Arquivo diários:7 de julho de 2015

Momento de descontração no Arraiá do Câmpus da Baixada

arraial baixada

Depois de uma semana de vários eventos, uma pausa para participar do 1º Arraiá do Câmpus Avançado Baixada do Sol, com minha família e amigos, como o prof. Fábio Storch e família, no sábado, 4. Parabéns à diretora-geral do Câmpus Baixada do Sol, profa. Dausterneya Maciel, a todos os servidores e alunos que contribuíram pera fazer um arraial pra lá de animado. Um momento agradável para relembrar os antigos arraiais com muito forró e de muita confraternização.

arraial baixadaum

IFAC apoia a Economia Solidária no Acre

Blog_economia

Venho acompanhando as atividades do Governo do Estado e nesta segunda-feira, 6, estive prestigiando um evento da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios, que tem a frente o servidor do IFAC, Henry Nogueira: a posse dos membros do Conselho Estadual de Economia Solidária. O IFAC tem desenvolvido parcerias com a SEPN, que visam contribuir nessa área que tem um papel importante na inserção das famílias de baixa renda. Vamos, por exemplo, contar com o apoio das cooperativas que participam da Economia Solidária durante a realização do X Connepi, o maior evento que o IFAC já sediou, que acontecerá em Rio Branco, no período de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2015. As bolsas que serão distribuídas aos participantes serão confeccionadas por uma cooperativa incubada no IFAC e  cooperativas que atuam na área da alimentação também estarão participando do evento.

Blog_economia_um

Reencontro com o prof. Bantel

Blog_descerramento_tresNa reinauguração do Câmpus Xapuri, reencontrei o meu amigo e prof. Carlos Adolfo Bantel, depois que ele se aposentou do IFAC e foi substituído no Conselho Superior, como representante Docente. Um bate-papo descontraído com que se dedicou a vida toda pela Educação. O prof. Bantel construiu uma história que deve servir de exemplo para quem quer atuar em uma área que precisa de profissionais comprometidos. É bom conversar com o Bantel.

Apoio dos diretores presentes à reinauguração do Câmpus Xapuri

Blog_descerramento_um

Quero agradecer o apoio dos diretores dos Câmpus Tarauacá, prof. Sérgio Flórido, do Câmpus Sena Madureira, prof. Marcelo Helder, e do Câmpus Rio Branco, prof. Paulo Roberto, e ao prof. Fábio Storch, assessor Especial da Reitoria, que estiveram presentes na reinauguração do Câmpus Xapuri. A homenagem ao diretor-geral do Câmpus Xapuri, Joel Lima, do prof. Sérgio Flórido e do prof. Antonio Henrique, reflete o espírito de amizade entre os diretores dos Câmpus do IFAC. O prof. Marcondes Nicácio, do Câmpus Cruzeiro do Sul, e a profa. Dausterneya Maciel, do Câmpus Avançado Baixada do Sol, não participaram porque compromissos em suas unidades não permitiram. A profa. Dausterneya, por exemplo, estava envolvida com o 1º Arraial do Câmpus, realizado no sábado, 4.

Blog_descerramento_dois

Ações simples, mas que valorizam o IFAC

Blog_descerramento

Logo após a solenidade, eu e os demais convidados, percorremos todo o prédio e ficamos encantados com a dedicação dos alunos que fizeram a apresentação dos espaços. Outro momento ímpar foi a apresentação do Coral Chico Mendes, regido pelo professor Deimisson Gomes da Silva, além da música composta pelo professor para o IFAC Xapuri. São ações simples, mas que refletem a importância do IFAC na vida de alunos, professores e técnicos. Fiquei honrada de participar, como reitora, da reinauguração do Câmpus Xapuri.

Blog_coral Blog_coral_um

Agradecimento ao deputado federal Sibá Machado

Blog_solenidade

A solenidade de inauguração, organizada com muito carinho pela equipe do Câmpus Xapuri, teve momentos de agradecimento ao deputado federal Sibá Machado, que não pode participar, por ter compromissos em Brasília. Mas seu representante, o ex-prefeito de Bujari, Michel Marques, depois de fazer um retrospecto do apoio do deputado à Educação, fez uma ligação e o deputado deixou sua mensagem aos presentes, através do celular. Não poderia deixar de agradecer ao Sibá Machado, que tem ajudado o IFAC, seja destinando verbas de emendas parlamentares, seja com o apoio nos ministérios. A frase que usei, durante meu pronunciamento chamando o deputado de “Guerreiro da Educação”, reflete e, muito, todo o trabalho que ele vem fazendo não somente ao IFAC, mas a todas as instituições que atuam no Estado.

Blog_solenidade_um

Homenagem justa a Antônio Zaine

Blog_Dona Dea_um

Na sexta-feira, 3, à noite, estive na reinauguração do nosso Câmpus em Xapuri, com o diretor-geral, prof. Joel Lima. Foi um evento marcado pela emoção, com a presença da dona Dea Gomes Zaine, esposa do homenageado Antônio Zaine, que teve seu nome escolhido para o auditório construído na reforma. Uma justa homenagem a quem se dedicou a resgatar a história de Xapuri e muito contribuiu para construir a história cultural do município. Na foto abaixo, dona Dea e seu filho César, antes do descerramento da placa.

Blog_Dona Dea

Parceria coma SECT no CVT Bambu

blogum

Estive em uma solenidade importante, na sexta-feira, 3, quando assinei o Acordo de Cooperação Técnica do Centro Vocacional Tecnológico do Bambu, juntamente com a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Renata Silva e Souza, e instituições. Com a experiência que tenho no Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia (CVT – Agroecologia), do qual sou fundadora e coordenadora, acredito que o IFAC pode contribuir, juntamente com o pesquisador do IFAC, e professor do Câmpus Xapuri, Lúcio Zancanela, com o CVT Bambu. O IFAC está presente na pesquisa desde 2012, e precisamos avançar para tornar o Acre um dos fornecedores de bambu com fins comerciais. O nosso colega e reitor da UFAC, prof. Minoru Kinpara, também esteve na solenidade.