Projetos_CVT_destaque

Vários projetos envolvendo a equipe do Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção de Orgânicos (CVT Agroecologia) do Instituto Federal do Acre (IFAC) foram aprovados pelos editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançados no segundo semestre de 2013 com execução para 2014/2015 tendo como foco a Agroecologia e a Inovação Tecnológica.

Os projetos têm como características comuns a interdisciplinaridade envolvendo docentes, técnicos e discente dos Câmpus do IFAC e instituições parceiras. Os projetos preveem compra de equipamentos e bolsas para os alunos do IFAC dos cursos de Bacharelado em Zootecnia, Tecnólogo em Segurança do Trabalho, Técnico em Aquicultura e Técnico em Agroecologia.

Através do EDITAL FAPAC-CAPES 008/2013 – Programa de bolsas de pós-doutorado foi aprovado o projeto “Plano de Desenvolvimento Familiar – PDF em Projetos de Assentamento”. Este é o primeiro projeto de Pós-Doc, desenvolvido no IFAC sendo esta a instituição receptora. O projeto será desenvolvido pela pesquisadora Sandra Tereza Teixeira sob a supervisão da professora do IFAC, Rosana Cavalcante dos Santos, no âmbito do CVT Agroecologia.

A proposta tem por objetivo avaliar os planos de desenvolvimento familiar, implementados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) nos municípios de Rio Branco, Senador Guiomard e Bujari, por meio do AMBITEC-Agricultura. A avaliação dos PDF´s norteará as entidades sobre as necessidades dos produtores nas ações a serem desenvolvidas nas propriedades, trazendo um dado real do investimento realizado pelo setor público. Para os agricultores o projeto prevê a avaliação do PDF´s, seu impacto na vida dos produtores e possíveis alternativas para melhor acompanhamento da assistência técnica.

Projetos_CVT_um

Projetos em Piscicultura – Também foram aprovados dois projetos que serão desenvolvidos pela equipe do CVT na área de Piscicultura pela Chamada Pública MEC/SETEC/CNPQ Nº 94/2013. O primeiro, aprovado na área de Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica, tem como título “Criação de peixes em tanques rede com alimentação alternativa: incremento na renda local de piscicultores na Amazônia Sul Ocidental”, que será coordenado pela professora Paula de Lacerda Santos Ribeiro do IFAC/Câmpus Rio Banco.

Participarão desse primeiro projeto os professores Dayana Alves da Costa (IFAC/Câmpus Sena Madureira), Geazi Penha Pinto (IFAC/Câmpus Rio Branco), Lisandro Juno Soares Vieira (UFAC), Maria José de Castro (IFAC/Câmpus Rio Branco) e Rosana Cavalcante dos Santos (IFAC/UEP Baixada do Sol). O projeto irá pesquisar a inovação no processo de produção de peixes em tanques rede em açudes, alimentados com ração alternativa produzida pelo CVT Agroecologia, a partir de matérias primas agroecologicamente sustentáveis e de produção local.

Projetos_CVT_tres

O outro projeto, aprovado também na área de Piscicultura a ser desenvolvido pelo CVT pela Chamada MEC/SETEC/CNPq N° 94/2013, submetido para Linha 1 – Faixa – A, tem como título “Avaliação do NANOLIPE como indicador externo na estimativa da digestibilidade de alimentos alternativos para tambaqui (Colossoma macropomum)”.

O projeto será coordenado pela professora Dayana Alves da Costa (IFAC/Câmpus Sena Madureira), tendo como equipe os professores Rosana Cavalcante dos Santos (IFAC/UEP Baixada do Sol), Paula de Lacerda Santos Ribeiro (IFAC/Câmpus Rio Branco), Luciano Pereira de Negreiros (IFAC/Câmpus Sena Madureira), Marcelo Helder Medeiros Santana (IFAC/Sena Madureira) e o Técnico em Zootecnia Clebson Lucas de Souza.

O projeto será desenvolvido em parceria com o Departamento de Zootecnia e o curso de Graduação em Aquicultura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pesquisa visa a elaboração de rações, a serem formuladas com alimentos alternativos da Região Amazônica. Estes deverão ser testados quanto à eficiência digestível na alimentação de peixes, sendo desejada ao final a indicação de uma ou mais rações desenvolvidas integralmente na Região Norte.

Projetos_CVT_dois

O objetivo geral desse projeto é conhecer os coeficientes de digestibilidade aparente da matéria seca, energia bruta, extrato etéreo e proteína bruta dos seguintes alimentos alternativos: farinha do caroço do açaí, farinha do resíduo da castanha do Brasil, bem como da raspa de mandioca, pelo método indireto com a utilização do NANOLIPE como indicador externo em rações práticas a base de farelo de soja e milho.

(Com informações do CVT Agroecologia)

Projetos de pesquisas do IFAC são aprovados pelo CNPq no âmbito do CVT Agroecologia