Home

Sobre o PROFEPT

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica conta atualmente com o curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), cadastrado na área de Ensino da CAPES, recomendado ao reconhecimento e avaliado com nota 3.

O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.

A oferta em rede envolve instituições associadas de todas as regiões do Brasil, o que inclui 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e pelo Colégio Pedro II (chamados de Instituições Associadas). O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) é a instituição que coordena nacionalmente o ProfEPT, desde a sua criação. No Acre, o Instituto Federal do Acre – Campus Rio Branco é uma Instituição Associada ao ProfEPT desde 2017.

Seleção

Saiba mais sobre a seletiva de novos alunos

Corpo Docente

Conheça os docentes que integram o ProfEPT

Disciplinas

Saiba mais sobre as disciplinas ministradas

Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, às questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, à Educação Indígena, à Educação e Relações Étnico-raciais, à Educação Quilombola, à Educação do Campo, às Questões de Gênero e à Educação para Pessoas com Deficiências (PCDs) e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho.
 

Organização e Memória de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Trata dos processos de concepção e organização do espaço pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Considera, também, a construção temporal, através dos estudos de memória da Educação Profissional e Tecnológica, que ao longo do tempo, vem configurando os processos de ensino e de organização de seus espaços pedagógicos.  

Portadores de diploma de curso superior ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do Ministério da Educação. Não há restrição com relação à formação em nível de graduação.

480 horas

24 meses

De 2018 até o final de 2019 em todo brasil

Números do ProfEPT

Docentes
1
estudantes em curso
1
Defesas
+ 1
Contato

Para qualquer dúvida envie um email

profeptifac@ifac.edu.br

Coordenação Acadêmica Local

Prof. Dr. Luís Pedro de Melo Plese
Portaria IFAC nº 1.595, de 27 de dezembro de 2022

+ 55 68 2106-5908