banner_cvt_destaqueA equipe do Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção de Orgânicos (CVT Agroecologia) do Instituto Federal do Acre (IFAC) tem vários projetos financiados pelo CNPq que estão em execução, de 2014 a 2015, tendo como foco a Agroecologia e a Inovação Tecnológica. Os projetos envolvem docentes, técnicos e discentes do IFAC dos cursos de Bacharelado em Zootecnia, Tecnólogo em Segurança do Trabalho, Técnico em Aquicultura e Técnico em Agroecologia, além das instituições parceiras.

Através do EDITAL FAPAC-CAPES 008/2013 – Programa de bolsas de pós-doutorado está sendo executado o projeto “Plano de Desenvolvimento Familiar – PDF em Projetos de Assentamento”. Este é o primeiro projeto de Pós-Doc, desenvolvido no IFAC sendo esta a instituição receptora. O projeto está sendo desenvolvido pela pesquisadora Sandra Tereza Teixeira sob a supervisão da professora do IFAC, Rosana Cavalcante dos Santos, no âmbito do CVT Agroecologia.

A proposta tem por objetivo avaliar os planos de desenvolvimento familiar, implementados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) nos municípios de Rio Branco, Senador Guiomard e Bujari, por meio do AMBITEC-Agricultura. A avaliação dos PDF´s norteará as entidades sobre as necessidades dos produtores nas ações a serem desenvolvidas nas propriedades, trazendo um dado real do investimento realizado pelo setor público. Para os agricultores o projeto prevê a avaliação do PDF´s, seu impacto na vida dos produtores e possíveis alternativas para melhor acompanhamento da assistência técnica.

Projetos em Piscicultura – Também três projetos estão sendo desenvolvidos pela equipe do CVT na área de Piscicultura, dois projetos pela Chamada Pública MEC/SETEC/CNPQ Nº 94/2013 e um projeto. O primeiro, é na área de Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica, tem como título “Criação de peixes em tanques rede com alimentação alternativa: incremento na renda local de piscicultores na Amazônia Sul Ocidental”, que está sendo coordenado pela professora Paula de Lacerda Santos Ribeiro do IFAC/Câmpus Rio Branco. O terceiro projeto intitulado “Desempenho produtivo de tambaqui (Colossoma macropomum Cuvier 1818) alimentado com ração à base de farinha de ingredientes alternativos, que está inserido no Edital nº 12, de 13 de maio de 2013, referente ao programa institucional de bolsas de iniciação científica Modalidade JUNIOR IFAC/PROIN/CNPq-2013/2014, sendo coordenado pela professora Hévea Monteiro Maciel do IFAC/Câmpus Baixada do Sol.

Estão participando desse primeiro projeto os professores Dayana Alves da Costa (IFAC/Câmpus Sena Madureira), Geazi Penha Pinto (IFAC/Câmpus Rio Branco), Lisandro Juno Soares Vieira (UFAC), Maria José de Castro (IFAC/Câmpus Rio Branco), Alexis de Matos Gomes (IFAC/Câmpus Baixada do Sol) e Rosana Cavalcante dos Santos (IFAC/UEP Baixada do Sol). O projeto tem como principal objetivo inovar no processo de produção de peixes em tanques redes em açudes, alimentados com ração alternativa produzida pelo CVT Agroecologia, a partir de matérias primas agroecologicamente sustentáveis e de produção local.

A ração alternativa objetiva atendar as exigências nutricionais dos peixes, com a inserção de ingredientes regionais, como o caroço do açaí em sua formulação. Para a fabricação da ração a base de caroço de açaí foi realizada a trituração do caroço e desidratado ao sol por cerca de 120horas. Após a desidratação do caroço todos os ingredientes (farelo soja e farelo de milho) foram moídos em peneira de 0,5 mm, acrescidos do óleo de soja, cloreto de sódio e do núcleo mineral, e depois misturados conforme a formulação. A ração está sendo peletizada, desidratada em estufa de circulação forçada a 55ºC, armazenada sob refrigeração.

No terceiro projeto, a ração alternativa produzida pelo CVT Agroecologia, está sendo utilizada para avaliar o desempenho produtivo de juvenis de tambaqui alimentados com diferentes rações com ingredientes alternativos, como o açaí. Ainda, parâmetros de qualidade da água como o: pH, oxigênio e temperatura dos tanques experimentais serão monitorados em todo o período do experimento para verificar o aproveitamento dos alimentos alternativos presentes em sua dieta.

A pesquisa envolve os professores Dayana Alves da Costa (IFAC/Câmpus Sena Madureira), Alexis de Matos Gomes (IFAC/Câmpus Baixada do Sol), Luciano Pereira de Negreiros (IFAC/Câmpus Baixada do Sol) e Rosana Cavalcante dos Santos (IFAC/UEP Baixada do Sol). O experimento está sendo desenvolvido em uma piscicultura, localizada na Estrada de Bujari, Rodovia BR-364, Km 40.

Laboratório do experimento

2014-06-27 09.43.21

 O outro projeto, na área de Piscicultura que está sendo desenvolvido pelo CVT pela Chamada MEC/SETEC/CNPq N° 94/2013, submetido para Linha 1 – Faixa – A, tem como título “Avaliação do NANOLIPE como indicador externo na estimativa da digestibilidade de alimentos alternativos para tambaqui (Colossoma macropomum)”.

2014-03-26 17.27.05

O projeto é coordenado pela professora Dayana Alves da Costa (IFAC/Câmpus Sena Madureira), tendo como equipe os professores Rosana Cavalcante dos Santos (IFAC/UEP Baixada do Sol), Paula de Lacerda Santos Ribeiro (IFAC/Câmpus Rio Branco), Luciano Pereira de Negreiros (IFAC/Câmpus Sena Madureira), Marcelo Helder Medeiros Santana (IFAC/Sena Madureira) e o Técnico em Zootecnia Clebson Lucas de Souza.
O projeto é desenvolvido em parceria com o Departamento de Zootecnia e o curso de Graduação em Aquicultura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A pesquisa visa a elaboração de rações, a serem formuladas com alimentos alternativos da Região Amazônica. Estes deverão ser testados quanto à eficiência digestível na alimentação de peixes, sendo desejada ao final a indicação de uma ou mais rações desenvolvidas integralmente na Região Norte.
O objetivo geral desse projeto é conhecer os coeficientes de digestibilidade aparente da matéria seca, energia bruta, extrato etéreo e proteína bruta dos seguintes alimentos alternativos: farinha do caroço do açaí, farinha do resíduo da castanha do Brasil, bem como da raspa de mandioca, pelo método indireto com a utilização do NANOLIPE como indicador externo em rações práticas a base de farelo de soja e milho.

2014-07-15 11.32.00

CVT Agroecologia realiza pesquisa em Agroecologia e inovação tecnológica