Unidade Demonstrativa do Projeto Sementes Crioulas Tradicionais ou Locais e lançamento da versão digital do livro “Agroecologia no Acre” são temas de palestras

2

A coordenadora do Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia (CVT Agroecologia) e Reitora do Instituto Federal do Acre (IFAC), profa. Rosana Cavalcante dos Santos, participou como palestrante e lançou a versão digital do livro “Agroecologia no Acre” na abertura da Semana de Aquicultura e Agroecologia realizada no Campus Avançado Baixada do Sol.

Durante a palestra, ministrada pela manhã e à tarde, para alunos dos cursos de Aquicultura e Agroecologia, a profa. Rosana Cavalcante dos Santos fez uma exposição dos objetivos e dos projetos desenvolvidos no âmbito do CVT Agroecologia, como a Unidade de Agroecologia Demonstrativa do Projeto Sementes Crioulas Tradicionais ou Locais, desenvolvido com recursos do CNPq, e implantada no Campus Avançado Baixada do Sol.

3 4

A Reitora destacou que o IFAC vive um momento histórico com a realização da 1ª Semana de Aquicultura e Agroecologia, que conta com vários eventos como palestras, dia de campo, oficinas, cultivo e plantio de mudas e atividades culturais. “Este evento é um divisor de águas no Campus Avançado Baixada do Sol, pois marca a implantação da Unidade de Agroecologia Demonstrativa do projeto do CVT Agroecologia, com estufa, área de compostagem, plantio de feijões e área para atividades práticas”.

56

Outra boa notícia apresentada aos alunos foi a doação de uma área para a implantação da sede própria do Campus Avançado Baixada do Sol, pelo governo do Estado, ao lado da Escola da Floresta, além da assinatura de Termo de Cooperação entre o IFAC e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), para coordenar a pesquisa na área de Piscicultura no Estado.

78

A parceria com o Governo do Estado vai propiciar aos alunos a participação em estágios junto aos produtores locais e utilização dos laboratórios do Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia, sob orientação de docentes da área. O convite foi realizado pelo governador Tião Viana, durante reunião com a Reitora Rosana Cavalcante dos Santos e o secretário Sibá Machado.

Lançamento – No mesmo evento a Reitora fez o lançamento da versão digital do livro “Agroecologia no Acre”, lançado pela Editora IFAC. O livro foi organizado pela professora Rosana Cavalcante dos Santos e pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Amauri Sivieiro. A obra descreve uma discussão sobre as bases sociais, econômicas e tecnológicas da Agroecologia no Estado.

A Agroecologia, segundo a Reitora, apresenta o desafio de estimular a adoção de uma agricultura de base ecológica no Estado, com novas tecnologias e práticas, assegurando a reprodução da capacidade produtiva socialmente justa, a preservação do meio ambiente e a satisfação do consumidor cada vez mais exigente.

Os alunos participantes da Semana de Aquicultura e Agroecologia receberão uma cópia do livro em CD, além dos alunos sorteados com a versão impressa do livro. A Semana de Aquicultura e Agroecologia está sendo realizada no período de 19 a 23 de setembro no Campus Avançado Baixada do Sol, com o apoio do CVT Agroecologia.

Fonte:http://portal.ifac.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=533:cvt-agroecologia-apresenta-projetos-durante-semana-de-aquicultura-e-agroecologia&catid=17&Itemid=121

Centro de Agroecologia apresenta projetos durante Semana de Aquicultura e Agroecologia