Nota de Pesar

O Instituto Federal do Acre (Ifac) comunica o falecimento do servidor Luciano Borges de Freitas, Técnico Administrativo em Educação (TAE/Administrador), lotado no Campus Cruzeiro do Sul, ocorrido nesta terça-feira (26.05), vítima de complicações decorrentes da Covid-19.

A Reitoria, Diretoria Geral do Campus Cruzeiro do Sul, servidores e alunos externam o mais profundo sentimento de pesar pela perda irreparável do servidor que desenvolveu suas atividades nos últimos 9 anos no campus Cruzeiro do Sul, completados neste dia 24 de maio.

O Ifac, neste momento de dor, presta solidariedade a toda sua família e amigos pela perda prematura do servidor, ao tempo em que a Reitoria e a Direção Geral do Campus Cruzeiro do Sul colocam-se à disposição de seus familiares.

Rio Branco (AC), 26 de maio de 2020.

Instituto Federal do Acre

Assinatura de Acordo de Cooperação e apresentação do aplicativo Previna

O aplicativo Previna, desenvolvido por servidores e estudantes do Instituto Federal do Acre, para auxiliar no combate ao novo Coronavírus (Covid-19), foi apresentado nesta terça-feira (12.05), ao governador do Acre, Gladson Cameli e ao secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, durante a assinatura do termo de cooperação entre o Ifac e Governo do Estado.

Além de fornecer informações à comunidade, o Previna também contará com um serviço de autodiagnóstico, que poderá ser utilizado pela população. A partir de perguntas, que integram os protocolos do Sistema Único de Saúde (SUS), o usuário chegará a um resultado de provável ou não contaminação pelo novo coronavírus. A nova ferramenta também será uma importante aliada na tomada de decisões da gestão do Governo do Estado.

O Previna conta com o suporte da Incubadora de Empreendimentos do Ifac (Incubac) e apoio financeiro da Secretaria de Educação Profissional (SETEC), do Ministério da Educação. 

Integram a equipe de desenvolvimento do aplicativo os servidores do IFAC, Marlon Amaro Teixeira, Reinaldo Maia Siqueira, Marcelo Maia Gomes Florentino, Pedro Raimundo Soares de Souza, e os estudantes Júlio Cesar da Silva Rodrigues, Anderson Araújo Ferreira e Luís Antônio Lima Santiago.

Nossos agradecimentos também à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, em nome do pró-reitor Pedro Plese, e à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, na pessoa no pró-reitor Ubiracy Dantas, extensivo as suas equipes.

O combate ao novo coronavírus se dará pela ciência, tecnologia e inovação e sobretudo pela cooperação e sentimento de humanidade.

(Fotos: Marcos Vicentti/Secom e Devanir Araújo/Ifac)

Apresentação do aplicativo Previna ao Governo do Estado

Nesta terça-feira (12.05) vamos fazer a apresentação do aplicativo Previna para o governador Gladson Cameli e o secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene. A ferramenta, que está sendo desenvolvida por servidores e estudantes do Ifac, vai auxiliar o Acre na prevenção e combate ao novo coronavírus.

Junto com a apresentação do aplicativo vamos fazer a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, que também prevê o desenvolvimento de projetos relacionados à produção e fabricação de EPIs e EPCs para proteção de profissionais de saúde e demais pessoas que trabalham no combate ao Covid-19.

A nossa expectativa é de que até o mês de junho o aplicativo esteja disponível para a população baixar. Além disso, o Previna também vai ofertar serviço de consultas online e disponibilizar dados em tempo real, que irá contribuir para a realização de projetos e ações a serem desenvolvidas pelo Governo do Estado.

SBPC Acre na Marcha Virtual pela Ciência

 

Nessa quinta-feira (07.05) acontece a Marcha Virtual pela Ciência. Um movimento, que está sendo realizado pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência, que tem o objetivo de destacar a importância da ciência no enfrentamento do novo coronavírus, como também a necessidade de todos lutarem pela valorização da tecnologia, inovação, educação e saúde no país.

Nós, do Instituto Federal do Acre e SBPC Acre, estaremos presentes de forma virtual nesse movimento que vai reforçar todo o trabalho dedicado e imprescindível que cientistas, pesquisadores e educadores estão desenvolvendo em todo o mundo.

É fundamental que a sociedade compreenda que é pela ciência que vamos conseguir vencer esse momento. Por isso, é muito importante que todos estejam envolvidos na defesa pela educação, pesquisa, inovações e tecnologias. Essa é a única forma de combatermos o Covid-19.

Doação de sabão biodegradável e resultado final do Auxílio Emergencial

Temos mantido nosso trabalho com foco em ajudar o próximo e, principalmente, em auxiliar nossos estudantes nesse momento de pandemia. Pautados pelo compromisso e solidariedade, temos desenvolvido projetos e ações diárias.

Essa semana, por exemplo, fizemos a doação de mais de 1,6 mil unidades de sabão biodegradável para a Secretaria de Saúde de Sena Madureira. O material, que é resultado da dedicação de servidores e estudantes, vai contribuir para a prevenção e combate ao Covid-19 no município.

Também nessa semana, publicamos a lista final com os estudantes do Ifac que serão beneficiados com o Auxílio Emergencial. O recurso, que em breve começará a ser repassado, tem o objetivo de contribuir com as despesas de alimentação durante esse momento de pandemia.

Feliz Dia do Trabalhador!

Nosso respeito e gratidão a todos os profissionais que, nesse momento, se dedicam a continuar trabalhando por nós.

Em especial, parabenizo também nossos servidores que, diariamente, seguem trabalhando para continuar levando educação de qualidade a todos, como também desenvolvendo projetos e ações para a prevenção e combate ao Covid-19.

Feliz Dia do Trabalhador!

Acesse o Portal Ifac e saiba mais sobre as ações em combate ao Covid-19

Temos desenvolvidas diversas ações durante as últimas semanas, que têm como propósito o combate ao novo coronavírus, como também para auxiliar nossos estudantes e servidores nesse momento de pandemia.

Estamos divulgando todo esse trabalho em nossas redes sociais, mas também em nosso site oficial, o https://portal.ifac.edu.br/. E para facilitar o acesso a essas notícias, estamos as identificando com a tag Covid-19.

Assim, ao acessar o nosso portal, você pode digitar a palavra “covid-19” na barra de busca, ou então clicar no banner de identificação do novo coronavírus, disponível na página inicial do site, para saber mais sobre o que temos realizado.

Dia do Índio

Por meio de cursos, projetos e com os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) nos campi do Ifac, temos trabalhado, diariamente, para ampliar as discussões, debates, questionamentos e pesquisas, sempre respeitando a cultura e história de cada comunidade.

Temos muito orgulho de ser uma instituição que trabalha com a educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva para todos.

Por esse motivo, o dia 19 de abril é para nós uma data de respeito, proteção e valorização da nossa história.