Equipes classificadas na 1ª etapa do Desafio de Ideias 2019 vão participar de capacitação

imagem sem descrição.

Dez equipes, formadas por estudantes e servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac), já estão classificadas para a 2ª fase do Desafio de Ideias 2019, que contará com atividades de capacitação para os competidores. Para chegar nesta etapa, os integrantes participaram de oficinas de criação de ideias inovadoras, entre os meses de setembro e outubro, nos campi Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

A competição, que está sendo coordenada pela Incubadora de Empresa do Ifac (Incubac), através da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp), faz parte das atividades do IV Congresso de Ciência e Tecnologia (IV Conc&t) e irá selecionar as três melhores equipes da edição 2019 do Desafio de Ideias.

Acesse aqui e veja mais fotos da 1ª fase do Desafio de Ideias 2019

Conforme explica Reinaldo Maia Siqueira, que é coordenador de Incubadora de Empresas do Ifac, o objetivo do Desafio de Ideias é “estimular o empreendedorismo entre os estudantes e servidores da instituição, como também ofertar mentoria qualificada para que os participantes aprimorem suas ideias, além de integrar as necessidades e expectativas dos empreendedores aos possíveis investidores que compreendam os negócios a partir de um potencial inovador”.

Herick Ramon da Rocha Caetano, que é estudante do campus Xapuri e um dos classificados para a 2ª fase do Desafio de Ideias, ressaltou a importância da atividade para o desenvolvimento do seu negócio. “Aprendi coisas novas que eu posso aplicar e desenvolver algo para ganhar dinheiro. Compreendi também que nenhuma ideia é jogada fora, todas as ideias são aceitas, basta trabalhar de forma correta para se ganhar dinheiro”.

A 2ª fase, que compreende na capacitação das equipes, irá acontecer de forma online e as atividades realizadas irão gerar pontos para a classificação na competição. A capacitação terá como temática central a modelagem de ideias. Para isso, as equipes terão acesso a materiais didáticos, vídeos e links que irão contribuir para a elaboração do modelo de negócio.

A terceira e última fase do Desafio de Ideias irá acontecer durante os dias 20, 21 e 22 de novembro, na sede da Incubac, durante o IV Conc&t. Nessa etapa, as equipes terão mentorias e palestras sobre empreendedorismo, modelo de negócio e apresentação de pitch. Os negócios serão apresentados e as três equipes com melhor pontuação serão premiadas com passagens de ida e volta para a edição de 2020 da Campus Party Brasil, ajuda de custo estudantil para despesas da viagem, além de passaporte para ingresso no programa de pré-incubação de empreendimentos da Incubac.

Veja abaixo os classificados para a 2ª fase do Desafio de Ideias 2019:

Campus Cruzeiro do Sul

• Jailton Souza da Conceição
  • Jhemerson Clistemis de Mendonça Souza
  • Dyego da Costa Santos

About the author: Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT)