Campus Avançado Baixada do Sol levará ao público da exposição atividades do NUPA e do CVT

1

A partir da próxima semana, entre os dias 23 a 31 de julho, ocorre a Expoacre 2016 no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, em Rio Branco. O Instituto Federal do Acre estará presente na feira com um estande e onde serão ministrados minicursos e apresentadas pesquisas nas áreas de aquicultura e agroecologia. As atividades são desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura (NUPA) e Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre (CVT Agroecologia) do Campus Avançado Baixada do Sol com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa (PROINP).

O primeiro e último dias do evento contará com uma apresentação cultural solo do professor de Música do Campus Baixada do Sol, Douglas Marques.

Pesquisas em Aquicultura – O NUPA apresentará atividades durante todos os dias da exposição. Nos dias 25 e 27, das 10h às 15h, será ofertado um curso de beneficiamento de peixes  amazônicos, voltado aos produtores rurais envolvidos com criação de peixes. O curso será ministrado pela equipe do NUPA, professoras Hévea Maciel, Guiomar Diniz, Amélia Garcia e Luciana.

Nos dias 26 e 27 haverá uma apresentação dos diferentes tipos de ecossistemas aquáticos para criação de peixes através de maquetes produzidas por estudantes do Curso Técnico em Aquicultura. A professora Maralina da Silva estará acompanhando os alunos.

O projeto sobre formas de aproveitar os resíduos de Tambaqui na elaboração de produtos será apresentado nos dias 27 e 28 pelas professoras Guiomar Diniz, Hévea Maciel e Amélia Garcia. No dia 28, haverá no estande do IFAC uma mostra de ingredientes e rações para peixes.

No dia 29, será apresentado o projeto “Inovações tecnológicas com matérias primas regionais aplicadas à alimentação escolar” pela Profa. Guiomar. O projeto visa incentivar o consumo de pescados para alunos do ensino fundamental.

A constituição óssea de peixes amazônicos, trabalho do Prof. Alexis de Matos Gomes, será exposto nos dias 28 e 29. No dia 29, o professor apresentará análises para tratamento de água para criação de peixes.

Uma mostra externa ao estande do IFAC será realizada nos dias 27 e 29. Será a divulgação e demonstração de criação de peixes em sistema intensivo de cultivo que deve mostrar os requisitos para instalação de unidade modelo de sistema intensivo de água para produção de peixes. A mostra será acompanhada pela Profa. Hévea.

Agroecologia – O CVT também marcará presença na Expoacre 2016. A professora Joana de Oliveira ministrará o minicurso “Plantas que Curam: Jardinagem ecológica” nos dias 25 e 26. Na ocasião, serão distribuídos materiais informativos sobre plantas medicinais, em especial a amoreira-preta e será apresentado o estudo de caso sobre formas naturais de atenção às doenças causadas pelo Aedes aegypti, realizado no Campus Avançado Baixada do Sol.

Nos mesmos dias, também haverá uma demonstração da construção de jardim vertical com garrafas PET, com indicação sobre a durabilidade dos materiais, disposição das plantas de acordo com as suas características ecológicas, dicas de manejo e manutenção, interdisciplinaridade, educação ambiental e artes. A atividade também é da Profa. Joana.

Nos dias 25 e 26 será apresentado o projeto “Sementes Crioulas, Tradicionais ou Locais de Feijão” pela Profa. Rosana Cavalcante. A exposição será sobre os diferentes tipos de sementes de feijões regionais acreanos.

Na mostra externa ao estande, haverá um minicurso de produção de adubo orgânico que apresentará as fases de produção do adubo e sua aplicação na produção vegetal. A atividade será nos dias 25 e 26 com a Profa. Joana.

No dia 28, haverá ainda uma apresentação de sistema de criação de suínos ao ar livre para pequenos produtores. A exposição considera a alternativa do sistema agroecológico e será apresentada pela Profa. Amélia Garcia.

Nos dias 27 e 29, haverá uma apresentação de experimentos químicos envolvendo materiais do cotidiano. A proposta é apontar a importância da química a partir das experiências. Atividade será desenvolvida pela Profa. Myrna Cunha.

Fonte: http://portal.ifac.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=394:ifac-apresentara-pesquisas-em-aquicultura-e-agroecologia-na-expoacre-2016&catid=112&Itemid=121

CVT Agroecologia apresentará pesquisa sobre Sementes Crioulas na Expoacre 2016