Evento teve abertura na terça-feira, 29, e encerra nessa quarta-feira, 30, com a participação de mais de seis mil visitantes

2

O Viver Ciência Juruá, o maior evento científico da Educação Básica do Acre, realizado pela primeira vez no Vale do Juruá, teve abertura realizada na manhã dessa terça-feira, 29, no Instituto Federal do Acre – IFAC/Campus Cruzeiro. A cerimônia ocorreu no auditório e contou com as presenças do secretário de Estado de Educação e Esportes (SEE), Marco Brandão, a reitora do IFAC, Rosana Cavalcante dos Santos, a diretora-geral do Campus, profa. Liliane Martins, e representantes das instituições parceiras.

A mostra é uma realização da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) em sua primeira edição no Juruá. Durante dois dias, 29 e 30, alunos de escolas públicas e particulares de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima visitarão os stands do evento. Além do IFAC e da UFAC, o evento conta ainda com a parceria da Assembleia Legislativa e da unidade do SESI/SENAI do Juruá.

Durante a abertura do evento, o secretário Marco Brandão destacou a importância das instituições para a realização do evento, destacando os 27 parceiros que contribuíram diretamente para a realização da Mostra, como a Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap), e Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa). Somados a eles a Fundação de Cultura Elias Mansour a Biblioteca Pública, o Museu de Cruzeiro do Sul e a Secretaria Municipal de Educação.

Na iniciativa privada participam o Serviço Social da Indústria, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/AC) e o Serviço Social do Comércio – SESC/AC, além da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Acre). A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, Indústria, do Comércio e Serviços Sustentáveis (Sedens), com uma exposição de produtos das cooperativas do Juruá.

Reitora destaca apoio – A reitora do IFAC, Rosana Cavalcante dos Santos, destacou o envolvimento dos servidores, técnico-administrativos e docentes do Campus Cruzeiro do Sul, que participaram dos stands e nas atividades que serão desenvolvidas durante os dois dias do evento. “É uma grande honra o IFAC ser o anfitrião do Viver Ciência, uma vez que é o momento da comunidade do Juruá conhecer o que fazemos no Campus Cruzeiro do Sul. A participação das escolas, desde os pequeninos, do Ensino Médio nesse evento fortalece a presença do IFAC no Juruá”.

3

Ela destacou, também, a parceria com o Governo do Estado. “A parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação só nos fortalece. A segunda versão do Viver Ciência que aconteceu em Rio Branco, tivemos a oportunidade de participar como parceiro e agora, aqui em Cruzeiro do Sul, no nosso Campus, é uma grande honra”.

Lançamento do e-book – No primeiro dia o IFAC realizou o lançamento do e-book “Feijões Crioulos do Juruá” na sala de Ciências Agrárias do Viver Ciência, com a presença de alunos, docentes, e convidados, como o secretário de Estado de Educação, prof. Marco Brandão. O livro, que compreende pesquisas realizadas sobre os feijões produzidos nos cinco municípios da região, também faz parte das comemorações previstas para 2016, que é considerado o ano internacional das leguminosas.

6

A obra tem como autores os professores da Universidade Federal do Acre (UFAC), Eduardo Pacca e Eliane de Oliveira, a reitora do IFAC e doutora em Agronomia, Rosana Cavalcante dos Santos, e ainda o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Amauri Siviero. O livro é a quarta produção finalizada pela Editora IFAC, conforme explica a diretora da unidade, Kelen Gleysse Maia.

Visita aos stands – Durante a manhã da terça-feira, 29, a reitora Rosana Cavalcante visitou os stands do Viver Ciência, acompanhado da diretora-geral do Campus Cruzeiro do Sul, profa. Liliane Martins e do diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, prof. Rodrigo Marciente, docente de Biologia e Ecologia. Na entrada do evento, um portal e a Fanfarra do IFAC recebiam os visitantes com muita festa.

7Os alunos apresentavam aos visitantes atividades de laboratório e ações desenvolvidas no Campus Cruzeiro do Sul, a exemplo da área de Ciências Agrárias e dos laboratórios de Biologia, Química e Matemática. A aluna Elissandra Cardozo, da Escola de Ensino Médio Craveiro da Costa, do 3º Ano, disse que as exposições, stands e apresentações estavam atraindo a atenção da turma. “É muito legal, pois estamos adquirindo conhecimento. Estou encantada com as exposições e com a participação do Coral do IFAC. O coral é ótimo”.

Fonte: http://portal.ifac.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=666:viver-ciencia-jurua-tem-abertura-realizada-no-campus-cruzeiro-do-sul&catid=17&Itemid=121

Viver Ciência Juruá tem abertura realizada no Campus Cruzeiro do Sul com lançamento de E-book