A obra “Feijões do Vale do Juruá” foi lançada durante Mostra Viver Ciência, no campus Cruzeiro do Sul

5

Para reunir os conhecimentos de agricultores que atuam com feijões na região do Vale do Juruá, no Acre, e pesquisas científicas desenvolvidas na área, profissionais do Instituto Federal do Acre (IFAC), Universidade Federal do Acre (UFAC) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançaram o e-book “Feijões do Vale do Juruá”, durante a segunda edição da Mostra Viver Ciência, realizada em Cruzeiro do Sul.

6Para a reitora do IFAC, Rosana Cavalcante dos Santos, o lançamento do livro é o resultado de pesquisas realizadas a muitas mãos. “É uma obra que foi feita por meio do conhecimento tradicional dos produtores rurais do Vale do Juruá e materializada por pesquisadores. O livro conta com uma linguagem acessível, mas também informativa. É um obra técnico-científica e que também contou com a participação dos produtores rurais. A sociedade é quem ganha ainda mais conhecimento com esta publicação”.

Diretora da Editora IFAC, Kelen Gleysse Maia, destaca que o lançamento do “Feijões do Vale do Juruá”, compreende na quarta produção desenvolvida pela instituição. “Este evento é reflexo do trabalho consolidado desenvolvido na área científica a partir de projetos de professores e pesquisadores do nosso Estado. Em cada produção que é finalizada, temos avançado e aprimorado o trabalho da Editora IFAC. O nosso objetivo é que a produção desta obras seja cada vez mais ampla”.

Para os professores da UFAC e também organizadores do e-book “Feijões do Vale do Juruá”, Eduardo Pacca e Eliane de Oliveira, o lançamento do livro representa a cultura do Acre, como também a diversidade existente no Estado. “Ver o lançamento deste livro nos deixa honrados, principalmente pelo fato de termos expressos os conhecimentos dos agricultores da região do Vale do Juruá”, destacou Pacca.

Para Eliane de Oliveira, o lançamento do e-book junto à Mostra Viver Ciência contribuiu ainda mais para a formação dos participantes do evento. “Lançar o livro durante a Mostra é uma forma de acenar para o futuro, já que os jovens de hoje serão os profissionais futuros da nossa região”.

Editora IFAC

Criada em março de 2015, e tendo a equipe completa em novembro do mesmo ano, a Editora IFAC vem se consolidando como instrumento de incentivo à divulgação de trabalhos realizados em pesquisa, ensino e extensão no Instituto Federal do Acre. Atualmente a Editora IFAC conta com uma revisora e um profissional que atua na diagramação e design gráfico das obras. Até o momento, quatro obras já foram lançadas, sendo elas: Agroecologia no Acre”, “Nas fronteiras da terra prometida”, “Sob o pôr do sol” e “Feijões do Vale do Juruá”.

Fonte: http://portal.ifac.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=668:e-book-reune-conhecimentos-cientifico-e-de-agricultores-do-vale-do-jurua&catid=76&Itemid=121

E-book reúne conhecimentos científicos e de agricultores do Vale do Juruá