Desafio de Ideias 2023: Promovendo o Empreendedorismo e a Inovação no IFAC

Desafio de Ideias 2023: Inovação e Empreendedorismo em Destaque na Incubac

 

 

A Incubadora de Empresas do IFAC (Incubac) está orgulhosa de anunciar o sucesso da V edição do Desafio de Ideias 2023, um evento de destaque que tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e a criação de ideias inovadoras com potencial para se tornarem negócios de sucesso. Promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, em parceria com o Núcleo de Inovação Tecnológica e a Incubac, o Desafio de Ideias visa promover uma cultura de inovação na região.

Professora Hérika Montilha explicando o desafio.

O evento teve início em 05/05, uma sexta-feira, no Campus Rio Branco Xavier Maia, com uma abertura oficial às 19h e uma Oficina de Ideias como seu primeiro ponto de partida. A participação ativa dos empreendedores mostrou o entusiasmo e o comprometimento com a busca de soluções inovadoras para os desafios do mercado.

Professora Thais Drumond palestrando sobre “Proposta de Valor”

A segunda etapa ocorreu no dia 06/05, sábado, com o tema “Proposta de Valor”, iniciando às 09h e estendendo-se até as 12h. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar e aprimorar suas ideias, definindo o valor agregado que suas propostas ofereciam aos potenciais clientes e investidores.

Na mesma data, às 14h, teve início a terceira etapa do evento, focada no conceito de MVP (Mínimo Produto Viável). Os empreendedores foram desafiados a identificar os elementos essenciais do seu produto ou serviço e a desenvolver uma versão inicial que pudesse ser testada e validada pelo mercado.

Professora Gabriela Cunha abordando o tema “MVP – Mínimo Produto Viável”

No dia 12/05, sexta-feira seguinte, o Business Model Canvas foi o centro das atenções. As professoras Thais Drumond e Hérika Montilha compartilharam seus conhecimentos e orientaram os participantes na elaboração de modelos de negócios sólidos e sustentáveis.

A etapa final do Desafio de Ideias 2023 ocorreu em 13/05, sábado, às 09h30min, com uma palestra sobre “Como Elaborar um Pitch de Sucesso”. O diretor executivo da startup Nexplaz, Vinícius Souza, trouxe insights valiosos sobre como transmitir de forma convincente a proposta de valor de um negócio em um pitch.

Vinícius Souza com uma palestra: “Como Elaborar um Pitch de Sucesso”.

Após a palestra, foi divulgado o resultado das 11 ideias selecionadas para as apresentações de pitches a tarde, levando em consideração a pontuação acumulada nas atividades anteriores. Três startups alcançaram a mesma pontuação, destacando-se entre os participantes.

Na mesma tarde, às 14h, tiveram início as apresentações de pitches, onde as 11 ideias foram apresentadas à mesa de jurados composta por Lucas Martins (UFAC), Francieli Maritan (SENAI), Jorge Freitas (SEBRAE) e Rafael Rosa (Encantos da Florensta). Após cuidadosa avaliação, três equipes foram selecionadas para a segunda fase do evento, que ocorrerá em Vila Velha, no estado do Espírito Santo.

As equipes vencedoras foram:

1º lugar: Equipe 360 – Produto: App FaceMat
2º lugar: Equipe Eipouh – Produto: Sensor de Alerta de Enchentes
3º lugar: Equipe Tudo é Possível – Produto: App MoveBus

A Incubac parabeniza todas as equipes participantes pelo empenho, criatividade e qualidade das propostas apresentadas. O Desafio de Ideias 2023 está desempenhando um papel fundamental no fomento ao empreendedorismo e na criação de um ambiente propício à inovação em nossa região.

Fique atento às próximas etapas do Desafio de Ideias 2023 e acompanhe as atividades da Incubac em nosso site para mais informações sobre como impulsionar seu negócio e aproveitar oportunidades de crescimento e sucesso.

1º lugar: Equipe 360 – Produto: App FaceMat
2º lugar: Equipe Eipouh - Produto: Sensor de Alerta de Enchentes
2º lugar: Equipe Eipouh – Produto: Sensor de Alerta de Enchentes
3º lugar: Equipe Tudo é Possível - Produto: App MoveBus
3º lugar: Equipe Tudo é Possível – Produto: App MoveBus

About the author: Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT)