Estudantes do Ifac recebem Menção Honrosa em concurso internacional de empreendedorismo

Rio Branco, AC – Os talentosos estudantes do Campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre (Ifac) conquistaram reconhecimento internacional no Prêmio Internacional Poliempreende, um prestigioso concurso de empreendedorismo que reuniu equipes de todo o mundo com propostas de projetos inovadores. A equipe Eipouh Solutions, responsável pelo desenvolvimento de um sensor de alerta de enchentes, foi agraciada com uma Menção Honrosa durante a cerimônia realizada na última quinta-feira (15).

O Poliempreende é uma competição direcionada a Instituições de Ensino Superior Politécnico, cujo principal objetivo é fomentar uma cultura empreendedora nas universidades, incentivando o desenvolvimento e a promoção de ideias inovadoras, bem como valorizando o conhecimento gerado. Os estudantes do Ifac participaram de forma remota, apresentando seus projetos por meio de pitchings online.

Para chegar ao concurso internacional, os estudantes do Ifac tiveram que passar pelo Desafio de Ideias, promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Federal do Acre. A segunda fase contou com uma parceria interinstitucional com o Núcleo Incubador do Ifes – Campus Vila Velha (InovaVila), consolidando a participação dos talentosos estudantes no Prêmio Internacional Poliempreende.

Confira abaixo os projetos e seus participantes:

MENÇÃO HONROSA: 

Equipe Eipouh Solutions 

Produto: IHIDROSENSOR Sensor de Alerta de Enchentes

Participantes: Manuele Miranda, Anthony Gabriel e Quétila Gaspar. Alunos do Curso de Bacharelado em Administração e Licenciatura em Matemática.

Equipe Eipouh Solutions

Manuele Miranda, aluna do Curso de Bacharelado em Administração (7º Período), compartilhou entusiasmada: “Nosso projeto tem o potencial de fornecer um aviso rápido e preciso às comunidades de baixa renda que vivem próximas a rios e igarapés, reduzindo os prejuízos causados pelas enchentes. Ao possibilitar que essas pessoas se preparem e se protejam antecipadamente, podemos não apenas preservar vidas, mas também evitar danos materiais significativos, contribuindo para a resiliência e segurança dessas comunidades.”

Outras equipes do Ifac também participaram da segunda fase do concurso:

Equipe 360º: Produto – App FaceMat. Participantes: Samia Rubi de Lima Tananta, Lucas Nascimento da Silva e Ana Júlia Costa de Brito, são alunos do Curso de Licenciatura em Matemática.

Equipe Tudo é Possível: Produto – App MoveBus. Participantes: Karina Antunes de Oliveira e Ana Clara de Santana Campos, são alunas do Curso de Bacharelado em Administração.

Equipes acreanas que participaram do Poliempreende na cidade de Vila Velha (ES).

“O reconhecimento internacional conquistado pelos estudantes do Ifac demonstra a qualidade da formação oferecida pela instituição e a capacidade dos alunos em transformar conhecimento em soluções inovadoras. Parabenizamos a equipe Eipouh e todas as equipes participantes pelo excelente desempenho no Prêmio Internacional Poliempreende”, declarou a profª. Herika Montilha, Diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFAC.

“O Ifac continua incentivando o empreendedorismo e o desenvolvimento de ideias inovadoras entre seus estudantes e a sociedade, contribuindo para a formação de profissionais preparados e engajados com as demandas da sociedade e do mercado”, comentou a profª. Thaís Drummond, coordenadora da Incubadora de Empresas do Ifac.

Registro das equipes do Institutos Federais do Acre e do Espírito Santo que participaram do Poliempreende.

O Ifac parabeniza todos os estudantes envolvidos nessa conquista. Estamos orgulhosos do talento e dedicação dos estudantes, que representaram o Ifac de forma exemplar.

 

About the author: Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT)