Manutenção do trabalho remoto e suspensão de aulas no Ifac

O Ifac vai manter o trabalho remoto para os servidores e a suspensão das aulas para os estudantes de todas as nossas unidades. Essa é uma decisão que tomamos, na tarde desta quarta-feira (25.03), e que vai de encontro com todas as recomendas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Estamos vivendo um momento em que é preciso que a gente se cuide e cuide do próximo. Por isso, precisamos continuar seguindo as recomendações de prevenção e combate ao Covid-19.

Aproveito ainda para agradecer todos aqueles profissionais que têm trabalhado nas áreas da saúde, transporte, alimentação e tantas outras profissionais, e que não podem estar em casa. Muito obrigada a todos vocês!

Nós vamos passar por esse momento e em breve estaremos juntos. Fiquem em casa por todos nós! #ficaemcasa

Ifac no combate ao COVID-19

Desde o dia 16 de março, o Ifac tem trabalhado de forma dedicada no desenvolvimento de ações e proposta que tem contribuído e vão contribuir no combate ao novo coronavirus, o COVID-19. Formamos um comitê central, que tem atuado na formulação de um planejamento, em que já foi definido, por exemplo, a suspensão das aulas em todas as nossas unidades, como também a normatização do trabalho remoto para nossos servidores.

Nessa semana, o Ifac continua com esse trabalho e, em conjunto com o comitê central, vamos ampliar a divulgação de informações que visam o combate ao COVID-19. Assim, convido todos a compartilhar, curtir e repassar as publicações. A união nesse momento é importante e toda ação em prol da prevenção é mais que necessária!

Veja abaixo a nossa primeira publicação da campanha do Ifac em combate ao COVID-19:

A transmissão do vírus é feita de uma pessoa doente para outra ou no contato com objetos contaminados. Para se prevenir, precisamos mudar nossa rotina passando a adotar alguns hábitos. Confira algumas dicas:

– Lave as mãos até a altura dos punhos com água e sabão (qualquer sabonete serve, até mesmo detergente);
– Evite tocar no rosto com as mãos não higienizadas;
– Cubra nariz e boca com o braço ou um lenço ao espirrar ou tossir. Evite usar as mãos;
– Evite aglomerações e mantenha distância ao encontrar com pessoas na rua. Se puder ficar em casa, faça isso;
– Mantenha os ambientes limpos e ventilados;
– Evite abraços, beijos e apertos de mãos.

Para saber mais, acesse o site do Ministério da Saúde que trata sobre o tema: saude.gov.br/coronavirus

NOTA OFICIAL IFAC – CORONAVÍRUS COVID-19

Considerando os últimos acontecimentos e notícias referentes a pandemia Covid-19, eu, enquanto reitora do Instituto Federal do Acre, gostaria de reafirmar nosso compromisso com a comunidade e assegurar que estamos trabalhando firmemente na tomada das decisões e realização de ações necessárias a prevenção e o controle da pandemia.

A partir dessa quarta-feira (18.03), as aulas em todas as nossas unidades estão suspensas. Em relação às atividades administrativas, estas serão realizadas conforme as orientações do nosso Comitê Central de Prevenção e Acompanhamento da Ameaça do Coronavírus (Covid-19).

Desde segunda-feira (16.03), data em que foi instalado junto a Ifac o Comitê Central, temos trabalhado de forma dedicada e responsável para com nossos estudantes, servidores e comunidade. Pautadas por orientações científicas e oficiais, foram lançadas, até o momento, duas notas que indicam os procedimentos adotados pela instituição para prevenção e controle da pandemia.

Estamos muito atentos e analisando todas as publicações oficiais e científicas sobre o tema para que possamos balizar as nossas decisões de forma assertiva e que demonstrem os cuidados que este momento requer.

Precisamos de serenidade para vencer esse desafio inédito e ajudarmos uns aos outros. Reitero nosso compromisso com o bem estar de todos.

Feliz Dia Internacional da Mulher

Que neste Dia Internacional da Mulher possamos, sim, comemorar conquistas e avanços, mas refletir sobre mudanças, lutar por igualdade, combater opressões, ampliar espaços e consciências.

Que em nosso dia 08 de março, e em todos os outros dias, possamos dialogar, compartilhar ideias, ouvir. Pois acredito que juntas e juntos, vamos avançar em âmbito profissional, social e cultural.

Feliz Dia Internacional da Mulher!

Semana da Mulher – Campus Rio Branco

Essa semana, o Ifac está realizando ações direcionadas para o Dia Internacional da Mulher, comemorado oficialmente em 08 de março. Uma momento importante para reforçarmos as conquistas e avanços das mulheres, mas também para discutirmos questões que ainda precisam de melhorias, tanto em âmbito profissional, social e cultural.

Nesta segunda-feira (02.03) participei da abertura da Semana da Mulher, que está sendo realizada no campus Rio Branco. Uma oportunidade de conversar, compartilhar ideias e ouvir. Além de estudantes e servidores, também integraram a cerimônia, gestores e representantes do Tribunal de Justiça (TJ-AC).

As atividades, que são gratuitas e abertas para comunidade, seguem até o dia 06 de março e estão sedo organizadas pelo campus Rio Branco, Sinasefe Rio Branco, Grêmio Estudantil Ifac e Atitude DCE-Ifac. Vamos participar! Serão momentos de aprendizado e troca de conhecimento.

Posse da Diretoria Executiva do Conif 2020

Poder representar o Instituto Federal do Acre (Ifac) e, nesse momento, tomar posse como vice-presidente de Relações Parlamentares do Conif, sendo reeleita para esse cargo, me deixa ainda mais confiante sobre o trabalho que temos desenvolvido junto à educação pública e à Rede Federal. Acredito que através do ensino, da pesquisa e da extensão podemos levar mais conhecimento para nossa sociedade.

Durante o ano de 2019, desenvolvemos um trabalho atuante junto ao Congresso Nacional. Através de ações propositivas foi possível apresentar e fazer com os nossos senadores e deputados federais compreendessem um pouco mais sobre o que é a Rede Federal, que trabalho é desenvolvido em nossas unidades e qual a nossa estrutura. E esse trabalho vai continuar em 2020, de forma mais intensiva e com foco em pautar ações e projetos de interesse da educação no Senado e Câmara Federal.

Nessa terça-feira (18.02), tomei posse juntamente com os demais membros que vão compor a nova Diretoria Executiva do Conif: Jadir José Padilha (presidente), Paulo Henrique Gomes de Lima (vice-presidente Administrativo), Sônia Regina de Souza Fernandes (vice-presidente de Assuntos Acadêmicos) e Willian Silva de Paula (vice-presidente de Relações Institucionais). A cerimônia, que aconteceu em Brasília, foi marcada por discursos em defesa da Rede Federal, da educação e dos jovens.

Aproveito a oportunidade para agradecer a todos que têm confiado em meu trabalho junto ao Conif, principalmente, os meus colegas reitores que acreditaram em minhas ações e contribuíram para que eu retornasse a vice-presidência. Minha gratidão aos servidores e estudantes do Ifac, que têm nos orgulhado a cada dia com o trabalho em prol da educação e conquistas para um futuro melhor. O meu muito obrigada aos parlamentares que têm apoiado a Rede Federal e trabalhado em defesa pela educação, como o nosso senador Sérgio Petecão. E por fim, agradeço o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Ariosto Culau, que sempre esteve disponível para ouvir e contribuir com as pautas da Rede Federal.

 

 

Posse Vice-Presidente de Relações Parlamentares do Conif

O trabalho em prol da educação pública e da Rede Federal ultrapassa os muros das nossas instituições. É preciso estar presentes nas discussões, buscar parcerias e implementar ações que representem nossos servidores e estudantes.

Nesta terça-feira (18.02), tomarei posse como vice-presidente de Relações Parlamentares do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federa (Conif). Um trabalho que tenho desempenhado desde 2019, quando fui eleita pela primeira vez, e que terá continuidade em 2020.

Aproveito a oportunidade para convidar todos para a cerimônia, como também agradecer a confiança e o apoio que todos têm me dado nessa jornada junto à Rede Federal.

Título de Cidadã Cruzeirense

Recebi nesta quinta-feira (13.02), o Título de Cidadã Cruzeirense e é uma grande honra representa todo o trabalho desenvolvido pelo Ifac ao longo dos 10 anos. O momento de receber essa homenagem também nos faz rememorar a nossa jovem história, como também tudo o que aconteceu para que o Ifac crescesse e se fortalecesse no Acre.

A indicação feita pelo vereador Chaguinha do Povo e o apoio da Câmara, na aprovação desse título, demonstra o compromisso e o entendimento sobre como as transformações sociais se dão pela educação. A educação é um pilar decisivo na mudança e crescimento de um país, estado, município.

Fico muito feliz e entendo que a indicação não reflete apenas a minha pessoa, mas um trabalho conjunto que tem sido feito junto à Reitoria e também em todo o Ifac. Agradeço a todos que estiverem presentes nesse momento e que acreditam que pela educação podemos cada vez mais.

Entrega de agenda e calendários 2020

2020 é um ano muito especial para o Ifac. É o ano em que vamos comemorar 10 anos de atuação no Acre, ofertando educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva.

Desde a última semana, nossos servidores têm recebido as novas agendas e calendários, que em suas páginas contam um pouco da história da nossa instituição através de imagens.

Assim, quero desejar a todos os nossos docentes, técnicos administrativos, estudantes e comunidade um ano de 2020 de muita força, dedicação e compromisso para que possamos continuar disseminando conhecimento de qualidade a todos que buscam um futuro melhor.

Título de Cidadã Cruzeirense

Na próxima semana, estarei em Cruzeiro do Sul para receber o Título de Cidadã Cruzeirense. Uma homenagem proposta pelo vereador Francisco das Chagas da Costa Silva, devido ao trabalho que o Ifac vem desempenhado junto à comunidade do Vale do Juruá.

Este será um momento de todos os servidores, estudantes e da comunidade, que nos últimos anos têm acreditado e contribuído para que a nossa instituição perpetue uma educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva.

Convido todos para participar dessa solenidade, que será realizada no dia 13 de fevereiro, a partir das 19 horas, na Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul.