Dissertações – Turma 2019
- Aprendizagem baseada em problemas: contribuições à disciplina de gestão de pessoas do curso técnico subsequente em administração do Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco – Ana Cristina Melo Leite da Cunha;
- Acolhimento estudantil como prática escolar na EPT: uma busca pela permanência e superação da evasão – Mary Clicia da Costa Moraes;
- Educação patrimonial como tema transversal: contribuições ao Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco – Regiane de Souza Oliveira Farias;
- Assistência Estudantil no Instituto Federal do Acre: Contribuições para uma Identidade para Além dos Auxílios Financeiros – Priscila da Silva Soares;
- Uso de Metodologias Ativas e Recursos Educacionais no Ensino de História em Cursos Técnicos Integrados do Ifac – Tiago Nascimento da Costa;
- Ansiedade entre Adolescentes: uma Proposta de Intervenção Educacional – Weysla Paula de Souza Lopes Dutra;
- Histórias de vida como estratégia para a promoção da leitura, interpretação e produção textual no ensino médio integrado – Francisco Gilberto Mendes dos Santos;
- Integração da educação profissional e tecnológica com a educação de jovens e adultos: desafios, possibilidades e vivências no Instituto Federal do Acre, campus Rio Branco – Irismar Severino da Silva Fernandes;
- Contribuições do laboratório Maker para o processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Acre – Jefferson Feitosa de Almeida;
- Formação continuada de professores da educação à distância, do Instituto Federal do Acre, para o uso de recursos educacionais abertos – Alessandra Cristina de Angeli;
- Dungeons and Soils: uma prática gamificada para ensinar o conteúdo de índices físicos da disciplina de mecânica dos solos nos cursos profissionalizantes – Gabriel Assumpção Firmo Dantas;
- História em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem: o tribunal do júri – Mayara dos Santos Santiago;
- Tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual aplicada ao ensino: novas concepções na formação inicial e continuada de professores no Instituto Federal do Acre – Francisco Héliton do Nascimento;
- Educação financeira no ensino médio integrado do Instituto Federal do Acre: uma proposta de ensino transversal com base na abordagem temática freiriana – Richarles de Araújo Sousa;
- A inclusão dos estudantes com deficiência visual no Instituto Federal do Acre sob múltiplos olhares numa perspectiva colaborativa – Antônia Diniz;
- Variação linguística nos cursos integrados do Ifac, campus Sena Madureira: sequência didática interativa à luz da sociolinguística educacional – Raimundo Nonato da Silva Junior;
- Pesquisa como princípio pedagógico no ensino médio integrado: orientações à gestão de ensino do Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco – Altino Farias de Morais.
Produtos Educacionais – Turma 2019
- Competências para o futuro – Valdenir Cardoso Gomes de Melo Junior;
- Curso de Formação Continuada para Docentes sobre Práticas Metodológicas voltadas para Estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA – Cassia Andreia de Souza Lima;
- Oficina: aprendendo sobre gestão de pessoas por meio da aprendizagem baseada em problemas (ABP) em um ambiente virtual – Ana Cristina Melo Leite da Cunha;
- Acolhimento estudantil: fortalecimento de vínculos e identidade institucional – Mary Clicia da Costa Moraes;
- Educação Patrimonial como tema transversal no Ensino Médio Integrado: contribuições à gestão de ensino – Regiane de Souza Oliveira Farias;
- Processo metodológico para caracterização da identidade profissional: o caso da Assistência Estudantil do Instituto Federal do Acre – Priscila da Silva Soares;
- História de vida como proposta de letramento no ensino médio integrado – Francisco Gilberto Mendes dos Santos;
- Documentário: As vozes do Proeja – Irismar Severino da Silva Fernandes;
- Aprendizagem Maker: guia de orientações sobre o uso de tecnologias educacionais destinado aos professores do Ifac – Jefferson Feitosa de Almeida;
- Formação continuada de professores da educação à distância para o uso de recursos educacionais abertos – Alessandra Cristina de Angeli;
- Dungeons and Soils: a jornada pelo conteúdo de índices físico – Gabriel Assumpção Firmo Dantas;
- História em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem: o tribunal do júri – Mayara dos Santos Santiago;
- Projeto de criação do curso de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual aplicada ao ensino: novas concepções para professores – Francisco Héliton do Nascimento;
- Educação financeira: orientações para um ensino transversal no currículo do ensino médio integrado – Richarles Araújo de Sousa;
- Proposta institucional de ensino acessível para educandos com deficiência visual – Antônia Diniz;
- Sequência didática: variação linguística em sequência didática interativa – Raimundo Nonato da Silva Junior;
- Orientações à gestão de ensino sobre pesquisa como princípio pedagógico no ensino médio integrado – Altino Farias de Morais;
- Jovem Ansiedade (Joan) – Weysla Paula de Souza Lopes Dutra;
- Metodologias Ativas e Recursos Educacionais propostos para o Ensino de História em Cursos Técnicos Integrados – Tiago Nascimento da Costa.
Dissertações – Turma 2018
- Sequência didática em educação financeira: uma abordagem com vídeos em rodas de conversa – Celle Cristianne Mendes Evangelista Belchior;
- A inclusão do autista no espaço pedagógico do Instituto Federal do Acre do câmpus Rio Branco – Roger Correa de Oliveira;
- Que a política esteja com você: o ensino de filosofia a partir da saga Star Wars em cursos do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Acre – Maria Lionilde Araújo da Silva;
- 10 anos do Instituto Federal do Acre (IFAC): histórias de vida e trabalho no campus Rio Branco – Elane Cristine Almeida da Silva;
- Projeto Político Pedagógico no Instituto Federal do Acre: limites e possibilidades – Patrícia Haeser Ferreira Nery;
- TED: Tecnologia Educacional Digital – uma experiência de ensino remoto no IFAC – Campus Rio Branco – Danielle Jacob Serra do Nascimento;
- Uma sequência didática para o ensino médio integrado sobre a temática Revolução Acreana com auxílio da literatura de cordel – Maria Cecília Pereira Ugalde;
- Aprendizada baseada em problemas: contribuições de um estudo de caso sobre arte moderna para a formação integral dos estudantes do 2º ano do curso téncico de nível médio integrado em redes de computadores do Instituto Federal do Acre – Josiane Aparecida Antonia Cestaro;
- A sistematização da assistência de enfermagem como instrumento metodológico para o ensino integral e emocional – Edvan Ferreira de Meneses;
- O ensino de administração para surdos: o caso do Instituto Federal do Acre – Alexandre Barreto;
- O ensino de conceitos de gestão da qualidade com a utilização de filmes como possibilidade de aprendizagem significativa – Pollyana Rufino de Souza Oliveira;
- Trekking como prática pedagógica interdisciplinar no ensino médio integrado na promoção da educação ambiental – Jefferson Teixeira Sarmento de Lima;
- Formação continuada e saberes docentes na educação profissional e tecnológica: contribuições para a prática pedagógica – Ronegildo de Souza Silva;
- O processo de acolhimento institucional e integração dos servidores do Instituto Federal do Acre /Campus Cruzeiro do Sul – Francislene Rosas da Silva;
- Uso de metodologias ativas e recursos educacionais no ensino jurídico na educação profissional e tecnológica – Nick Andrew Pereira Ugalde;
Produtos Educacionais – Turma 2018
- Sequência didática em educação financeira: uma proposta com vídeos para sala de aula – Celle Cristianne Mendes Evangelista Belchior;
- Guia para gestores do Instituto Federal do Acre – Campus Rio Branco voltado à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista – Roger Correa de Oliveira;
- CienciArte: Star Wars e o ensino de política – Maria Lionilde Araújo da Silva;
- Campus Rio Branco: histórias de vida e trabalho (2010 – 2020) – Elane Cristini Almeida da Silva;
- Projeto Político Pedagógico: diálogos sobre a necessidade de uma construção participativa – Patrícia Haeser Ferreira Nery;
- Sequência didática de plano financeiro – Danielle Jacob Serra do Nascimento;
- Uma sequência didática para o ensino médio integrado sobre a temática Revolução Acreana com auxílio da literatura de cordel – Maria Cecília Pereira Ugalde;
- Proposta de ensino: ABP através de estudo de caso no ensino de Arte – Josiane Aparecida Antonia Cestaro;
- A sistematização da assistência de enfermagem como instrumento metodológico para o ensino integral e emocional – Edvan Ferreira de Meneses;
- Chegou um aluno surdo, e agora?: um roteiro de aprendizagem para professores do ensino de administração para surdos – Alexandre Barreto;
- UEPS – Unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino das abordagens da qualidade com a utilização de filmes – Pollyana Rufino de Souza Oliveira;
- Trekking pedagógico Ifac – Jefferson Teixeira Sarmento de Lima;
- Avaliação da aprendizagem na EPT: refletindo e (re)construindo concepções e práticas sobre o processo avaliativo – Rogenildo de Souza Silva;
- Guia de acolhimento e integração aos servidores do Instituto Federal do Acre/Campus Cruzeiro do Sul – Francislene Rosas da Silva;
- Inovando no serviço jurídico: metodologias ativas e recursos educacionais – Nick Andrew Pereira Ugalde;