Empreendedores de Rio Branco e Cruzeiro do Sul iniciam processo de incubação no Ifac

Ao todo, nove startups foram aprovadas na seletiva realizada pela Incubac, que aconteceu entre os meses de julho e agosto deste ano

Nove novos empreendimentos deram início ao processo de incubação junto à Incubadora de Empreendimentos do Acre (Incubac), do Instituto Federal do Acre (Ifac), na manhã desta terça-feira (19.09). Durante o evento de recepção, realizado na sede da Incubac, os empreendedores puderam conhecer um pouco sobre o caminho que irão percorrer nos próximos meses, em relação às atividades para consolidação de seus negócios.

Os projetos, que foram aprovados durante seletiva para as modalidades de pré-incubação (projetos em estágio inicial) e incubação residente (empreendimentos já em desenvolvimento), serão acompanhados pela Incubac por meio de serviços de orientação na gestão, suporte tecnológico, networking, além de terem acesso a parcerias estratégicas e infraestrutura para o desenvolvimento de negócios. Junto à Incubac, os empreendimentos serão acompanhados durante o período de 12 a 36 meses.

Ao longo dos meses, cada negócio irá passar por etapas específicas e condizentes à fase em que o empreendimento se encontra. Dessa forma, as startups vão poder iniciar as atividades na etapa de pré-incubação, em que a ideia de negócio passa por análises e pesquisas de viabilidade, chegando posteriormente à incubação, na qual os empreendedores dão início à execução do plano de negócio, e por fim chegam na pós-incubação, que compreende o grau mais alto de maturidade da empresa, sendo o empreendimento considerado independente.

20230919_112203.jpg

Manuele Silva de Miranda, que é estudante do 8º período do curso de Bacharelado em Administração, é integrante da startup Eipouh Solutions, junto com os amigos, Anthony Gabriel e Quetila Gaspar, que também são discentes de graduação do Ifac. O empreendimento criado pelo grupo prevê o desenvolvimento de um sensor de alerta de enchentes, que tem o potencial de fornecer um aviso rápido às comunidades que residem em localidades próximas a rios e igarapés, reduzindo assim os prejuízos causados pela alagação.

Além de ter sido uma das startups selecionadas pela Incubac, a Eipouh Solutions já vem trilhando um caminho de sucesso desde o início de 2023. O grupo, que conquistou medalha de prata no Desafio de Ideias promovido pela Incubac em maio deste ano, também recebeu menção honrosa durante o Prêmio Internacional Poliempreende, que aconteceu no mês de junho.

Outro empreendimento que inicia a caminhada de incubação junto ao Ifac é a startup Antibiose Soluções Amazônicas, criada pela professoras da Universidade Federal do Acre (Ufac), Clarice Maia e Leila Petres, que atuam nas áreas de microbiologia e genética. O projeto delas visa o desenvolvimento de biofertilizante, bioinseticida e biofungicida a partir do uso de microorganismos amazônicos, para uso na produção agrícola voltada para o açaí, cupuaçu e cacau.

“Somos uma empresa voltada para produção de bioinsumos para uma agricultura sustentável. A nossa característica é que como os fertilizantes e fungicidas são produzidos a partir de fungos retirados do próprio ambiente, estes não causam danos ao meio ambiente, pois o material primário já veio de lá, não prejudica quem aplica o produto na plantação, visto que precisamos pensar também no produtor que lida com isso todo dia, e nem tampouco causa danos ao consumidor final, já que utilizamos microorganismos presentes no ambiente natural”, explicou Clarice Maia.

Além da Eipouh Solutions e Antibiose Soluções Amazônicas, outras sete startups também iniciaram o processo de incubação: Altaneira Piscicultura, Amigo Pet, Biosafe Amazônia, CIS – Centro Integrado de Saúde, OZO – Oléos Terapêuticos, PedroDroneML e Wirespay.

Recepção dos novos empreendedores

Para dar boas-vindas, a Incubac realizou uma cerimônia de recepção com a assinatura dos contratos de incubação dos novos empreendedores. Ainda durante o evento, os membros das startups puderam conhecer um pouco mais sobre a Incubadora de Empreendimentos do Acre e as etapas de incubação que cada negócio irá desenvolver ao longo dos próximos meses.

“Quero parabenizar todos os novos empreendedores, que ao participarem da nossa seletiva entenderam que a Incubac é muito mais que uma estrutura para receber startups. Somos um espaço de futuro, que tem o propósito de levar adiante inovação e tecnologia. Fico muito orgulhosa de termos avançado e dado um importante salto junto ao empreendedorismo no Acre. Hoje, vivenciamos um momento em que as empresas chegam até a Incubac com foco em investir nos negócios que estão sendo desenvolvidos aqui”, destacou a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos.

20230919_103842.jpg20230919_103605.jpg

A Incubac, que é a única incubadora do Acre, conta com credenciamento junto ao Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda). A credencial garante que ações, programas e projetos desenvolvidos junto às Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação sejam contemplados com recursos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Atualmente, o órgão é responsável por controlar os incentivos fiscais concedidos às empresas estabelecidas na região da Amazônia Ocidental, que inclui os estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e as cidades de Macapá e Santana, localizadas no Amapá.

O pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Ifac, Jefferson Viana, também participou do evento e destacou como a Incubadora irá auxiliar os novos empreendedores. “Temos aqui, junto ao Ifac, servidores capacitados para orientar cada passo de vocês e contribuir para que as ideias saiam do papel, virem novos produtos e ampliem, por meio das startups de vocês, as oportunidades no Acre. Desejo sucesso a todos nesse novo momento que se inicia em parceria com a Incubac”.

20230919_102953.jpg20230919_105604.jpg

Para a diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica, Hérika Satrapa, o processo de incubação é a possibilidade de ampliar horizontes e colher bons frutos no futuro. “É fundamental que vocês estejam conosco. Entendemos que não será uma jornada fácil, mas estamos aqui para ajudar a todos. Nos últimos anos, a Incubac se estruturou e foi uma fase essencial para que chegássemos aqui. Hoje temos inúmeros parceiros que estão disponíveis para auxiliar cada um de vocês nesse novo caminho”.

Também participaram do evento de recepção, a coordenadora da Incubac/Campus Rio Branco, Thais Drummond, o diretor geral do campus Rio Branco, Paulo Roberto de Souza, e o representante da comunidade de inovação e empreendedorismo Aquiri Valley, Kaio Almeida.

Fonte: https://www.ifac.edu.br/noticias/2023/setembro/empreendedores-de-rio-branco-e-cruzeiro-do-sul-iniciam-processo-de-incubacao-no-ifac

 

About the author: Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT)