Sobre

QUEM
SOMOS?

A INCUBAC é um órgão vinculado ao Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), voltado para o estímulo à criação e desenvolvimento de novos negócios geradores de Impacto social e/ou ambiental, com produtos/serviços inovadores que tenham diferenciais competitivos e que possam promover o desenvolvimento regional.

Surgimos com o objetivo de colaborar no desenvolvimento econômico e social das diversas comunidades no estado do Acre, tendo como eixo central para esse desenvolvimento as práticas e valores vinculados a economia solidária e a inovação tecnológica.

NOSSOS MÉTODOS

A INCUBAC é uma incubadora mista com uma metodologia própria para atender tanto empreendimento de Base Tecnológica, quanto empreendimentos populares e sociais.  

Empreendimentos de Bases Tecnológica

A metodologia de incubação de Startup está fundamentada no desenvolvimento de 5 eixos:
Empreendedor: Desenvolvimento do espírito empreendedor e característica de gestor de alta performance.
Mercado: Análise de viabilidade econômica.
Tecnologia: Aplicação técnica e desenvolvimento do produto.
Gestão: Desenvolvimento de gestor de equipe de alta performance.
Capital: Avaliação e orientação quanto a captação e aplicação de recursos.

Empreendimentos Populares e de Impacto Sociais

A Metodologia de Incubação de Empreendimentos populares solidários desenvolvida na Incubac, é fundamentada no seguinte tripé:

  • O trabalho como elemento central.
  • A manutenção dos postos de trabalho .
  • A acumulação subordinada ao atendimento das necessidades coletiva. 
Em que acreditamos

Nossas Diretrizes

A Incubac tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social das regiões de abrangência do IFAC, por meio do apoio a empreendimentos de base tecnológica, empresas juniores, empreendimentos populares e tradicionais, vinculados à pesquisa, ensino, extensão e ao desenvolvimento e a inovação por meio da difusão do conhecimento, de novas tecnologias e experimentação e difusão de práticas inovadoras.

Contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável local e regional, através da difusão da cultura do empreendedorismo, inovação tecnológica e social, fomentando a criação de novos negócios inovadores

Ser reconhecidos regionalmente como fator chave do desenvolvimento e sustentabilidade de novos negócios, e ser referência em incubação de empresas de base tecnológica e da economia dos setores populares e tradicionais.

Ética – Empreendedorismo – Inovação – Cooperação – Profissionalismo – Sustentabilidade.

VANTAGEM DE SER UMA EMPRESA INCUBADA

As empresas incubadas estão num ambiente próprio para se desenvolverem e para assim terem mais chances de se estabelecer no mercado. Logo : Diminuição da taxa de mortalidade das empresas; Desenvolvimento socioeconômico da região em que está inserida por meio da criação de postos de trabalho; Redução dos riscos e custos até a inserção de uma inovação no mercado; Facilidade com relação ao intercâmbio entre empresa, academia e centros de pesquisa e tecnologia; Resolução de problemas enfrentados pelas micro e pequenas empresas em seus primeiros anos; Redução de custos operacionais Uma grande quantidade de serviços oferecidos pela incubadora que podem ser acessados pelas incubadas.

QUEM PODE SER INCUBADO?

Qualquer pessoa que tenha um projeto inovador e que deseje abrir sua própria empresa. As empresas já existentes também podem participar do programa e receber o apoio da incubadora. A incubadora possui um processo de seleção e estabelece alguns critérios para escolher as empresas que serão beneficiadas. Entre as características almejadas pela incubadora, pode-se destacar:

          • Inovação no produto comercializado ou no serviço prestado.
          • Viabilidade econômica
          • Boa qualificação técnica.

Para participar da INCUBAC é preciso que o negócio tenha viabilidade econômica e técnica e desenvolvam um produto, serviço ou processo com diferencial competitivo, inovador e que se destaque das soluções existentes no mercado

A empresa pode ser incubada de duas formas:

Residente
Quando ocupa um espaço dentro do prédio da incubadora; 

Não residente
Caso em que tem sua própria sede, mas recebe suporte da incubadora, conforme as modalidades, sejam Empreendimentos de Base tecnológica ou Empreendimentos Econômicos Sociais.

Nossos Eventos

O objetivo do evento é congregar a comunidade acadêmica e profissional atuante em diversas áreas do conhecimento, promovendo a socialização e a interação entre todos que têm interesse e/ou realizam projetos e ações no desenvolvimento da ciência, tecnologia, inovação, pós-graduação, empreendedorismo, extensão e educação tecnológica, por meio da realização de atividades de caráter científico, profissional, político e cultural.

O Desafio de Ideia é uma competição anual que tem como objetivo Estimular o empreendedorismo entre alunos, técnicos e professores do IFAC, Integrando as necessidades e expectativas dos empreendedores e investidores investirem  em ideias com potencial inovador, oferecendo mentoria qualificada para os selecionados aprimorarem suas ideias.