Reunião em Brasília para cobrar liberação do bloqueio orçamentário

Estive em Brasília, nesta terça-feira (18.06), em mais reunião para cobrar a liberação dos recursos bloqueados pelo Ministério da Educação. Junto com a reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, reforcei a importância de termos disponíveis estes valores para que possamos dar continuidade em nossas atividades no Instituto Federal do Acre (Ifac).

Durante o encontro, o ministro da Educação (MEC), Abraham Weintraub, destacou que irá avaliar as demandas apresentadas. Aproveitei ainda a reunião para reforçar o quanto o bloqueio orçamentário tem prejudicado as instituições da Rede Federal, que tanto tem contribuído para uma educação de qualidade no país.

A reunião também contou com a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec), Ariosto Antunes Culau, do secretário de Educação Superior (Sesu), Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, o governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, além dos deputados federais e senadores da bancada acreana.

(Fotos: Assessoria de Imprensa/MEC)

Reunião com o advogado Gabriel Santos

Hoje (17.06) pela manhã recebi o advogado Gabriel Santos, que foi autor da ação púbica que pediu o desbloqueio dos recursos da Universidade Federal do Acre (Ufac) e do Instituto Federal do Acre (Ifac).

Conversamos sobre a importância de unir esforços para que o desbloqueio orçamentário seja realidade para a educação tecnológica e superior do nosso país e o agradeci pela iniciativa em ingressar com a ação pública.

Além disso, durante o encontro tive também a oportunidade de falar mais sobre o Ifac e as ações que temos desenvolvido no Estado do Acre em prol de uma Educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva.

Também participaram da reunião os pró-reitores de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Ubiracy Dantas, e de Extensão, Fábio Storch, o procurador federal junto ao Ifac, Breno Fonseca, e o diretor sistêmico de Comunicação, Evaldo Ribeiro.

Parabéns, Acre!

Estado onde nasci e do qual tenho muito orgulho. Terra de gente hospitaleira, de gente guerreira e que acredita no futuro pela Educação.

São 57 anos de história, de lutas e conquistas. São 57 anos de vitórias, de crescimento e esperança.

Parabéns, meu querido Acre! 🇬🇫

(Fotos: Davi Pinheiro Sopchaki)

Informação importante para a comunidade do Ifac

O Instituto Federal do Acre (Ifac) vem a público informar que a Justiça Federal, através de decisão dada pela juíza Renata Almeida, da 7ª Vara Federal Cível da Bahia, foi a única instituição da Rede Federal contemplada com o desbloqueio de verbas discricionárias.

O resultado da ação prevê o desbloqueio do orçamento de todas as universidades federais.

A decisão da juíza atende a uma ação popular impetrada no Acre, no dia 04 de maio de 2019,pelo advogado Gabriel Santos, após o anúncio do bloqueio pelo Ministério da Educação (MEC).

Por ser uma decisão provisória, a liminar pode se tornar sem efeito a qualquer momento.

É importante esclarecer que, para execução de 100% do orçamento prevista na LOA 2019, é necessário que o MEC libere as cotas de limite orçamentário para recompor as liberações do 1º semestre e faça as liberações dos meses subsequentes seguindo essa mesma lógica.

Essa é uma vitória parcial e continuaremos vigilantes na defesa do Ifac e de toda a sua comunidade.

O Ifac ressalta ainda que, mesmo sendo a única instituição da Rede Federal contemplada na decisão, continua em conjunto com o Conselho Nacional da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Câmara de Deputados, Senado Federal, estudantes e servidores, lutando para que o desbloqueio orçamentário seja realidade em todas as instituições do país.

Rio Branco (AC), 12 de junho de 2019.

Audiência púbica sobre contingenciamento de recursos

A agenda desta terça-feira (11.06) foi para ampliar ainda mais o diálogo sobre os cortes orçamentários promovidos pelo Governo Federal e que têm atingido as instituições da Rede Federal e universidades públicas.

Durante audiência pública na Câmara Federal, em que foram realizadas discussões, juntamente com a Comissão Externa destinada a acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos do Ministério da Educação, bem como da apresentação do seu Planejamento Estratégico, estive com demais membros do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

À coordenadora do encontro, deputada federal Tabata Amaral, apresentamos informações sobre o contingenciamento orçamentário da Rede Federal, como também reforçamos a importância das nossas instituições no processo de promoção do ensino, da ciência, da tecnologia, inovação e inclusão.

A agenda ainda nos oportunizou conversar com o líder do Governo na Câmara Federal, o deputado Major Vitor Hugo, que nos recebeu em seu gabinete e ouviu mais sobre a Rede Federal, os bloqueios orçamentários e a nossa solicitação para uma agenda junto à Casa Civil.

Nesta quarta-feira (12.06), nosso trabalho continua em Brasília com reunião no Conif e um novo encontro com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Ariosto Antunes Culau.

Reunião com estudantes e servidores em Xapuri

Estivemos em Xapuri nesta sexta-feira (07.06) para conversar com nossos alunos e servidores, Pela manhã, estive com professores e técnicos administrativos do campus Xapuri, em um café da manhã compartilhado, para agradecer a acolhida e também compartilhar informações sobre o bloqueio de recursos que o Ifac sofreu após anúncio do Governo Federal em 30 de abril.

Foi também um momento de falar mais sobre a nossa instituição, como também repassar a notícia da homenagem que recebemos da Câmara Municipal de Rio Branco, na quinta-feira (06.06), e da nossa próxima agenda junto ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília.

Ao longo do dia, a conversa foi com os alunos dos cursos técnico em Biotecnologia e superior em Agroecologia, aonde foi possível apresentar as motivações sobre o adiamento da edição 2019 dos Jogos do Instituto Federal do Acre (JIFAC), como também mais informações sobre as ações que estão sendo realizadas pela Assistência Estudantil, além do bloqueio dos recursos orçamentários da Educação.

Moção de Louvor da Câmara de Vereadores de Rio Branco

Hoje (06.06) foi um dia bastante especial, pois tive a honra de receber da Câmara Municipal de Rio Branco uma Moção de Louvor pelo trabalho que tem sido desenvolvido no município, através do Instituto Federal do Acre.

Ações e projetos que estão sendo realizados, desde o ano de 2010, e que têm contribuído para a principal meta da instituição, que é a promoção de uma educação pública de qualidade, inclusiva e que gere oportunidades.

Agradeço à Câmara Municipal de Rio Branco pela homenagem, em especial ao vereador Railson Correia (Podemos), autor do requerimento, como também reforço que vamos continuar atuando sempre em prol da educação para a sociedade.

Entrega de kits de robótica e novo planetário para o campus Rio Branco

Participei na segunda-feira (27.05) da entrega dos kits de robótica, do Domo do novo planetário e um telescópio para o campus Rio Branco. Estiveram presentes o pró-reitor de Extensão, Fábio Storch de Oliveira, o diretor da unidade, Wemerson Fittipaldy, e os coordenadores da Olimpíada Brasileira de Robótica, Willian Pedrosa Maia, e do Planetário Móvel, Cleyton Assis Loureiro de Souza.

Os alunos do 1º e 2º períodos do curso Integrado ao Ensino Médio de Informática para Internet, que participarão da Olimpíada Brasileira de Robótica e voluntários do Planetário Móvel, estiveram presentes. Foi um momento ímpar, porque é mais uma conquista da nossa instituição, valorizando o trabalho dos docentes nas áreas de pesquisa, ensino e extensão.

Fiz questão de agradecer àqueles que proporcionaram a compra desses equipamentos, os deputados Moisés Diniz e Sibá Machado, que alocaram recursos no valor de R$ 162.870,58. A aquisição desses equipamentos é resultado do diálogo com todos os parlamentares para a realização de ações na instituição e que tem contribuído para melhorias no Ifac.

Neste período em que estou como reitora, tenho atuado para garantir um bom diálogo com a bancada federal do Acre, pois nossa bandeira, é a Educação. Os kits foram adquiridos através da Diretoria de Extensão Tecnológica da Proex, que foi a responsável pela elaboração do Termo de Referência dos equipamentos.

Mesa-redonda na 15ª Semana dos Alimentos Orgânicos

Estive hoje (29.05), no auditório da Escola José Ribamar Batista, participando da abertura da mesa redonda “Cooperativismo e atuação dos técnicos em Agroecologia”, que fez parte da 15ª edição da Semana dos Alimentos Orgânicos.

Tive a oportunidade de falar sobre o papel da Rede Federal e também do Ifac na oferta de cursos técnicos, tecnológicos, licenciaturas e pós-graduações, através da verticalização do ensino, voltada para atender aos arranjos produtivos locais. Um momento de destacar também o que temos feito para transformar a realidade social do nosso Estado, por meio da educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade.

No evento, tive ainda a oportunidade de encontrar representantes do Sindicato dos Tecnólogos, do Sebrae e nossos alunos dos cursos técnicos de Recursos Pesqueiros, Agroecologia e do curso de Especialização em Agricultura Familiar do Campus Avançado Baixada do Sol.

Reunião Sinasefe sobre cortes orçamentários

Temos nos reunido com nossos servidores para repassarmos todas as informações sobre a atual situação financeira do Ifac e o impacto sofrido após os cortes orçamentários promovidos pelo Governo Federal.

Na manhã desta terça-feira (28.05), apresentamos os dados aos representantes da Seção Sindical Sinasefe Rio Branco e também do Grêmio Estudantil do campus Rio Branco. Um momento de ampliar o debate, de forma democrática e informativa.

O encontro contou ainda com a presença de nossos pró-reitores de Administração (Proad), Claudemir Nascimento, e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Ubiracy Dantas. O próximo campus a receber o encontro será a nossa unidade Avançada Baixada do Sol.