Este livro foi financiado pelo Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia do Acre (CVT  Agroecologia Acre), órgão vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre e pelo Núcleo de Agroecologia do Juruá (NAV Juruá), vinculado à Universidade Federal do Acre – Campus de Cruzeiro do Sul com recursos de editais federais multiministeriais na área de agroecologia e produção orgânica.

Apresentação

É com grande prazer e satisfação que o Instituto Federal de Ciência Tecnologia e Inovação – IFAC, por meio da  Editora IFAC, vem oferecer este presente para toda a comunidade do Acre. Aqueles amantes desta parte tão rica da Amazônia podem agora conhecer mais sobre as pessoas, o lugar e a relação homem – terra nos seus ambientes. As três atividades exercidas na área rural no Acre, como extrativismo madeireiro e não madeireiro, agricultura e a pecuária foram tratados neste livro. A caracterização socioeconômica  dos principais atores de cada segmento e sua relação com o ambiente onde vivem foram comtemplados nas primeiras linhas de cada capítulo com ricos textos introdutórios.

O não madeireiro apresenta uma forte relação homem – natureza. Essa temática no presente livro foi representada por seis bons textos que relataram três vertentes: a) coleta e exploração de produtos do vale do Juruá onde não ocorre a castanheira; b) Perspectivas biotecnológicas do bambu Guadua e sua conservação; e c) o extrativismo e exploração sustentável de importantes palmeiras da Amazônia para produção de óleos, açaí e buriti. O extrativismo madeireiro foi elegantemente tratado nesta obra com um belo texto sobre a exploração florestal sustentável na Amazônia Sul Ocidental.

Partindo para o segundo grande tema da agricultura, duas grandes contribuições abordam aspectos da agricultura indígena Kaxinawa praticada no Acre. Um outro texto trata do agroextrativismo praticado em reservas extrativistas do Acre, onde se pratica agora uma agricultura mais intensiva ainda que tipicamente familiar.

As tecnologias e métodos de cultivo e de conservação de recursos genéticos da agrobiodiversidade local foram tratados em capítulos que reportaram várias experiências com uso de leguminosas, espécies tropicais para uso na agricultura, mandiocas e feijões do Acre.

Finalizando o tema agricultura do Acre, foram tratados, ainda, dois assuntos: a) a conservação dos alimentos redigido por colabores externos; e b) aspectos da produção de palmito de pupunha em assentamento rural produzido por um docente do IFAC Campus Cruzeiro do Sul. A terceira temática tratou da história da pecuária no Acre, um assunto polêmico e muito bem tratado pelo professor da UFAC.

Um livro que trata da produção de alimentos não pode se furtar de discutir sobre a segurança alimentar e soberania alimentar tão bem tratadas no capítulo 19 desta obra. Assim, foi composto este livro.

O livro foi publicado graças ao esforço de pessoas de rês instituições: Instituto Federal de Ciência Tecnologia e Inovação – IFAC, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Acre, e a Universidade Federal do Acre – UFAC, que uniram esforços para concretizar este livro e a Editora IFAC que acreditou e gerenciou a produção do livro.

Uma parte desta obra resume textos construídos por acadêmicos egressos de programas de pós-graduação das áreas de ecologia, produção vegetal, biotecnologia e biodiversidade amazônica em funcionamento na Universidade Federal do Acre – UFAC.

Uma outra parte do livro foi redigida por autores que discutem como se dá a relação homem – ambiente rural no Acre sob diversos aspectos, como: exploração correta dos recursos florestais, importância da conservação da agrobiodiversidade e práticas agrícolas locais em posse dos nativos. Assuntos sobre ocupação das terras do Acre e o êxodo rural atual deixam a obra mais abrangente e audaciosa.

A realização desta obra se deve ao esforço institucional do Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção de Orgânicos – CVT Agroecologia Acre e ao Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá – NAV – Juruá.

Este livro foi direcionado a leitores interessados em atualizar-se sobre o potencial de desenvolvimento do Acre principalmente na área rural. O leitor não encontrará receitas de sistemas de produção. Aqui são discutidos outros temas ligados a informações sobre o uso e conservação de plantas no Acre.

Acesse o conteúdo completo do Livro em: https://web.ifac.edu.br/cvtagroecologia/wp-content/uploads/sites/40/2020/01/E-book-Conserva%C3%A7%C3%A3o-e-tecnologias-para-o-desenvolvimento-agr%C3%ADcola-e-florestal-do-Acre.pdf

Boa leitura!

Os organizadores

Publicação do livro Conservação e Tecnologias para o desenvolvimento agrícola e florestal do Acre