Programação especial para os 11 anos do Ifac

Hoje tenho um recado para vocês!

Na próxima segunda-feira (21.06), o Ifac completa 11 anos! Essa data é sempre um momento muito especial para todos nós, servidores, estudantes e toda a comunidade.

E para comemorar esse momento, iremos realizar diversas ações em nossos canais de comunicação, durante a semana de 21 a 25 de junho.

Vamos falar sobre os avanços e desafios do Ifac na Educação Acreana. Além disso, realizaremos eventos online como parte dessa programação especial.

Acompanhe e comemore com a gente!

Clique aqui e acompanhe nosso vídeo de apresentação.

59 anos de emancipação política do Acre

Nesta data no ano de 1962, o Acre deixou de ser um território federal e foi elevado à categoria de estado através da Lei Nº 4.070, criada pelo deputado federal Guiomard dos Santos.

Foi um longo processo de muita luta até a conquista da independência política e, com isso, do direito do povo acreano de eleger democraticamente seus representantes.

Por isso, neste 15 de junho, o Instituto Federal do Acre resgata a memória de luta dos autonomistas para celebrar mais um importante marco da nossa história.

Participação na Live SOS Federais

Hoje (28.05) participei da live “SOS Federais: Cortes na Educação e Defesa das Federais. O evento, que teve início às 19h, também contou com a presença da reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, e do médico Thor Dantas.

A transmissão, organizada pelos DCEs da Ufac e Ifac, fez parte dos atos programados para o dia 29 de maio, que serão realizados em diversos locais do país e em defesa pela Educação. A condução da live foi feita pela presidente do DCE/Ifac, Liberdade Nascimento, e os representantes do DCE/Ufac, Danilo Lopes e Ulissys Bandeira.

Durante o evento, destaquei que os cortes previstos para o orçamento do Ifac têm afetado diretamente na expansão da instituição, como também no desenvolvimento de ações estudantis, além das atividades de pesquisa, extensão e ensino.

A redução em nosso orçamento, ao longo dos anos, é de aproximadamente 60%. Uma diminuição que tem prejudicado muito a nossa expansão. Ainda somos jovens. Iremos completar 11 anos, no próximo dia 21 de junho, e essa redução de valores tem afetado o crescimento do Ifac.

Ainda durante a transmissão, ressaltei que o trabalho de planejamento tem auxiliado o Ifac na condução das atividades, porém com os cortes previstos na LOA 2021, bolsas de pesquisa e extensão não poderão mais ser ofertadas, assim como também um possível retorno de aulas presenciais será inviabilizado.

O representante do DCE/Ufac, Danilo Lopes destacou a importância do Ifac e Ufac caminharem lado a lado. Assim como o também membro do DCE/Ufac, Ulissys Bandeira o quão importante é a comunidade entender o funcionamento das instituições federais de ensino.

Liberdade Nascimento, que é presidente do DCE/Ifac, evidenciou a importância da nossa instituição na vida dos estudantes do Acre e em seu dia a dia, como também ressaltou que para o ensino acontecer não basta somente um professor e uma lousa. É preciso investimentos.

Aproveito a oportunidade para agradecer o convite para esse evento incrível, como também reforçar a importância da educação e das instituições, pois os institutos e as universidades são patrimônios, têm história, precisam ser valorizados e defendidos.

Live SOS Federais

Nesta sexta-feira (28.05), a partir das 19h, participo, juntamente com a presidente do DCE/Ifac, Liberdade Nascimento, da live “SOS Federais: Cortes na Educação e a Defesa das Federais”.

A atividade faz parte dos atos que serão realizados neste sábado (29.05), em diversos locais do país, em prol da educação. A transmissão será feita pela página do DCE Ufac, no Instagram. Clique aqui para participar: https://www.instagram.com/dceufac/.

O debate também contará com a presença da reitora da Ufac, Guida Aquino, do docente Thor Dantas, e ainda dos representantes do DCE/Ufac, Danilo Lopes e Ulissys Bandeira.

#AsFederaisNãoPodemFechar #EuLutoPeloIfac #EuLutoPelaUfac

Nesta terça-feira (18.05), estive, com o pró-reitor de Planejamento, Ubiracy Dantas, concedendo entrevistas sobre a situação orçamentária do Ifac.

Com a publicação da Lei Orçamentária 14.144/2021, a instituição teve uma redução de R$ 4,1 milhões em seu orçamento discricionário, que pode resultar na interrupção de suas atividades, a partir do início do segundo semestre deste ano.

Caso a situação não seja revertida, o Instituto terá prejuízos nas áreas de Assistência Estudantil, funcionamento, capacitação, dentre outros.

O cenário é preocupante e com a redução dos valores, o orçamento do Ifac para 2021 passa a ser considerado o pior dos últimos 10 anos.

Além dos cortes orçamentários, o Instituto ainda vive o agravante do bloqueio de 13% dos valores previstos.

O Estado brasileiro tem o dever constitucional de prover os recursos necessários para o funcionamento das instituições públicas. Além disso, o artigo 205 da Constituição Federal estabelece que a educação é um “direito de todos e dever do Estado”.

Por isso, seguimos na expectativa de que essa situação seja revertida, pois acreditamos na educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva.

Para ler a nota oficial do Ifac na íntegra, basta clicar no link: http://bit.ly/orcamento_ifac_2021http://bit.ly/orcamento_ifac_2021.

Obras concluídas e em execução no Ifac

Mesmo em meio à pandemia, o Ifac tem mantido o cronograma e cumprindo o planejamento estratégico para execução de obras nos seis campi.

Até o momento, a instituição já investiu cerca de R$ 18 milhões em reformas e novas construções.

Todas as ações tem contribuido para a consolidação da infraestutura da instituição.

Veja abaixo as novas construções e reformas já concluídas e que seguem em execução no Ifac:

Feliz Dia das Mães

O Instituto Federal do Acre (Ifac) deseja a todas as mães um domingo (09.05) de felicidade, saúde e alegrias!

Nosso carinho e reconhecimento pela dedicação e cuidados que são diários.

Parabéns e Feliz Dia das Mães!

Dia Mundial da Educação

Parabéns a todos que acreditam que pela educação seguiremos trilhando bons caminhos para um futuro melhor.

Neste dia 28 de abril, o Ifac reforça o seu compromisso em seguir ofertando educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva.

Acreditamos que a educação é uma corrente que une povos e etnias, não distingue classes e elementos para formar uma sociedade próspera e civilizada, ainda que na adversidade.