Confira abaixo as produções científicas de docentes, mestrandos e mestrandas do ProfEPT Ifac:
- A saga star wars ancorando reflexões sobre a rebeldia como categoria epistemológica para uma formação integral. Capítulo de livro. Autores: Maria Lionilde Araújo da Silva, Ricardo dos Santos Pereira, Tania Araujo-Jorge e Josina Maria Pontes Ribeiro.
- Marcos históricos de las políticas de educación profesional y tecnológica y socioeducativa en brasil (1930-2012). Artigo. Autores: Wilkerson Oliveira de Avilar, Josina Maria Pontes Ribeiro e Maria Nilvane Fernandes.
- Perspectivas de formação docente: influências da BNCC para a educação profissional e tecnológica. Capítulo de livro publicado em “Formação de professores para a educação profissional: entre memórias e práticas” – Autores: Valdenir Cardoso Gomes de Melo Junior; Amélia Maria Lima Garcia.
- Trekking como prática pedagógica em espaços amazônicos: uma perspectiva aos Institutos Federais. Autores: Jefferson Teixeira Sarmento de Lima; Amélia Maria Lima Garcia; Cledir de Araújo Amaral; Renata Gomes de Abreu Freitas; Valdinéia Rodrigues Tomaz.
-
Formação politécnica em saúde na Amazônia Ocidental: integralidade e politecnia no ensino técnico de enfermagem a partir do plano pedagógico do curso – Autores: Edvan Ferreira de Meneses; Amélia Maria Lima Garcia; Ricardo dos Santos Pereira.
-
Formação politécnica em saúde na Amazônia Ocidental: capacitação emocional de alunos concludentes do curso técnico em enfermagem – Autores: Edvan Ferreira de Meneses; Amélia Maria Lima Garcia; Ricardo dos Santos Pereira.
- Práticas corporais de aventura nos cursos do Ensino Médio Integrado do Ifac-Campus Rio Branco – Autores: Jefferson Teixeira Sarmento de Lima; Amélia Maria Lima Garcia; Cledir de Araújo Amaral; Renata Gomes de Abreu Freitas; Valdinéia Rodrigues Tomaz .
- Tecnologia: breve caracterização e a Quarta Revolução Industrial – Autores: Valdenir Cardoso Gomes de Melo Junior; Mayara dos Santos Santiago; Amélia Maria Lima Garcia .
- O ensino emocional no plano do curso técnico em enfermagem da escola Maria Moreira da Rocha – Autores: Edvan Ferreira de Meneses; Amélia Maria Lima Garcia .
- A formação a partir de disciplinas compartimentadas e da negação dos saberes emocionais: impactos formativos e profissionais – Autores: Edvan Ferreira de Meneses; Amélia Maria Lima Garcia .
- Histórias de vida e trabalho no Instituto Federal do Acre (Ifac)/Campus Rio Branco: uma análise fenomenológica. Autores: Elane Cristine Almeida da Silva; Josina Maria Pontes Ribeiro; Ricardo dos Santos Pereira.
- A inexistência de um método freiriano para a construção dos inéditos viáveis: notas aos caminhantes. Autores: Josina Maria Pontes Ribeiro; Maria Lionilde Araújo da Silva; Vicente Bessa Neto; Tania Cremonini de Araújo-Jorge.
- Permanência e êxito estudantil no ensino médio integrado no Instituto Federal do Acre, Campus Cruzeiro do Sul. Autores: Mary Clicia da Costa Moraes; José Marlo Araújo de Azevedo; Hellen Sandra Freires da Silva Azevedo.
- Um olhar sobre a Educação Profissional: motivos e enfrentamento da evasão no Instituto Federal do Acre. Mary Clicia da Costa Moraes; José Marlo Araújo de Azevedo; Hellen Sandra Freires da Silva Azevedo; Tiago Ramos de Souza.
- Games: A Journey Through History to the Classroom. Gabriel Assumpção Firmo Dantas; Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo; José Marlo de Araújo Azevedo.
- Educação financeira no Ensino Médio Integrado: construindo um currículo transversal com base em temas geradores. Autores: Richarles de Araújo Sousa; Mário Sérgio Pedroza Lobão; Renata Gomes de Abreu Freitas. Disponível também em inglês.
- Educação patrimonial como tema transversal no Ensino Médio Integrado: um olhar dos professores em uma Instituição de Educação Profissional e Tecnológica. Autores: Regiane de Souza Oliveira Farias; Mário Sérgio Pedroza Lobão.
- Iniciação científica como caminho para a emancipação do aluno vinculado ao Ensino Médio Integrado. Autores: Altino Farias de Morais; Richarles de Araújo Sousa; Regiane de Souza Oliveira Farias; Priscila Ferreira Wolter; Mário Sérgio Pedroza Lobão.
-
A assistência estudantil no processo educacional: possibilidades de atuação. Autores: Priscila da Silva Soares; Cledir de Araújo Amaral.
- A saga Star Wars e a política: discussões e possibilidades de conceitos-imagens da saga para o ensino de filosofia. Autores: Maria Lionilde Araújo da Silva; Josina Maria Pontes Ribeiro e Ricardo dos Santos Pereira.
- A experiência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre com a formaçao dos trabalhadores da educação básica no Vale do Juruá. Autores: Marcondes de Lima Nicácio; José Júlio Cesar do Nascimento Araújo e Selma Suely Baçal de Oliveira.
- Políticas de formação dos profissionais não docentes da educação básica no Brasil: uma análise do curso superior de tecnologia em processos escolares. Autores: Marcondes de Lima Nicácio; José Júlio Cesar do Nascimento Araújo e Selma Suely Baçal de Oliveira.
- Por políticas educacionais para os imigrantes/refugiados no Brasil: análise preliminar a partir da realidade acreana. Autores: José Júlio César Nascimento Araújo, Nelson Jaime Có; Marcondes Lima Nicácio; Cleilton Sampaio de Farias.
- Uma experiência de instrução por pares no mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica: ProfEPT para a aprendizagem significativa. Autores: Cleilton Sampaio de Farias; José Júlio César do Nascimento Araújo; Edilene da Silva Ferreira; César Gomes de Freitas.
- A educação profissional e tecnológica no Brasil: anotação a partir dos governos de Collor, Fernando H. Cardoso e Lula. Autor: José Júlio César do Nascimento Araújo.
- O trabalho precário nos Institutos Federais: uma análise dos processos de intensificação do trabalho verticalizado. Autor: José Júlio César do Nascimento Araújo.
- Interface entre Filosofia e Pedagogia freiriana: contribuições para uma formação humana integral. Autores: Maria Lionilde Araújo da Silva; Josina Maria Pontes Ribeiro e Ricardo dos Santos Pereira.
- O Projeto Político Pedagógico: uma discussão sobre identidade e identidades na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Autores: Patricia Haeser Ferreira Nery e Josina Maria Pontes Ribeiro.
- Memória, identidade e cultura: relações necessárias para pensar a educação profissional e tecnológica. Autores: Elane Cristine Almeida da Silva; Josina Maria Pontes Ribeiro e Ricardo dos Santos Pereira.
- Esperança e utopia como horizonte para o ensino médio integrado ao técnico: aproximações entre filosofia freiriana e a Saga Star Wars. Autores: Maria Lionilde Araújo da Silva; Josina Maria Pontes Ribeiro e Ricardo dos Santos Pereira.
- A Saga Star Wars e a Política: discussões e possibilidades de conceitos-imagens da Saga para o ensino de filosofia. Autores: Maria Lionilde Araújo da Silva; Josina Maria Pontes Ribeiro e Ricardo dos Santos Pereira.
- Avaliação da aprendizagem: uma proposta de formação continuada aos docentes da Educação Profissional e Tecnológica. Autores: Ronegildo de Souza Silva; José Marlo de Araújo de Azevedo; Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo.
- Gamificação como alternativa metodológica na educação Profissional e tecnológica. Autores: Gabriel Assumpção Firmo Dantas; Hellen Sandra Freires Da Silva Azevedo; José Marlo Araújo De Azevedo
- A arte de criar jogos para educação profissional e tecnológica: um roteiro fundamentado por Boller e Kapp e Dickmann. Autores: Gabriel Assumpção Firmo Dantas; Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo; José Marlo Araújo de Azevedo.
- Acolhimento institucional e integração docente: articulação necessária ao início da docência na educação profissional no extremo oeste da Amazônia. Autores: Francislene Rosas da Silva; Ronegildo de Souza Silva; Patrícia Mendes Calixto; José Marlo Araújo de Azevedo.
- Contribuições do Instituto Federal para a formação profissional e avanços educacionais no extremooeste da Amazônia. Autores: Ronegildo de Souza Silva; Francislene Rosas da Silva; José Marlo Araújo de Azevedo.
- Gestão da cultura organizacional no Instituto Federal: limites, desafios e rotatividade docente na Amazônia Sul Ocidental. Autores: Francislene Rosas da Silva; Ronegildo de Souza Silva; Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo; José Marlo Araújo de Azevedo.
- Trabalho docente na educação profissional: das escolas de aprendizes artífices aos Institutos Federais e os desafios do ensino verticalizado. Autores: Francislene Rosas da Silva; Ronegildo de Souza Silva; Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo; José Marlo Araújo de Azevedo.
- Saberes docentes na educação propedêutica e educação profissional: o olhar dos professores expressos no discurso no Instituto Federal. Autores: Ronegildo de Souza Silva, Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo, Francislene Rosas da Silva, José Marlo Araujo de Azevedo.
- Formação docente na educação profissional e tecnológica: desafios e contribuições da formação continuada para atuação docente. Autores: Ronegildo de Souza Silva, Hellen Sandra Freires da Silva Azêvedo, Francislene Rosas da Silva, José Marlo Araujo de Azevedo.
- Pesquisa como princípio pedagógico no ensino médio integrado: percepção dos gestores de ensino. Autores: Altino Faria de Moraes; Mário Sérgio Pedroza Lobão.
- Que abacaxi!. Autores: Altino Faria de Moaraes; Regiane de Souza Oliveira Farias; Cleilton Sampaio de Farias; Mário Sérgio Pedroza Lobão.
- Ensino médio integado e educação patrimonial como tema transversal. Autores: Regiane de Souza Oliveira Farias; Mário Sérgio Pedroza Lobão.
- Gestão democrática e participativa: notas teóricas sobre desafios à construção de uma educação no contexto do Institutos Federais. Autores: Wemerson Fittipaldy; Lorena Rodrigues Barbosa; Mário Sérgio Pedroza Lobão.
- Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos na Rede Federal: de um entrelace histórico a uma ação contemporânea. Autores: Irismar Severino da Silva Fernandes; Mario Sérgio Pedroza Lobão; Renata Gomes de Abreu Freitas.
@media print {
.ms-editor-squiggler {
display:none !important;
}
}
.ms-editor-squiggler {
all: initial;
display: block !important;
height: 0px !important;
width: 0px !important;
}