Dissertações – Turma 2022
- FORMАÇÃO CONTІNUАDА DOCENTE COM FOCO NА ІNCLUSÃO DE ESTUDANTES АUTІSTАS DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE-Maria Alves dos Santos.
- É PRECISO VER, OUVIR E FALAR SOBRE INCLUSÃO DIGITAL:Possibilidades e desafio para a formação continuada de docentes da Educação profissional e tecnológica-Francisco da Silva Passos.
- Acolhimento, permanência e êxito das alunas grávidas, puérperas e mães no IFAC – campus Tarauacá – Tainá da Silva Bonfim.
- Boas Práticas para Submissão de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão no SEI: Uma Proposta para o Instituto Federal do Acre. – Jefferson Bissat Amim.
Produtos Educacionais – Turma 2022
- PRODUTO EDUCACIONAL: FORMAÇÃO NOÇÕES BÁSICAS DE ACESSIBILIDADE DIGITAL PARA PROFESSORES-Francisco da Silva Passos.
Uma proposta para um curso FIC em Empreendedorismo em Negócio de impacto – Reinaldo Maia Siqueira.
- Caderno de orientações para acolhimento, permanência e êxito das alunas grávidas, puérperas e mães no IFAC – campus Tarauacá – Tainá da Silva Bonfim.
- Cartilha para abertura de processos de projetos de ensino, pesquisa e extensão no SEI – Jefferson Bissat Amim.
Dissertações – Turma 2021
- Contribuições das ações de extensão na formação dos educandos no ensino médio integrado do IFAC – Luana Oliveira de Melo.
- O uso de metodologias ativas, de forma interdisciplinar, no ensino médio integrado dos Institutos Federais:Êxitos, desafios e proposições – Maria Eliana Lima Rodrigues.
- O currículo integrado do Instituto Federal do Acre baseado nos pilares do trabalho, ciência, tecnologia e cultura – Maria Elenir Lima Rodrigues Farias.
- Comunicação de Saberes e Práticas Extensionistas no IFAC – Fábio Storch de Oliveira.
- O Ensino da Semântica na Educação Profissional e Tecnológica com Práticas de Sequência Didática Interativa – Ana Meire Alves da Silva.
- Formação Continuada de Docentes em Estratégias Didáticas para a Inclusão de Estudantes Surdos no Processo Ensino-aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica – Elizanildo Weseu Lima;
- A Capoeira Como Conteúdo de Ensino da História e Cultura Afro- brasileira nas Aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado- Ane Kelly Severino Salvino;
- Conselho de classe como instrumento de gestão democrática e participativa no ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Acre – Campus Rio Branco – Wemerson Fittipaldy de Oliveira;
- Espaços não Formais de Educação: Importância e contribuições para o Ensino Médio Integrado do Campus Xapuri do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – Júnior da Costa Moreira;
- Mulher, Ciência e Educação Profissional: narrativas históricas das mulheres pesquisadoras no IFAC” – Irla de Oliveira Vidal;
- Textos dissertativo-argumentativos como ressignificação da autonomia crítica na Educação Profissional e Tecnológica – Sergio Torres dos Santos ;
- Trilha interpretativa no Rio Croa como Espaço Pedagógico na Formação do Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Acre – Paulo Costa de Moura;
Produtos Educacionais – Turma 2021
- Construindo conhecimento por meio da extensão no Ifac: Orientações para os educandos – Luana Oliveira de Melo.
- Sequência didática interativa: uma proposta para o tema contemporâneo transversal “educação em direitos humanos”, com uso da aprendizagem baseada em problemas, de forma interdisciplinar – Maria Eliana Lima Rodrigues.
- COMO REALIZAR A INTEGRAÇÃO CURRICULAR DE UM CURSO TÉCNICO POR MEIO DE EMENTAS E PLANOS DE ENSINO? Orientações Pedagógicas a partir de um Estudo de Caso realizado em um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática para a Internet – Maria Elenir Lima Rodrigues Farias.
- Revista de Extensão: Saberes e práticas extensionistas no IFAC – Fábio Storch de Oliveira.
- Semântica de Contextos e Cenários: uma proposta de sequência didática interativa para o ensino médio integrado – Ana Meire Alves da Silva.
- Formação Continuada Docente na EPT: Estratégias Inclusivas no Processo Ensino-Aprendizagem dos Estudantes Surdos- Elizanildo Weseu Lima;
- O berimbau tá chamando, vem pra roda: gincana pedagógica de capoeira como estratégia de ensino da história e cultura afro-brasileira no ensino médio integrado – Ane Kelly Severino Salvino;
- Conselho de Classe como Espaço de Reflexão do Fazer Pedagógico – Wemerson Fittipaldy de Oliveira;
- Guia de espaços não formais: Xapuri – Acre – Júnior da Costa Moreira;
- Mulher, Ciência e Educação Profissional – Irla de Oliveira Vidal;
- Sequências didáticas interativas para o ensino de língua inglesa no ensino médio integrado com gêneros multimodais – Norma Sueli Ferreira de Araújo;
- Assistência estudantil e a lei de cotas: promovendo a permanência e êxito no ensino médio integrado – Lorena Rodrigues Barbosa;
- Sequências Didáticas Interativas para o ensino da argumentação no ensino médio integrado – Sergio Torres dos Santos;
Dissertações – Turma 2019
- Aprendizagem baseada em problemas: contribuições à disciplina de gestão de pessoas do curso técnico subsequente em administração do Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco – Ana Cristina Melo Leite da Cunha;
- Acolhimento estudantil como prática escolar na EPT: uma busca pela permanência e superação da evasão – Mary Clicia da Costa Moraes;
- Educação patrimonial como tema transversal: contribuições ao Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco – Regiane de Souza Oliveira Farias;
- Assistência Estudantil no Instituto Federal do Acre: Contribuições para uma Identidade para Além dos Auxílios Financeiros – Priscila da Silva Soares;
- Uso de Metodologias Ativas e Recursos Educacionais no Ensino de História em Cursos Técnicos Integrados do Ifac – Tiago Nascimento da Costa;
- Ansiedade entre Adolescentes: uma Proposta de Intervenção Educacional – Weysla Paula de Souza Lopes Dutra;
- Histórias de vida como estratégia para a promoção da leitura, interpretação e produção textual no ensino médio integrado – Francisco Gilberto Mendes dos Santos;
- Integração da educação profissional e tecnológica com a educação de jovens e adultos: desafios, possibilidades e vivências no Instituto Federal do Acre, campus Rio Branco – Irismar Severino da Silva Fernandes;
- Contribuições do laboratório Maker para o processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Acre – Jefferson Feitosa de Almeida;
- Formação continuada de professores da educação à distância, do Instituto Federal do Acre, para o uso de recursos educacionais abertos – Alessandra Cristina de Angeli;
- Dungeons and Soils: uma prática gamificada para ensinar o conteúdo de índices físicos da disciplina de mecânica dos solos nos cursos profissionalizantes – Gabriel Assumpção Firmo Dantas;
- História em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem: o tribunal do júri – Mayara dos Santos Santiago;
- Tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual aplicada ao ensino: novas concepções na formação inicial e continuada de professores no Instituto Federal do Acre – Francisco Héliton do Nascimento;
- Educação financeira no ensino médio integrado do Instituto Federal do Acre: uma proposta de ensino transversal com base na abordagem temática freiriana – Richarles de Araújo Sousa;
- A inclusão dos estudantes com deficiência visual no Instituto Federal do Acre sob múltiplos olhares numa perspectiva colaborativa – Antônia Diniz;
- Variação linguística nos cursos integrados do Ifac, campus Sena Madureira: sequência didática interativa à luz da sociolinguística educacional – Raimundo Nonato da Silva Junior;
- Pesquisa como princípio pedagógico no ensino médio integrado: orientações à gestão de ensino do Instituto Federal do Acre, Campus Rio Branco – Altino Farias de Morais.
Produtos Educacionais – Turma 2019
- Competências para o futuro – Valdenir Cardoso Gomes de Melo Junior;
- Curso de Formação Continuada para Docentes sobre Práticas Metodológicas voltadas para Estudantes com Transtorno do Espectro Autista – TEA – Cassia Andreia de Souza Lima;
- Oficina: aprendendo sobre gestão de pessoas por meio da aprendizagem baseada em problemas (ABP) em um ambiente virtual – Ana Cristina Melo Leite da Cunha;
- Acolhimento estudantil: fortalecimento de vínculos e identidade institucional – Mary Clicia da Costa Moraes;
- Educação Patrimonial como tema transversal no Ensino Médio Integrado: contribuições à gestão de ensino – Regiane de Souza Oliveira Farias;
- Processo metodológico para caracterização da identidade profissional: o caso da Assistência Estudantil do Instituto Federal do Acre – Priscila da Silva Soares;
- História de vida como proposta de letramento no ensino médio integrado – Francisco Gilberto Mendes dos Santos;
- Documentário: As vozes do Proeja – Irismar Severino da Silva Fernandes;
- Aprendizagem Maker: guia de orientações sobre o uso de tecnologias educacionais destinado aos professores do Ifac – Jefferson Feitosa de Almeida;
- Formação continuada de professores da educação à distância para o uso de recursos educacionais abertos – Alessandra Cristina de Angeli;
- Dungeons and Soils: a jornada pelo conteúdo de índices físico – Gabriel Assumpção Firmo Dantas;
- História em quadrinhos no processo de ensino e aprendizagem: o tribunal do júri – Mayara dos Santos Santiago;
- Projeto de criação do curso de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual aplicada ao ensino: novas concepções para professores – Francisco Héliton do Nascimento;
- Educação financeira: orientações para um ensino transversal no currículo do ensino médio integrado – Richarles Araújo de Sousa;
- Proposta institucional de ensino acessível para educandos com deficiência visual – Antônia Diniz;
- Sequência didática: variação linguística em sequência didática interativa – Raimundo Nonato da Silva Junior;
- Orientações à gestão de ensino sobre pesquisa como princípio pedagógico no ensino médio integrado – Altino Farias de Morais;
- Jovem Ansiedade (Joan) – Weysla Paula de Souza Lopes Dutra;
- Metodologias Ativas e Recursos Educacionais propostos para o Ensino de História em Cursos Técnicos Integrados – Tiago Nascimento da Costa.
Dissertações – Turma 2018
- Sequência didática em educação financeira: uma abordagem com vídeos em rodas de conversa – Celle Cristianne Mendes Evangelista Belchior;
- A inclusão do autista no espaço pedagógico do Instituto Federal do Acre do câmpus Rio Branco – Roger Correa de Oliveira;
- Que a política esteja com você: o ensino de filosofia a partir da saga Star Wars em cursos do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Acre – Maria Lionilde Araújo da Silva;
- 10 anos do Instituto Federal do Acre (IFAC): histórias de vida e trabalho no campus Rio Branco – Elane Cristine Almeida da Silva;
- Projeto Político Pedagógico no Instituto Federal do Acre: limites e possibilidades – Patrícia Haeser Ferreira Nery;
- TED: Tecnologia Educacional Digital – uma experiência de ensino remoto no IFAC – Campus Rio Branco – Danielle Jacob Serra do Nascimento;
- Uma sequência didática para o ensino médio integrado sobre a temática Revolução Acreana com auxílio da literatura de cordel – Maria Cecília Pereira Ugalde;
- Aprendizada baseada em problemas: contribuições de um estudo de caso sobre arte moderna para a formação integral dos estudantes do 2º ano do curso téncico de nível médio integrado em redes de computadores do Instituto Federal do Acre – Josiane Aparecida Antonia Cestaro;
- A sistematização da assistência de enfermagem como instrumento metodológico para o ensino integral e emocional – Edvan Ferreira de Meneses;
- O ensino de administração para surdos: o caso do Instituto Federal do Acre – Alexandre Barreto;
- O ensino de conceitos de gestão da qualidade com a utilização de filmes como possibilidade de aprendizagem significativa – Pollyana Rufino de Souza Oliveira;
- Trekking como prática pedagógica interdisciplinar no ensino médio integrado na promoção da educação ambiental – Jefferson Teixeira Sarmento de Lima;
- Formação continuada e saberes docentes na educação profissional e tecnológica: contribuições para a prática pedagógica – Ronegildo de Souza Silva;
- O processo de acolhimento institucional e integração dos servidores do Instituto Federal do Acre /Campus Cruzeiro do Sul – Francislene Rosas da Silva;
- Uso de metodologias ativas e recursos educacionais no ensino jurídico na educação profissional e tecnológica – Nick Andrew Pereira Ugalde;
Produtos Educacionais – Turma 2018
- Sequência didática em educação financeira: uma proposta com vídeos para sala de aula – Celle Cristianne Mendes Evangelista Belchior;
- Guia para gestores do Instituto Federal do Acre – Campus Rio Branco voltado à inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista – Roger Correa de Oliveira;
- CienciArte: Star Wars e o ensino de política – Maria Lionilde Araújo da Silva;
- Campus Rio Branco: histórias de vida e trabalho (2010 – 2020) – Elane Cristini Almeida da Silva;
- Projeto Político Pedagógico: diálogos sobre a necessidade de uma construção participativa – Patrícia Haeser Ferreira Nery;
- Sequência didática de plano financeiro – Danielle Jacob Serra do Nascimento;
- Uma sequência didática para o ensino médio integrado sobre a temática Revolução Acreana com auxílio da literatura de cordel – Maria Cecília Pereira Ugalde;
- Proposta de ensino: ABP através de estudo de caso no ensino de Arte – Josiane Aparecida Antonia Cestaro;
- A sistematização da assistência de enfermagem como instrumento metodológico para o ensino integral e emocional – Edvan Ferreira de Meneses;
- Chegou um aluno surdo, e agora?: um roteiro de aprendizagem para professores do ensino de administração para surdos – Alexandre Barreto;
- UEPS – Unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino das abordagens da qualidade com a utilização de filmes – Pollyana Rufino de Souza Oliveira;
- Trekking pedagógico Ifac – Jefferson Teixeira Sarmento de Lima;
- Avaliação da aprendizagem na EPT: refletindo e (re)construindo concepções e práticas sobre o processo avaliativo – Rogenildo de Souza Silva;
- Guia de acolhimento e integração aos servidores do Instituto Federal do Acre/Campus Cruzeiro do Sul – Francislene Rosas da Silva;
- Inovando no serviço jurídico: metodologias ativas e recursos educacionais – Nick Andrew Pereira Ugalde
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.