Capacite-se como agente de desenvolvimento em robótica e integração de sistemas automatizados, moldando o futuro dos ambientes Smart e Indústria 4.0.

Desenvolva o Futuro:

Prepare-se para liderar a transformação na Indústria 4.0 e ambientes Smart, capacitando-se como agente de desenvolvimento em robótica e integração de sistemas automatizados para moldar o futuro.

Curso de Robótica Maker​

Conteúdo programático

Robótica I – Aplicação com Arduino board (20h)

Introdução à eletrônica, simulação com Tinkercad e Pictoblox, programação em linguagem gráfica e C++, prototipação de robôs móveis e braços robóticos de baixo custo, correlação com robôs industriais e aplicações com Arduino, ESP32 e Microbit.

Previsão da oferta

08, 10, 12, 15, 17 de abril,
das 13:30h às 17:30h

Fabricação digital (20h)

Robótica Maker: Modelagem de protótipo 2D e 3D, captura de imagem 3D; Softwares de fatiamento; técnicas de impressão 3D; impressão de modelos 3D; técnicas de corte e gravação á laser; práticas com CNC Laser

Previsão da oferta

22, 24, 26, 29 de abril e 03 de maio,
das 13:30h às 17:30h

Curso de Tecnologias disruptivas e Inovação​

Conteúdo programático

Industria 4.0(20h)

integração de IoT, IA, Big Data e Computação em Nuvem; automação e digitalização de processos; smart factories; novos modelos de negócios; customização em massa; tendências e evolução futura.

Fabricação digital (20h)

Modelagem de protótipo 2D e 3D, captura de imagem 3D; Softwares de fatiamento; Técnicas de impressão 3D; Impressão de modelos 3D; Técnicas de corte e gravação à laser; práticas com CNC laser.

Robótica I
aplicação com Arduino board (20h)

Introdução à eletrônica, sensores e atuadores; Simulação via Tinkercad e Pictoblox; Programação em linguagem gráfica; IDE do Arduino e C++; Prototipação de robô móvel e braço robótico de baixo custo.

Robótica II
aplicações com Raspberry pi (20h)

Curso introdutório cobre Python, programação gráfica na RPi, uso de sensores/atuadores em robôs móveis, correlações com robôs industriais e integração com outros dispositivos embarcados.

Machine learning e visão computacional (20h)

Introdução a conceitos, treinamento de redes neurais, bases de dados, e aplicação de algoritmos em Raspberry Pi.

Realidade virtual aumentada e mista (20h)

Exploração de Realidade Virtual, Aumentada e Mista, incluindo história, tecnologias, princípios de percepção, desenvolvimento de conteúdo, interação em 3D e desafios futuros.

Design Thinking (20h)

Aprenda Design Thinking para desenvolver projetos centrados no usuário, criando produtos inovadores. Solucione problemas complexos, realizando projetos práticos e prototipando ideias de forma ágil.

Empreend. & Economia 4.0 (20h)

Da Revolução Industrial à Economia 4.0: digitalização, automação, IA, IoT, blockchain. Tendências empreendedoras: startups, dados, plataformas digitais. Ecossistema 4.0: incubadoras, coworking, inovação. Estímulo à criatividade e estudo de casos disruptivos.

Hands-on (40h)

Oficina promove ideação e prototipação de soluções inovadoras e sustentáveis, com elaboração de pitch e defesa de ideias. Aperfeiçoa protótipos e estimula soft skills.

Venha fazer parte da revolução tecnológica no Acre!

Leia o edital e inscreva-se

Curso de
Robótica Maker

EDITAL Nº 12/2024​

Público esperado:

  • Estudantes do Ensino Integrado do IFAC
  • Professores do ensino integrado do IFAC
  • Estudantes do ensino médio de escolas públicas do Acre.
  • Professores de escolas públicas do Estado do Acre

TOTAL 40 VAGAS

Curso de Tecnologias
disruptivas e Inovação

EDITAL Nº 13/2024​

Público esperado:

  • Estudantes do Ensino superior do IFAC
  • Professores do IFAC
  • Comunidade em geral (ensino médio completo) 
  •  

TOTAL 80 VAGAS

© 2022 All Rights Reserved.