CURSO FIC
Curso FIC

O Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre (CVT-Acre), concluiu em Fevereiro, o Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) “Agroecologia e produção de orgânicos, aplicados à produção na agricultura familiar”.

O curso, com carga horária de 200 horas, foi oferecido ao grupo de produtores familiares do polo de assentamento Wilson Pinheiro, localizado no Km 41 da Transacreana, zona rural do município de Rio Branco e estudantes do curso Técnico em Agroecologia do IFAC, Câmpus Avançado Baixada do Sol.

A capacitação possui alinhamento com o Eixo de Recursos Naturais dos Câmpus do IFAC que oferecem curso em Agroecologia (Câmpus Avançado Baixada do Sol, Xapuri e Cruzeiro do Sul) pois permite a verticalização com os cursos técnicos em agropecuária e agroecologia superior e técnico, sua oferta está inserida dentro das finalidades institucionais do IFAC.

INSERIR LEGENDA
INSERIR LEGENDA

Esta atividade estava prevista no eixo gerencial de criação do CVT consistindo basicamente na organização, estrutura pedagógica e logisticamente de cursos de capacitação de FIC na área de agroecologia e produção de alimentos orgânicos. Estavam previsto três cursos FICs em Agroecologia: um no Juruá (Câmpus Cruzeiro do Sul), um em Rio Branco (Polo de Assentamento Wilson Pinheiro) e um em Acrelândia (Escola Família Agrícola Jean Pierre Mingan).

“Os cursos de formação são vistos como uma oportunidade de criação de formas de abordagem e acúmulo de prática e reflexão, para que as ações de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo CVT Agroecologia sejam convertidas em educação profissional de qualidade e adaptada às necessidades dos grupos parceiros” comenta a professora Rosana Cavalcante dos Santos, coordenadora do CVT.

Participaram do curso de formação vários parceiros do CVT Agroecologia através da disponibilização de seus técnicos como instrutores a saber: Sandra Tereza Teixeira e Josivam Pereira do Araujo - Cooperativa de Gestão Avançada (CIGA); Andresson Assis - Associação Sócio Participativa (ACS); Maria do Carmo e Maria Rosângela -  Superintendência da Agricultura Familiar no Acre (SFA/AC).
Participaram do curso de formação vários parceiros do CVT Agroecologia através da disponibilização de seus técnicos como instrutores a saber: Sandra Tereza Teixeira e Josivam Pereira do Araujo – Cooperativa de Gestão Avançada (CIGA); Andresson Assis – Associação Sócio Participativa (ACS); Maria do Carmo e Maria Rosângela – Superintendência da Agricultura Familiar no Acre (SFA/AC).

Todos os módulos foram ministrados na associação dos produtores do polo Wilson Pinheiro, a partir de parceria realizada entre o CVT Agroecologia e Cooperativa dos produtores orgânicos do estado do Acre (Coproacre), tendo como objetivo a realização de processos educativos fundamentados na troca e diálogos de saberes, na multi, inter e transdisciplinaridade, na práxis educativa e em metodologias didático-pedagógicas incentivando a participação e protagonismo dos sujeitos envolvidos. O resultado principal foi a troca de experiências a partir da realidade local, sendo este um diferencial para o sucesso do curso, que capacitou 20 produtores e 10 estudantes do IFAC/Câmpus Avançado Baixada do Sol do curso Técnico em Agroecologia .

(Com informações do CVT Agroecologia)

CVT Agroecologia conclui curso FIC no Polo de Assentamento Wilson Pinheiro