A Reitora

Rosana Cavalcante dos Santos

Rosana Cavalcante dos Santos nasceu no dia 04 de abril de 1972, em Rio Branco, Acre.

Formada em Engenharia Agronômica, pela Universidade Federal do Acre (UFAC), iniciou sua carreira docente como professora da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE/AC). Em 1997, concluiu o curso de especialização em Engenharia Ambiental e Saúde Pública, pela Universidade de São Paulo (USP).

O mestrado, na área de Agronomia, foi realizado pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), entre o período de 2000 e 2003. Concluiu o doutorado na mesma instituição de ensino, também em Agronomia. Além da atual formação, Rosana Cavalcante dos Santos é perita ambiental, com registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio Grande do Norte (CREA/RN).

Entre 2004 e 2010, assumiu a Diretoria de Controle e Monitoramento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA/AC), atuando ainda como coordenadora do Inventário de Resíduos Sólidos do Acre, do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Respostas Rápidas às Emergências Ambientais, e do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

Ainda neste período, atuou como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação da UFAC, docente no cursolatu sensu de Manejo de Solos e Recuperação de Áreas Degradadas da UNINORTE, e como coordenadora do projeto de Quantificação de Resíduos Florestais da Indústria Madeireira do Acre na FUNTAC. Como pesquisadora, colaborou no projeto Compostagem e Vermicompostagem de Resíduos Urbanos e Industriais do Acre.

Em 2010, após ser aprovada no concurso público, tomou posse como docente de Agroecologia do Instituto Federal do Acre. Também atuou como coordenadora de Pesquisa, Inovação e Extensão, do campus Rio Branco, e criou o Centro Vocacional, Tecnológico de Referência em Agroecologia do Acre (CVT Agroecologia).

Em 2014, assumiu o cargo de reitora pro tempore do IFAC. Em 2015, foi a primeira reitora eleita da instituição. Em abril de 2016, tomou posse como reitora do IFAC, durante cerimônia realizada pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

Veja o curriculum completo na Plataforma Lattes