Ifac e Sebrae realizam agenda positiva para dialogar sobre parcerias

Reitora do Ifac fez apresentação da instituição e destacou experiência da incubadora em empreendedorismo e inovação tecnológica

A reitora do Instituto Federal do Acre, Rosana Cavalcante dos Santos, realizou visita institucional ao diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Acre), Marcos Lameira, para dialogar sobre parcerias e futuras ações conjuntas entre as duas instituições, que envolvam empreendedorismo e inovação tecnológica.

A visita ocorreu na tarde de terça-feira (21.05) e contou com as presenças dos pró-reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Pedro Plese, e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Ubiracy Dantas, pelo Ifac, e da assessora Joalia Costa e da analista Soraya Neves pelo Sebrae Acre.

Esta foi a primeira visita institucional após a posse do novo diretor-superintendente do Sebrae/Acre. Na oportunidade, a reitora do Ifac fez uma breve explanação sobre o Instituto, desde a sua implantação no Estado, destacando as áreas de atuação dos campi e o diferencial dos cursos ofertados.

Rosana Cavalcante dos Santos lembrou que o Ifac já realiza ações conjuntas com o Sebrae, citando o Programa Nacional de Educação Empreendedora, desenvolvido no campus Rio Branco, além da participação de alunos do Ifac nos Desafio de Ideias. Além disso, a reitora ressaltou o papel da Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica e da Economia dos Setores Populares e Tradicionais do Acre (Incubac/Ifac).

Segundo Rosana Cavalcante dos Santos, a Incubac tem como objetivo apoiar empreendimentos de base tecnológica e de economia solidária. “Neste momento muito importante para o Estado, com a implantação do Parque Tecnológico, através do diálogo entre o Governo e instituições, como o Ifac e o Sebrae, colocamos a nossa experiência, através da Incubac, para contribuir com o desenvolvimento do Acre”.

Além da expertise da incubadora em apoiar empreendedores e estimular o fomento de startups, Rosana Cavalcante dos Santos lembrou que o Ifac tem cursos ofertados em seus campi, que podem contribuir na divulgação de projetos e ações do Sebrae. Ela citou, como exemplos, o curso de Zootecnia, no campus Sena Madureira; o curso de Biotecnologia, no campus Xapuri; e o recém lançado curso superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, no campus Tarauacá. O anúncio da nova graduação aconteceu no dia 16 de maio e contou com a presença do representante do Sebrae.

Ao final da visita, ficou definido que haverá uma agenda conjunta, no mês de junho, na sede da Reitoria do Ifac, quando representantes das duas instituições poderão discutir planos de trabalhos que servirão de base para a elaboração de um termo de cooperação que abrangerá todas as atividades conjuntas hoje realizadas e futuras ações.

About the author: Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT)