Módulo 1 CVT
Profª Williane Martins com alunos participantes do Curso FIC

O Módulo I de “Práticas Agroecológicas em Olericultura” do curso de “Técnicas Agroecológicas para o Trópico Úmido” foi concluído nesta semana, com encerramento de atividades a campo. O curso é ofertado pelo Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção de Orgânicos – CVT Acre, sendo coordenado pelo Instituto Federal Acre – IFAC.

Módulo 1 CVTumO módulo teve duração de quinze dias com carga horária de 40 horas, onde foram abordados temas relacionados à olericultura orgânica e sustentável. O módulo foi ministrado pela professora especialista em cultivo de hortaliças Profa. MSc Williane Martins. Segundo a professora, os alunos ficaram satisfeitos e entusiasmados com as técnicas que aprenderam durante o curso, principalmente pela facilidade de aplicação e baixo custo.

Diferente de outros cursos, todos os conteúdos foram abordados na prática a campo, onde os alunos puderam realizar técnicas de enxertia em solanáceas (Capsicum annum e Solanum lycopersicum), carbonização de resíduo da agroindústria, compostagem, preparo de calda bordalesa e sulfocálcica, biofertilizante supermagro e simples, além do controle biológico com Baccilus thuringiensis e Thicoderma harzianum.

O curso é realizado pelo Centro Vocacional de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre – CVT Acre, que foi aprovado através da Chamada MCTI/MEC/MAPA/CNPq Edital 46/2012. O projeto tem como missão ser um centro de referência para o desenvolvimento rural sustentável e dos conhecimentos e práticas de produção orgânica e de base agroecológica no Acre. Sua atuação no IFAC abrange projetos desenvolvidos nos quatro câmpus.

De acordo com a coordenadora geral do CVT Acre, Profª Dra. Rosana Cavalcante dos Santos, as ações dos projetos do CVT se darão por meio do desenvolvimento de atividades de extensão tecnológica, pesquisa científica e educação profissional na área de agroecologia e produção orgânica de alimentos.

A proposta consta de quatro eixos temáticos que consistem em planos de ação cada constituído de atividades e metas sendo eles a Gestão do projeto CVT Acre; a Capacitação em agroecologia e produção orgânica; a Extensão em agroecologia produção orgânica via intercâmbios promovendo troca de saberes; o Desenvolvimento de pesquisas em sistematização de experiências e práticas agroecológicas e orgânicas do Acre, incluindo quintais urbanos, levantamento da produção familiar agroecológica e estudos nas áreas de agrobiodiversidade, substituição de insumos e proteção de plantas.

Módulo 1 CVTdois
Segundo os agricultores e alunos participantes, o curso veio num período oportuno, tendo em vista as dificuldades encontradas pelos produtores da região, e que através das orientações e alternativas que aprenderam a fazer, poderão melhorar os sistemas produtivos, principalmente no cultivo agroecológico de hortaliças.

(Com informações do Câmpus Cruzeiro do Sul)

Atividade de campo encerra Módulo I do curso Técnicas Agroecológicas para o Trópico Úmido