Ifac realiza I Seminário Local de Autoavaliação do ProfEPT

Evento teve início nessa segunda-feira (28.09) e segue até dia 30 de setembro; atividades são destinados para servidores e discentes do programa

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Coordenação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnologia (ProfEPT), iniciou nessa segunda-feira (28.09) o I Seminário Local de Autoavaliação do ProfEPT. O evento, que é destinado a servidores da instituição e discentes do programa, acontece até o dia 30 de setembro.

As atividades estão sendo realizadas pela por meio de webconferência, pela plataforma Google Meet, das 09h às 12h. Dentre os objetivos do evento está a divulgação dos resultados da autoavaliação realizada pelo ProfEPT/Ifac, como também a elaboração de relatório a partir dos dados coletados durante o processo de avaliação.

Conforme explica a coordenadora do ProfEPT/Ifac, Josina Maria Pontes Ribeiro, durante o seminário os docentes e estudantes terão a oportunidade de também refletir sobre os pontos fortes e fragilidades do programa.

“Durante o encontro também iremos propor estratégias de ações que visem melhorias para o programa no Ifac, como também contribuir para o processo de autoavaliação nacional. Atualmente o ProfEPT conta com 40 instituições associadas, dentre elas Institutos Federais, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e o Colégio Pedro II, que ofertam o programa”, afirmou Josina Pontes.

Desde 2017, o Ifac integra as instituições associadas para o curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnologia, o ProfEPT.

Para a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, o seminário local tem contribuído para que a comunidade conheça o que vem sendo desenvolvido na instituição. “Muito importante ressaltar o trabalho que está sendo realizado pelos docentes do ProfEPT/Ifac, como também pelos mestrandos, que mesmo em meio a pandemia, continuaram cumprindo todas as atividades sem quaisquer prejuízos ao calendário”.

Ainda de acordo com Rosana Cavalcante dos Santos, o momento de autoavaliação também irá auxiliar no processo de amadurecimento da instituição. “O ProfEPT/Ifac tem servido de espelho para os nossos futuros cursos de pós-graduação. A coordenadora, Josina Pontes, todos os docentes e estudantes do programa estão de parabéns por todas as atividades desenvolvidas ao longo desses anos. Tenho certeza que os projetos desenvolvidos no curso irão contribuir com melhorias para a nossa instituição e toda comunidade acreana”.

Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp), Jefferson Viana Alves Diniz, parabenizou os docentes e mestrandos, ressaltou a importância do curso para a formação e educação dos servidores e da comunidade, como também para a produção de conhecimento e desenvolvimento de produtos, por meio da pesquisa.

“Acreditamos que no futuro termos bons indicadores na sociedade, por meio da inserção dos docentes a nível local, regional, nacional e até mesmo internacional. Dessa forma, iremos elevar a nossa produção intelectual e técnica, potencializando a visibilidade do ProfEPT/Ifac. Portanto, a Proinp e toda a equipe é parceira desse programa e esperamos estreitar cada vez mais os laços, para que os resultados sejam potencializados”, afirmou Jefferson Diniz.

ProfEPT – Criado com objetivo de proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal, o ProfEPT visa ainda a produção de conhecimento, a partir do desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado. Atualmente, o programa é coordenado nacionalmente pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).