Primeiro dia do evento contou com acolhida dos participantes, mesa redonda, reunião da Comissão da Produção Orgânica do Acre; atividades serão realizadas até 26 de abril

A abertura do Workshop de Práticas Agroecológicas, realizada nessa quarta-feira (25.04), no campus Avançado Baixada do Sol, do Instituto Federal do Acre (Ifac), contou com uma homenagem aos quatro elementos da natureza e apresentação dos participantes, formada por agricultores, alunos, docentes e representantes de organizações governamentais e não-governamentais.

Na abertura, a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, deu boas-vindas aos participantes, destacando que a instituição está de portas abertas para recebê-los e promover a discussão sobre a temática. O evento faz parte também dos projetos desenvolvidos na instituição e que contam com financiamento de editais internos do Ifac, através da Pro-Reitoria de Extensão (Proex) e editais externos do CNPq, através do CVT Agroecologia Acre.

“Estes dois dias serão de troca de informação sobre práticas agroecológicas e esperamos aproximar os produtores rurais do Ifac, como instituição, bem como oferecer aos nossos alunos o contato com o público que eles irão se trabalhar”, ressaltou Rosana Cavalcante dos Santos.

A reitora destacou que desde 2014 o Ifac tem assumido um papel de liderança na temática da Agroecologia, seja com a participação na Semana de Alimento Orgânico, seja através das ações desenvolvidas nos três campi que oferecem cursos técnicos e superiores em Agroecologia. “Hoje, no campus Baixada do Sol, estamos numa área de 30 mil metros quadrados, mas em 2020 estaremos com 450 hectares, devido a cessão da Escola da Floresta, pelo Estado”.

Sobre o evento, Rosana Cavalcante dos Santos lembrou ser muito importante para a instituição, a realização do workshop, cujas ações transcendem as salas de aula. “Esse é o nosso objetivo, a nossa missão: atuar, apoiar e dar o suporte necessário aos produtores rurais e às instituições que trabalham com a produção orgânica. Hoje estamos realizando a abertura de um evento que tem o apoio das organizações e instituições que trabalham com a produção de alimentos orgânicos”.

Para o consultor de Conservação do Programa Amazônia da WWF Brasil, Flávio Quental Rodrigues, a instituição faz parte de uma rede de Agroecologia que é composta de produtores, comunidades, instituições governamentais e não-governamentais, movimentos sociais e tem a missão de fortalecer a sociedade civil no desenvolvimento de um projeto diferenciado para o Estado do Acre em bases agroecológicas.

Ele acredita que eventos como o workshop valoriza os agricultores familiares que produzem de forma orgânica, de forma artesanal e que estão buscando uma organização social e da produção até chegar ao público consumidor. “A participação ativa de todos os segmentos da sociedade civil, movimentos da agricultura familiar, movimento indígena, extrativista, de jovens e das mulheres, professores e estudantes, oferece a possibilidade de avançar na produção orgânica”.

Um dos participantes do workshop, Gersinho Vieira Apurinã, agente agroflorestal e agricultor familiar, destaca que o evento oferece a troca de experiências. “É muito importante como indígena, participar desses eventos, pois estamos trabalhando há décadas com produtos orgânicos. Aqui poderemos valorizar a produção orgânica, porque através desse trabalho que levaremos qualidade de vida para a população. Participar desse tipo de evento contribui para a conscientização e de respeito ao meio ambiente”.

A primeira atividade do Workshop foi a mesa redonda que contou com a mediação de um representante da Pesacre e participação da Associação de Certificação Socioparticipativa da Amazônia (ACS-Amazônia), da Amoprex, estabelecida na Reserva Extrativista Chico Mendes, de lideranças indígenas e da WWF Brasil. Nesta quinta-feira (26.04), as atividades seguem em um dia de campo com a visita ao grupo de agricultores orgânicos do Moreno Maia. Além disso, o workshop é preparação para IV ENA – Encontro Nacional de Agroecologia.

Fonte:http://portal.ifac.edu.br/ultimas-noticias/73-campus-rio-branco/campus-avancado-baixada-do-sol/1502-workshop-de-pr%C3%A1ticas-agroecol%C3%B3gicas-tem-in%C3%ADcio-no-campus-baixada-do-sol.html

Workshop de Práticas Agroecológicas tem início no campus Baixada do Sol