O CVT Agroecologia – Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre realizou nos dias 02 a 07 de junho o intercâmbio interestadual de horticultura e fruticultura orgânica entre produtores do Acre e Amapá.

Propriedade: O Mundo das Plantas – Macapá – AP Produtor: Domingos Gomes
Propriedade: O Mundo das Plantas – Macapá – AP
Produtor: Domingos Gomes

Nas visitas técnicas foram agricultores agroecológicos do Acre trocar experiências em horticultura e fruticultura orgânica com agricultores agroecológicos do Amapá. Participaram do intercâmbio três agricultores agroecológicos do Polo Benfica localizado em Rio Branco – AC, o senhor Miguel Jorge Martins, a senhora Ilza Rodrigues e Soraia Oliveira, acompanhados pela engenheira agrônoma do CVT Agroecologia Simone Bhering de Souza Gomes.

Foram visitados produtores da Ilha de Santana, a Associação de Produtores Rurais do Município de Santana (APROSAN), localizados no município de Santana – AP, produtores do Quilombo do Mel da Pedreira em Macapá – AP, Escola Agrícola Casa da Hospitalidade II, a Embrapa Amapá – Projeto Interagindo, Propriedade O Mundo das Plantas, Sítio Fé em Deus e outros produtores agroecológicos em Macapá – AP. As visitas técnicas no Amapá tiveram o apoio dos pesquisadores Alexandre Jordão, Richardson Frazão, Mara Pinto do IEPA – Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, e da pesquisadora da Embrapa Amapá e do Projeto Interagindo, Júlia Stuchi.

Propriedade: Adelino e Mônica – Ilha de Santana - AP
Propriedade: Adelino e Mônica – Ilha de Santana – AP
Associação de Produtores Rurais do Município de Santana (APROSAN) - Santana – AP
Associação de Produtores Rurais do Município de Santana (APROSAN) – Santana – AP

O intercâmbio é uma das metas do CVT Agroecologia e tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

De acordo com os agricultores que participaram do intercâmbio diversas experiências em agroecologia foram trocadas e serão levadas para desenvolver em suas propriedades em Rio Branco – AC. A experiência foi importante para eles poderem presenciar algumas atividades que eles ainda não desenvolviam e pretendiam iniciar no Acre.

Propriedade do Valdez – Macapá - AP

Propriedade do Valdez – Macapá – AP