Estudantes do Ifac vencem Desafio de Ideias e ganham viagem para Campus Party

As três equipes vencedoras também serão orientadas pela Incubadora de Empreendimento do Ifac

imagem sem descrição.

Estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac), dos campi Xapuri e Sena Madureira, foram os campões do II Desafio de Ideias do Ifac. Além de ganhar viagem para a Campus Party 2020, as três equipes vencedoras também receberam passaporte para serem orientadas pela Incubadora de Empreendimentos do Ifac. As equipes vencedoras são: 1º lugar – Cavfruit Amazônia (campus Xapuri), 2º lugar – Briquete (campus Xapuri) e 3º lugar – Biocielo (campus Sena Madureira).

Conforme explica o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica do Ifac, Pedro Raimundo Soares de Souza, a disputa final do II Desafio de Ideias contou com a participação de 10 equipes, formadas por estudantes dos seis campi do Instituto Federal do Acre e acompanhadas por docentes da instituição. Ainda segundo ele, para que os competidores chegassem a fase final foram realizadas outras duas etapas classificatórias.

“Começamos o Desafio (de Ideias) em setembro desse ano, com a seleção de ideias inovadoras propostas por estudantes de cada campi do Ifac. Em cada unidade, foram selecionadas duas equipes para concorrer a final da competição. Foram momentos de aprendizado, troca de conhecimento e inovação. Tenho certeza que cada participante da competição aprendeu um pouco mais sobre empreendedorismo, tecnologia e novas ideias”, ressaltou Pedro Raimundo.

Reinaldo Maia Siqueira, que é coordenador de Incubadora de Empresas do Ifac, destacou o empenho e participação dos estudantes ao longo da competição. Segundo ele, o trabalho conjunto e atento de cada competidor contribuiu para que o evento fosse concluso com sucesso.

“Foram momentos de aprendizado e quero parabenizar todos que participaram do 2º Desafio de Ideias. Quero ainda agradecer todos que trabalharam para que esse evento acontecesse, como também nossos parceiros, que ao longo dos dias de competição estiveram conosco, assim como também os estudantes e docentes que acompanharam e integraram a competição. Que as equipes vencedoras possam aproveitar ao máximo as premiações e que persistam no caminho do empreendedorismo”, afirmou Reinaldo Maia.

Reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, também prestigiou a final da 2º Desafio de Ideias e anunciou que a Incubadora de Empreendimentos do Ifac (Incubac) foi contemplada com emenda parlamentar de R$ 250 mil, destinada pela senadora Mailza Gomes.

“Um momento muito feliz para o Ifac, em ter nossos estudantes premiados, como também para a nossa incubadora que está recebendo esse recurso aportado pela senadora Mailza Gomes. Quero parabenizar a todos que integraram o evento, nossos parceiros e, principalmente, os competidores, que desde o início se envolveram em prol de novos conhecimentos”, destacou Rosana Cavalcante dos Santos.

A competição final do II Desafio de Ideias aconteceu entre os dias 20, 21 e 22 de novembro, durante o IV Congresso de Ciência e Tecnologia do Ifac (IV Conc&t), e contou com a participação do professor e coordenador do Núcleo e Inovação do Centro Universitário Cesmac, localizado em Maceió (AL), João Geraldo de Oliveira Lima, como também o coordenador dos cursos de Sistemas de Informação, Redes de Computadores e Jogos Digitais da Uninorte, Vander Magalhães Nicácio.

“É preciso estimular a criação de um ecossistema de empreendedorismo”

Coordenador do Núcleo e Inovação do Centro Universitário Cesmac, localizado em Maceió (AL), João Geraldo de Oliveira Lima participou do II Desafio de Ideias do Ifac, como também integrou a banca avaliadora que premiou os trabalhos finais. De acordo com ele, “ou o empreendedorismo está dentro da sociedade como uma solução para toda situação econômica brasileira, ou a gente não tem um processo de empregabilidade real”.

Conforme explica João Geraldo, a presença de uma incubadora de empreendimentos em uma instituição de ensino, como é o caso do Ifac, contribuiu diretamente para que os estudantes sejam estimulados a “pensar fora da caixa”, como também percebam o mundo empresarial através de novas possibilidades.

“É junto a uma incubadora que se aprende a empreender e tudo isso dentro de um ambiente protegido. A iniciativa do Ifac em ter uma incubadora, de ter um processo de geração de ideias em todos os campi do Acre, é fundamental para o sucesso do Estado. O Acre tende a crescer por causa da sua biodiversidade, por causa da sua diversidade, da sua formação étnica, então, se tudo isso está concentrado em um ambiente, que é o Desafio de Ideias, só pode sair coisa boa”, finalizou João Geraldo.

Criada no ano de 2013, a Incubac é um habitat de inovação do Instituto Federal do Acre, voltada para o estímulo à criação e desenvolvimento de novos negócios com produtos/serviços inovadores, que tenham diferenciais competitivos e que possam promover o desenvolvimento regional.

Atualmente a Incubadora do Ifac conta com sede em Rio Branco, além de coordenações na capital acreana, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

About the author: Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT)