Arquivo diários:6 de maio de 2019

Reunião com MEC e Setec para discutir cortes na Educação

A reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac) e vice-presidente do Conselho das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Rosana Cavalcante dos Santos, dará início, nesta segunda-feira (06.05), a extensa agenda com o Ministério da Educação (MEC), Secretaria Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e parlamentares federais, para discutir sobre os cortes orçamentários ocorridos nas Universidades e Institutos Federais.

As agendas serão realizadas em Brasília, entre os dias 06 e 10 de maio. A expectativa, de acordo com Rosana Cavalcante dos Santos é de que as reuniões, além de contribuírem com as manifestações nacionais em apoio às UFs e IFs, também sensibilizem o Governo Federal para que o mesmo reveja a pauta relacionada aos cortes orçamentários.

“São números que estão impactando, diretamente, a sobrevivência das instituições de educação profissional e tecnológica, e de educação superior em todo o país. Acredito que estes encontros em Brasília, ao longo da semana, poderão contribuir para que este posicionamento seja revisto pelo Governo Federal”, afirmou a reitora do Ifac.

Além dos encontros relacionados aos cortes orçamentários, Rosana Cavalcante dos Santos, também irá tratar da liberação de recursos junto à Setec, para que os espaços do campus Cruzeiro do Sul sejam reconstruídos. A unidade, que também pertence ao Ifac e está localizada no Vale do Juruá, sofreu com um incêndio no dia 30 de abril, que atingiu o bloco administrativo.

Veja abaixo as agendas que serão realizadas em Brasília:

a. Segunda-feira (06.05) – 9 horas: audiência com o secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Ariosto Antunes Culau, para tratar da liberação de recursos para o campus Cruzeiro do Sul;

b. Terça-feira (07.05) – audiência pública com o ministro da Educação, na comissão de Educação do Congresso que tem como objetivo debater o orçamento das universidades e institutos federais, os cortes orçamentários, os critérios utilizados e os impactos desses cortes no andamento dessas instituições. A reitora do Ifac articulou com a bancada acreana para defender os interesses dos Institutos federais. À tarde, haverá articulação da Diretoria Executiva do Conif e todos os reitores com os parlamentares para a reunião da quarta-feira;

c. Quarta feira (08.05) – 17 horas: participação de todos os reitores da Rede Federal, em uma reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Federais, na Câmara Federal;

d. Quinta-feira (09.05) – 10 horas: reunião do Conif para definir ações e encaminhamentos para reunião com o ministro da Educação, Abraham Weintraub;

e. Sexta-feira (10.05) – reunião da diretoria executiva do Conif com o ministro da Educação, Abraham Weintraub;

f. Segunda-feira a sexta-feira: encontro com senadores e deputados federais, membros da bancada de parlamentares do Acre no Congresso Nacional, na busca de apoio para que o Poder Executivo Federal retroceda na decisão de realizar os cortes no orçamento dos Institutos e das Universidades Federais.

Abaixo a relação de perdas, em porcentagem, de cada instituição federal de educação a partir do bloqueio financeiro:

Fonte: Conif

(Atualização feita pela Diretoria Sistêmica de Comunicação – Texto: Portal Ifac)

Setec garante recurso para reconstrução de Cruzeiro do Sul

Fechando a segunda-feira com uma notícia muito boa para o campus Cruzeiro do Sul. Garantimos, junto a Setec, os recursos necessários para reconstrução do nosso bloco administrativo.

Um compromisso que o secretário nacional Ariosto Culau fez com o Ifac e que em breve, através de um Termo de Execução Descentralizada (TED), teremos os valores necessários para iniciarmos as obras no nosso campus.

A nossa expectativa é de que até o final do mês de maio, os valores sejam redirecionados ao Ifac. Estamos bastante otimistas. Vamos conseguir reconstruir nossa estrutura e continuar trabalhando em prol da educação no Vale do Juruá.