Incubac recebe visita da diretoria do Sindicato dos Engenheiros do Acre

Visita é resultado de diálogo iniciado em reunião com representantes do Senge, gestão do Ifac e da Incubac e a senadora Mailza Gomes
Na tarde de 8 de março, integrantes do Sindicato dos Engenheiros do Acre (Senge-AC) foram recebidos para uma visita na sede da Incubadora de Empreendimentos do Acre (Incubac), localizada no campus Rio Branco do Instituto Federal do Acre (Ifac). A visita teve como finalidade conhecer o trabalho realizado pela Incubac, os impactos na sociedade e sua contribuição para a proposta de criação do Parque Tecnológico do Acre, defendida pela senadora Mailza Gomes.

Recebidos pelo coordenador de incubadoras do Ifac, Reinaldo Maia Siqueira e pelo diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Pedro Soares, os visitantes conheceram as instalações da Incubac e tiveram uma breve apresentação do histórico e dos serviços oferecidos pela incubadora. Participaram da visita o presidente do Senge-AC, Sebastião Fonseca, e integrantes da diretoria, Waldison dos Anjos, Jorge Sena, assessor direto do presidente e a bióloga Rosângela Medina.

O presidente Sebastião Fonseca, elogiou as iniciativas e ratificou a importância que a Incubac tem na sociedade, considerando o posicionamento geográfico do Acre em relação a outros estados do Brasil. “A ideia da Incubadora é sem dúvidas uma iniciativa que precisa de apoio e divulgação, o trabalho que foi feito aqui até agora merece um registro e um reconhecimento das pessoas porque a ideia é sensacional. Hoje você falar em inovação de qualquer forma e implantar em um estado que fica bem distante dos centros, é um movimento que precisa ser efetivado. Precisamos criar um ambiente de inovação para poder gerar renda e emprego mais qualificado”, finalizou.

A convite da Incubac, também estiveram presentes na reunião os criadores do aplicativo “Na Escola”, Leonardo de Alencar Fleming que é egresso do curso de Tecnologia de Sistema para Internet e Maria Andreia. Recentemente, o aplicativo obteve o Registro de Software expedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Leonardo e Maria também são empreendedores da startup Leans Tecnologia ME, primeiro empreendimento de Base tecnológica acompanhado pela Incubac. Durante a reunião, eles fizeram uma pequena apresentação sobre o aplicativo, falaram dos benefícios de estarem sendo acompanhados pela incubadora desde o início da ideia e dos desafios enfrentados diariamente pelas startup no Estado do Acre.

O coordenador da Incubac, Reinaldo Siqueira ressaltou a importância da visita da diretoria do Senge que, juntamente, com a senadora Mailza e sua equipe, elaboraram a proposta de criação do Parque Tecnológico e da relevância de conseguir parcerias com atores diversos da sociedade, promovendo a integração de um ecossistema de inovação local, que possa dar sustentação a um parque tecnológicos, atraindo empresas ancoras e se colocando à disposição para discutir a proposta de um projeto para o futuro parque tecnológico.

Por Elisa Santos/Incubac

About the author: Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT)