alimento_rosana

A 10ª Semana de Alimentos Orgânicos no Acre foi aberta nesta segunda-feira, dia 26, com o auditório do IFAC/Câmpus Rio Branco lotado de profissionais e estudantes de áreas agrícolas ansiosos por mais conhecimento sobre o tema.

“Este é o Ano Internacional da Agricultura Familiar e presenciar este auditório repleto de jovens de cursos técnicos e profissionalizantes do Instituto Federal do Acre e do Instituto Dom Moacyr é uma grande honra, porque nosso objetivo é somar. Falar de Alimentos Orgânicos é extrapolar o tema da Educação, é falar de Soberania Alimentar, de Ética, de preço justo e muito mais”, destacou a reitora Pro Tempore do IFAC e coordenadora do Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre – CVT Agroecologia, Profª Drª Rosana Cavalcante dos Santos.

O superintendente federal da Agricultura no Acre, Dr. Antônio César Lazzare, contou que o Brasil é um dos países campeões no uso do agrotóxico e mudar essa realidade não é uma missão fácil, mas é gradativa considerando que hoje todos buscam mais qualidade de vida.

Representando mais de dez instituições governamentais e não-governamentais que integram a Comissão da Produção Orgânica do Estado do Acre, a senhora Maria Rosângela Barbosa, fez uma breve retrospectiva dos 12 anos que a iniciativa começou com uma feirinha de produtos orgânicos que acontece aos sábados pela manhã no calçadão do Terminal Urbano no centro da Capital. “Hoje temos 34 produtores cadastrados nas comunidades do Humaitá, Polo Benfica, Wilson Pinheiro e Moreno Maia e mais 16 da Associação dos Pequenos Agrossilvicultores do Projeto Reca cadastrados. É uma iniciativa consolidada e contínua que visa beneficiar à todos”, explicou.

Dando boas vindas ao evento, o diretor de Administração do IFAC/Câmpus Rio Branco, Ubiracy Dantas, renovou o compromisso da Instituição em abrigar a abertura da Semana e reforçar outras parcerias que sejam desenvolvidas ao longo do ano.

alimento_publico

Além da cerimônia de abertura, o primeiro dia do evento contou com a programação de quatro palestras proferidas por doutores e mestres na temática.

alimento_vanderley

A agricultura e a preservação da diversidade genética das espécies cultivadas – esse tema foi abordado pelo pós-doutor Vanderley Borges dos Santos, professor da Universidade Federal do Acre. Ele narrou de forma sucinta sobre a história da agricultura dos tempos primórdios até os dias atuais com dados estatísticos sobre a produção convencional e a tradicional na geração de alimentos e destacou principalmente os perigos da expansão tradicional para a redução da diversidade das espécies cultivadas.

alimento_cleisa

Castanha do Brasil: segurança alimentar e potencial econômico – foi o assunto tratado pela mestre Cleísa Brasil da Cunha Cartaxo, pesquisadora da Embrapa. O enfoque foi na necessária adoção de boas práticas da coleta na mata ao armazenamento, evitando a contaminação por aflatoxinas e a adequação de mais investimento em pesquisas e produção desta que é uma das mais importantes economias no Acre e em toda região Amazônica.

alimento_amauri

Agrobiodiversidade no Acre foi o assunto trazido pelo pesquisador da Embrapa e professor do Programa Bionorte, Dr. Amauri Siviero. Analisando o cenário do Estado, ele abordou a biodiversidade de forma ampla indo do solo à cultura. Com muitos exemplos, estimulou sobretudo os alunos presentes a pesquisarem e ousarem com a produção de alimentos orgânicos. “Hoje boa parte da população que vive no campo não sobrevive apenas de sua produção. Ainda é mais barato comprar do que produzir aqui, mas há mercado sim para o produto gerado com o carinho da agricultura familiar. Há quem pague por exemplo R$ 9,00 em uma dúzia de ovos caipira na feirinha ao invés de R$ 3,50 na dúzia de ovos de granja no mercado”, citou. Falando de etnociência, o professor também exemplificou a diversidade de espécies de mandioca e feijão produzidos na região e disponibilizou sugestões de fontes bibliográficas específicas sobre o Estado.

alimento_banteljulielmo

Ambientalização urbana, social e preservacionista com ótica de agricultura orgânica foi o tema que fechou o ciclo de palestras do primeiro dia da Semana de Alimentos Orgânicos. Os professores do IFAC, Dr. Carlos Adolfo Bantel e Julielmo de Aguiar Corrêa narraram as experiências desenvolvidas com estudantes dos Câmpus Sena Madureira e Xapuri pelo Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia do Acre e hoje Centro Vocacional Tecnológico. Iniciativas interdisciplinares como a recuperação do Igarapé Santa Rosa, práticas de compostagens, feitio de canteiros para consolidação de um viveiro até a arborização de uma praça em Xapuri foram citados. Em Sena Madureira, outra iniciativa como o cultivo de hortas-jardins geraram até a premiação de publicação internacional. “Não falamos de projetos caros, nossa base é o reaproveitamento de materiais e o mais importante, Iniciativa”, argumentou Prof. Bantel.

Nos dois períodos do ciclo de palestras também foram sorteados kits e cartazes sobre a temática

alimento_sorteio1 alimento_sorteio2

Palestras abrem a 10ª Semana de Alimentos Orgânicos no Acre