Participantes do evento conheceram o Grupo de Agricultores Orgânicos do Moreno Maia

O Workshop de Práticas Agroecológicas realizado pelo Instituto Federal do Acre (Ifac) campus Avançado Baixada do Sol teve seu encerramento na quinta-feira (26.04) com um dia de campo com o Grupo de Agricultores Orgânicos do Moreno Maia. Participaram da visita à comunidade, integrantes da Comissão da Produção Orgânica do Estado do Acre (CPOrg/AC), representantes de movimentos sociais, técnicos, agroextrativistas, pesquisadores e estudantes e egressas do Ifac. Produtores de orgânicos dos projetos de assentamentos Humaitá e Caquetá (Porto Acre) também participaram da atividade.

De acordo com a docente do Ifac, Joana Dias, a proposta de realizar o dia de campo é promover a troca de saberes entre técnicos, produtores de diferentes regiões do Acre, estudantes e instituições que trabalham com a agroecologia. Valorizando, dessa forma, as vivências comunitárias na construção do conhecimento agroecológico.

A concluinte do curso técnico em Agroecologia, Vanessa Braga, destacou a oportunidade de aprender com a experiência de pessoas que trabalham na área há mais tempo. “É muito bom conhecer como é a vida do produtor, porque as vezes não damos valor para aqueles alimentos. Nessa visita pude ver o que o produtor passa para vender o seu alimento 100% orgânico. Gostei muito do evento de uma maneira geral, poder conhecer e conversar com várias pessoas que tem experiência de anos trabalhando com agroecologia e preservação do meio ambiente.”

A agricultora Darcilene, que trabalha há 12 anos com produto orgânico, agradeceu a visita à sua colônia, localizada no antigo Seringal Capatará, e ressaltou a importância de receber outros agricultores em sua propriedade, propiciando a troca de experiência.

“Moro aqui há 21 anos, há 12 anos trabalhamos com orgânicos e participamos da feira orgânica. Para mim é um prazer recebê-los aqui. Quando as pessoas da cidade conhecem aqui, elas veem o que estou vendendo e se sentem mais seguras sobre os alimentos que estão consumindo. Por isso, sempre que tiver uma pessoa, consumidor, que queira conhecer a área, pode vir”, garantiu.

O Workshop de Práticas Agroecológicas se iniciou na quarta-feira (25.04) com a primeira reunião ordinária da CPOrg/AC, feira de sabores e sementes, apresentação cultural, mostra de cinema e debates. O evento teve o apoio da Comissão da Produção Orgânica do Estado do Acre, Pró-Reitoria de Extensão do Ifac (Proex), CNPq através do CVT Agroecologia, das organizações não-governamentais WWF-Brasil e Grupo de Pesquisa e Extensão em Sistemas Agroflorestais do Acre (Pesacre).

Fonte: http://portal.ifac.edu.br/ultimas-noticias/73-campus-rio-branco/campus-avancado-baixada-do-sol/1510-workshop-de-pr%C3%A1ticas-agroecol%C3%B3gicas-%C3%A9-encerrado-com-dia-de-campo.html

Workshop de Práticas Agroecológicas é encerrado com dia de campo