PROJETO QUE AVALIA RAÇÕES ALTERNATIVAS PARA PEIXES TEM APOIO DO CVT/IFAC ESTÁ SENDO EXECUTADO NO MUNICIPIO DE SENA MADUREIRA

IMG_2494

O ano de 2015 iniciou com ótimas perspectivas para a docente  do Campus Sena Madureira Profa Dra Dayana Alves da Costa que é coordenadora do projeto de piscicultura que está sendo desenvolvido pelo Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção de Orgânicos (CVT Agroecologia) do Instituto Federal do Acre (IFAC) Chamada MEC/SETEC/CNPq N° 94/2013, submetido para Linha 1 – Faixa – A, tem como título “Avaliação do NANOLIPE como indicador externo na estimativa da digestibilidade de alimentos alternativos para tambaqui (Colossoma macropomum)”.

O projeto tem como objetivo elaboração de rações, a serem formuladas com alimentos alternativos da Região Amazônica. Estes deverão ser testados quanto à eficiência digestível na alimentação de peixes, sendo desejada ao final da pesquisa a indicação de uma ou mais rações desenvolvidas integralmente na Região Norte.
O objetivo geral desse projeto é conhecer os coeficientes de digestibilidade aparente da matéria seca, energia bruta, extrato etéreo e proteína bruta dos seguintes alimentos alternativos: farinha do caroço do açaí, farinha do resíduo da castanha do Brasil, bem como da raspa de mandioca, pelo método indireto com a utilização do Nanolipe e Titânio como indicador externo em rações práticas a base de farelo de soja e milho.

1979324_805713789515533_8959310912040167721_o

Desde o mês de janeiro de 2015 a equipe coordenada pela profa. Dayana está trabalhando diariamente e sem interrupção para a melhor execução das atividades, a equipe é constituída por 5  alunos graduando do curso de Zootecnia dentre os quais 3 bolsistas de Iniciação Cientifica e 2 graduando voluntários, parceria com professores da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, além dos professores Rosana Cavalcante dos Santos (IFAC/UEP Baixada do Sol), Paula de Lacerda Santos Ribeiro (IFAC/Câmpus Rio Branco), Luciano Pereira de Negreiros (IFAC/Baixada do Sol), Marcelo Helder Medeiros Santana (IFAC/Sena Madureira) e o Técnico em Zootecnia Clebson Lucas de Souza.

A monitoração da água e medição dos parâmetros da qualidade da água tais como oxigênio dissolvido, temperatura e pH estão sendo realizados a cada 2 dias, amônia, nitrito e alcalinidade são aferidos semanalmente e mensalmente são realizadas biometrias e medições (cm) com auxílio de um paquímetro. Toda a equipe foi treinada e capacitada para o a realização das biometrias, manuseio dos equipamentos phmêtro e oxímetro digital, realizar as análises dos parâmetros da qualidade da água com auxílio de um kit comercial colorimétrico e principalmente aprenderam a elaborar e confeccionar de forma artesanal as rações que estão sendo testadas no experimento.

10380735_805714119515500_2299441868596929083_n

O experimento está sendo realizado no Município de Sena Madureira em uma área cedida gentilmente e provisoriamente por uma Produtora local conhecida “Dona Neucir”. O projeto tem previsão de termino em junho de 2015.

“O ano de 2015 será o ano para plantarmos as sementes, a partir de 2016 começarem a colher os frutos em termos de resultados, publicações de resumos, artigos científicos, participação em eventos nacionais entre outros. Estou muito feliz em fazer parte da equipe CVT/IFAC de um grupo de profissionais excelentes e alunos esforçados e  dedicados. Apesar de todas as dificuldades já encontradas e outros que virão, sei que é um grande desafio elevar o patamar de informações disponível e prover a população do município em que atualmente resido de conhecimentos básicos científicos e tecnológicos. O meu papel como professora e também pesquisadora é estimular os jovens a se tornarem profissionais da ciência e tecnologia. É preciso estimular os jovens estudantes a ter contato com a cultura cientifica, sendo assim, convido TODOS a conhecerem o nosso projeto e nos visitar.” Diz a professora.

20150312_112041

20150206_062620

Projeto apoiado pelo CVT e executado em Sena Madureira avalia rações alternativas