC

Estandeum

Muito importante a presença do IFAC com o estande na Expo T & C da SBPC. Estive visitando, na quinta-feira, 24, os colegas que estão dividindo o espaço da Rede Federal, o IF Sertão Pernambucano e o IF baiano. Quero parabenizar a comissão que coordenou a participação do IFAC no evento, presidida pelo prof. Pedro Plese, nosso Pró-reitor de Inovação, as recepcionistas Érica, Norma, Suelen e Silviana, e todos os membros que se dedicaram para que o estande fosse um sucesso. Vários servidores prestigiaram o espaço, como diretores, professores, e colegas da Reitoria. Eu fico gratificada porque é o esforço coletivo para consolidar o nosso trabalho na Reitoria e mostrar o que estamos realizando no IFAC, oferecendo o melhor para a sociedade acreana.

Estandetres

Estandedois

Estandequatro

Trailer do NUPA na SBPC

Nupaum

Na quinta-feira, 24, fui até o trailer do NUPA que está oferecendo cursos de processamento de pescado, logo na entrada do pavilhão da Expo T&C da SBPC. Conversei com professores, alunos e acompanhei uma demonstração de como se faz nuggets de peixe. Um trabalho maravilhoso que reflete o compromisso com a tecnologia e de repassar conhecimentos para quem participou dos cursos. Fui informada que antes mesmo do início da SBPC, não havia mais vagas nos cursos, o que demonstra o sucesso da iniciativa.

Nupa

Consulta Câmpus Cruzeiro do Sul

Cruzeiro

Importante a consulta que acontecerá no dia 31 de julho de 2014, para a escolha da Direção Geral do IFAC/Câmpus Cruzeiro do Sul. Visitei o Câmpus logo após a minha posse como Reitora para ouvir a comunidade, em abril, que decidiu pela consulta para indicar o novo diretor ou diretora. Apoiei incondicionalmente a proposta e pedi para que a nossa Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Cláudia Ferreira, que acompanhasse o processo, juntamente com a comissão local. Uma gestão democrática tem que ouvir a todos e é isso que estamos fazendo. Agora é com os servidores, professores e alunos, para que escolham aquele ou aquela que possa contribuir com a atual gestão e trabalhar pelo melhor no Câmpus Cruzeiro do Sul.