Arquivo diários:3 de novembro de 2016

Dialogando com alunos e servidores do Campus Tarauacá

reitora-roda-de-conversa-tk

Conversamos, eu e a Pró-reitora de Ensino, profa. Lucilene Belmiro Acácio, com alunos e servidores do Campus Tarauacá, nos dias 25 e 26, sobre os impactos da Medida Provisória 746, que trata da reestruturação do Ensino Médio no Brasil, e da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que visa a limitação de gastos públicos para os próximos 20 anos.  A reforma junto ao ensino médio é necessária, mas precisa ser amplamente discutida com a sociedade. Não podemos aceitar que a MP do Ensino Médio não respeite o que construímos na coletividade. Com relação a PEC 241, acredito que é uma afronta a Constituição de 1988, desconsiderando a ordem constitucional prevista nos artigos 198 e 212, que garante investimentos mínimos na área de Saúde e Educação. Se aprovada, a partir de 2018, os montantes para investimentos nestas áreas assumem novos critérios que será a inflação e não mais a receita corrente líquida como prevê a Constituição. Nossos alunos e servidores precisam se apropriar das discussões para avaliarem de forma crítica.