Arquivo diários:8 de novembro de 2016

Agenda com instituições de ensino superior do Peru

agenda-com-delegacoes-de-instituicoes-peruanas-1

Estive nessa terça-feira, 8, reunida com diretores e representantes das instituições de ensino superior do Peru, o cônsul daquele país em Rio Branco, Félix Gérman Vásquez Solís, e os cinco pró-reitores do IFAC. As delegações do Peru vieram participar do I Congresso de Ciência e Tecnologia do IFAC, que acontece no período de 7 a 9 de novembro, no Campus Rio Branco. A reunião faz parte de uma série de atividades com as delegações da Universidad Nacional Amazónica de Madre de Dios, do Instituto de Educación Superior Jorge Basadre Grohman, da Universidade Nacional Del Callao e da Universidad Nacional Agraria La Molina. Visitamos essas instituições no mês de agosto, com a assinatura de protocolos. Agora, vamos elaborar os planos de trabalhos para que as parcerias possam ser realizadas. Além de participarem do Congresso, as delegações farão visita técnica ao Complexo Peixes da Amazônia, com o apoio da Sedens. O secretário de Estado Sibá Machado participou da reunião e fez um breve relato das ações do Governo do Estado nas áreas do desenvolvimento.

agenda-com-delegacoes-de-instituicoes-peruanas-2

Abertura do I Congresso de Ciência e Tecnologia

abertura-coct2

Participei, na noite da segunda-feira, 7, da abertura do I Congresso de Ciência e Tecnologia (CONC&T) do IFAC, que está sendo realizado no Campus Rio Branco. O evento marca a participação de 650 inscritos, entre docentes, alunos e convidados que participarão de uma série de atividades desenvolvidas até o dia 9. No meu pronunciamento fiz questão de demonstrar os investimentos realizados na nossa gestão, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão no Instituto Federal do Acre. Em Pesquisa são atualmente 156 estudantes dos ensinos técnico e superior que recebem bolsa remunerada, além de 43 docentes que atuam na instituição, com investimentos que totalizam mais de R$ 665 mil. Na área da Extensão, foram investidos mais de R$ 300 mil, contamos com programas de intercâmbio para que os alunos da instituição ampliem os estudos em outros países. A primeira edição, no ano de 2015, foi realizada com Portugal, quando foram investidos cerca de R$ 120 mil. Em 2016 vamos investir em parcerias com instituições do Peru. No Ensino, oferecemos as bolsas de monitoria, que serão efetivadas a partir do ano de 2017 e somam investimento no valor de R$ 100 mil. Há ainda projetos desenvolvidos nas áreas da cultura e do esporte, que auxiliam os estudantes e docentes na ampliação do conhecimento.

abertura-coct1

abertura-coct