Evento teve feiras demonstrativas, palestras, rodas de conversas, dias de campos, visitas técnicas, cursos e trabalhos de conscientização

1

O Instituto Federal do Acre – IFAC, membro da Comissão de Produção Orgânica do Estado do Acre – CPOrg-AC, participou da Semana dos Alimentos Orgânicos realizada no período de 28 de maio a 5 de junho, com diversas atividades desenvolvidas nos dias 1º, 2 e 3 de junho, no Câmpus Avançado Baixada do Sol.

Com o tema “Produto Orgânico – melhor para a vida”, a Semana dos Alimentos Orgânicos teve como objetivo consolidar sua característica como campanha permanente, reforçando o desenvolvimento de atividades e divulgação ao longo de todo o ano, assim como a integração com diversos eventos e outras campanhas correlacionadas com a temática da produção orgânica, da qualidade de vida, da sustentabilidade, da biodiversidade, entre outros.

No Acre o evento que chega a sua 12ª edição, teve em sua programação palestras, rodas de conversas, dias de campos, visitas técnicas, cursos e trabalhos de conscientização em espaços de concentração do público consumidor. A abertura oficial ocorreu no dia 28 de maio de 2016, na Feira Orgânica de Rio Branco-AC, com comercialização de Produtos Orgânicos e Lançamento da Campanha do produto Orgânico.

4

O IFAC desenvolveu atividades realizadas no Campus Avançado Baixada do Sol, sob a coordenação da profa. Joana Dias, além de visitas de campo com a participação dos alunos do curso Técnico em Agroecologia. Nos dias 30 e 31 de maio, alunos do Campus Avançado Baixada do Sol e da Escola da Floresta, visitaram o experimento Sementes Crioulas Tradicionais ou Locais do Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção de Orgânicos do Acre – CVT Agroecologia.

2

A visita ocorreu sob a orientação da Profa. Joana Dias, do técnico Alysson Cavalcanti e mediadores da Escola da Floresta. Os alunos foram recebidos pelos bolsistas do CVT – Agroecologia Cristina Sá, Valcermyr Teodoro, Lucas Monteiro e Aldo da Costa que desenvolvem as atividades do projeto coordenado pela profa. Rosana Cavalcante dos Santos e pelo Prof. Vanderley Borges.

No dia 1º foi realizada a Oficina de Compostagem, tendo como instrutor Lucas da Silva Monteiro, pela manhã. À tarde, os alunos do curso de Agroecologia participaram da palestra sobre a Oficina de Manejo de Florestas Plantadas realizada em maio deste ano na Terra Indígena Apurinã Kamicuã, no município de Boca do Acre, com o consultor de Conservação do Programa Amazônia, Flávio Quental Rodrigues, da WWF Brasil.

5

6

Na mesma tarde, a reitora do IFAC, profa. Rosana Cavalcante dos Santos, docente da unidade e do curso de Agroecologia, conversou com os alunos sobre sua atuação no Grupo de Pesquisa NEEACRE e das atividades desenvolvidas no Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre – CVT Agroecologia, do qual é fundadora e coordenadora. Ao final sorteou exemplares do livro “Agroecologia no Acre”, publicado através da Editora IFAC.

No dia 2 foi realizado um dia de Campo na Chácara Sossego no Polo Agroflorestal Benfica, tendo como mediadores alunos do Curso Técnico em Agroecologia do IFAC.  No dia 3, as atividades foram encerradas com a Oficina de Compostagem com Minhocas, com a participação do instrutor Lucas da Silva Monteiro.

3

A Semana dos Alimentos Orgânicos é coordenada pela Coordenação de Agroecologia do Mapa, em parceria com os Ministérios do Meio Ambiente; da Saúde; da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Desenvolvimento Agrário; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; da Educação; da Fazenda; da Secretaria de Governo da Presidência da República. Nos Estados, a coordenação é feita pelas Comissões de Produção Orgânica, com a participação de organizações governamentais e não governamentais.

Fonte: http://portal.ifac.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=264:ifac-participa-da-semana-dos-alimentos-organicos-organizado-pela-cporg-ac&catid=17&Itemid=121&server=1

CVT participa da Semana dos Alimentos Orgânicos organizada pela CPOrg-AC