No Acre, o feijão comum Vigna unguiculata (L.) Walp e o feijão caupi Phaseolus vulgarris L., são cultivados e envolve aproximadamente 20 mil agricultores familiares e apresenta grande importância social, cultural e econômica. Estas variedades apresentam grande variabilidade e são mantidas e armazenadas, ano após ano, em garrafões de vidro, toneis de metal, bobonas e garrafas PET. Assim, pelo tipo de manejo, seleção de semente, armazenamento e tempo de cultivo, pode-se considerar que estas sementes foram acriouladas e suas variedades já são locais.
Com o objetivo de identificar, resgatar, multiplicar e troca de sementes de variedades tradicionais de feijão caupi e feijão comum do Acre, o projeto tende a contribuir para tornar os agroecossitemas mais equilibrados, sendo passíveis da utilização em sistemas agroecológicos, que adotam como princípio uma agricultura mais limpa.
Multiplicação e experimentos com sementes- O experimento está sendo conduzido em área da Universidade Federal do Acre, sob a orientação dos professores Vanderley Borges e Rosana Cavalcante, com a participação dos bolsistas Aldo Bandeira, Cristina Sá, Lucas Monteiro, Valcermyr Teodoro, Huiru Negreiros (voluntário), alunos do curso de Agronomia e mestrado. Este projeto é veiculado ao CVT Agroecologia e CNPQ.
O preparo do solo foi realizado com antecedência, sendo feito a análise de solo e posterior correção com calcário e adubação orgânica, distribuído nos sulcos de forma uniforme. O composto usado como adubo, foi oriundo do projeto de Produção de Adubo Orgânico ciclado por minhocas.
O plantio de multiplicação, foi realizado no dia 8 de abril, com o total de 12 variedades: Ceará caupi mercado, Mantegão, Ceará caupi Rio Caeté, Costela de vaca, Manteguinha, Mudubim vara, Baiano, Mudubim rama, Ceará caupi, Carioquinha, Caupi preto e Rosinha. Cada variedade foi plantada com duas repetições. Serão realizados tratos culturais, controle de plantas competidoras com capinas. Aplicações de defensivos contra pragas e doenças está sendo feito por meio de pulverização de calda de fumo.
O experimento para obtenção de análises de caracterização morfológica e estudo de diversidade, teve o plantio no dia 5 de maio, com 8 variedades de feijão Caupi: Baiano, Ceará mercado, Mudubim de rama, Mantegão, Ceará caete, Costela de vaca, Caupi roçado e Manteguinha. Esse experimento ocorre em blocos casualizados com três repetições, com parcelas constituídas de duas fileiras de plantas e 5,0 m de comprimento.

Com os resultados do projeto, será possível sistematizar e socializar conhecimentos, métodos e experiências agroecológicas e de produção orgânica familiar no Acre, estimulando experiências locais de uso e conservação dos recursos genéticos vegetais e animais, especialmente àquelas que envolvam o manejo de raças e variedades locais, tradicionais ou crioulas, gerar suporte para desenvolvimento de trabalhos de conclusão de cursos no Instituto Federal do Acre (IFAC) e cursos de graduação na Universidade Federal do Acre (UFAC), envio de artigos para periódicos específicos e promover troca de sementes durante a Semana de orgânicos do Acre.