IMG-20160510-WA0015

Com a intenção de completar a cadeia da produção agroecológica em todos os projetos trabalhados pelo CVT Agroecologia, está sendo desenvolvido junto ao centro o projeto de vermicompostagem. Ele visa fornecer adubação orgânica, uma alternativa ao uso de adubos químicos, pois é obtidos pela transformação de resíduos orgânicos em húmus com técnicas de compostagem e minhocultura, para experimentos realizados no Campus da Universidade.

A minhocultura, ou vermicompostagem, é o processo de reciclagem de resíduos orgânicos por meio de criação de minhocas em minhocários, oferecendo importante alternativa para resolver economicamente e ambientalmente os problemas dos resíduos orgânicos, como restos de alimentos domiciliar ou de restaurantes; como é o caso do restaurante universitário da Ufac.

Com orientação do Prof. Vanderley Borges e participação dos bolsistas Lucas Monteiro, Valcermyr Teodoro,  Huiri Negreiros (voluntário) e alunos do curso de Agronomia, a produção do adubo está sendo realizado na área da horta da Ufac, com o uso de minhocas das espécies Eudrilus eugeniaea (vermelha da Califórnia) e Lumbricus rubellus (gigante africana) acondicionadas em caixas-d’água de amianto.

IMG-20160510-WA0016IMG-20160510-WA0020IMG-20160510-WA0021

Para a confecção do húmus foi utilizado resíduos de capim seco, originado da roçagem no Campus da Universidade, bagaço de cana, esterco caprino e maravalha. A minhoca recicla os restos de comida e outros materiais orgânicos, produzindo um adubo muito rico e benéfico, promovendo o enriquecimento do solo em nitrogênio, cálcio, magnésio, fósforo e potássio. O produto final da vermicompostagem constitui num excelente fertilizante orgânico (húmus), capaz de melhorar atributos químicos (oferta, melhor retenção e ciclagem de nutrientes), físicos (melhoria na estruturação e formação de agregados) e biológicos do solo (aumento da diversidade de organismos benéficos ao solo).

IMG-20160510-WA0017

IMG-20160401-WA0002IMG-20160401-WA0004

Com os resultados da análise do húmus,o mesmo poderá fazer parte de aulas práticas, geração de boletim técnico ou cartilha para distribuição. O    húmus produzido será utilizados em experimentos realizados na horta, no Parque Zoobotânico, PIBIC, monografias, tcc e pós-graduação.

Produção de Adubo Orgânico ciclado por minhocas