Atividade fez parte da 12ª Semana de Alimentos Orgânicos, organizada pela Comissão de Produção Orgânica do Estado do Acre – CPORg-AC, que tem o IFAC como membro

Alunos do curso Técnico em Agroecologia Campus Baixada do Sol do Instituto Federal do Acre – IFAC e do curso Técnico em Agroecologia e Agropecuária da Escola da Floresta, visitaram nos dias 30 e 31 de maio, o Experimento Sementes Crioulas Tradicionais ou Locais desenvolvido pelo Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção de Orgânicos do Acre CVT – Agroecologia, que está sendo realizado no Campus da Universidade Federal do Acre – UFAC.

A visita orientada fez parte da 12ª Semana de Alimentos Orgânicos, organizada pela Comissão de Produção Orgânica do Estado do Acre- CPORg-AC, e do qual o Instituto Federal do Acre é membro. A Semana ocorreu no período de 28 a 5 de junho e teve como objetivo promover os alimentos orgânicos e conscientizar os consumidores sobre o meio agroecológico em que são englobados.

A campanha procura, também, informar ao consumidor como reconhecer o produto orgânico nos diversos espaços de comercialização, para que participe como agente no controle social da qualidade orgânica, melhorando a relação de confiança entre produtores e consumidores.

A visita ocorreu sob a orientação da Profa. Joana Dias, do técnico Alysson Cavalcanti e de mediadores da Escola da Floresta. O grupo de alunos foi recebido pelos bolsistas do CVT Agroecologia Cristina Sá, Valcermyr Teodoro, Lucas Monteiro e Aldo da Costa que desenvolvem as atividades do projeto coordenado pelos Professores Rosana Cavalcante dos Santos e Vanderley Borges dos Santos.

No primeiro momento foram apresentadas as ações do CVT Agroecologia destacando sua missão e objetivos enquanto centro de referência na produção orgânica. O Projeto Sementes Crioulas Tradicionais ou Locais é um projeto aprovado pelo CNPQ, no âmbito CVT e tem como objetivos a identificação, resgate, multiplicação e intercâmbio de sementes de variedades tradicionais de feijão caupi e feijão comum do Acre.

Durante a visita foi relatado a diversidade de variedades de feijões Caupi e Comum existentes no Estado, modelo de experimento em blocos casualizados e a forma de prevenção contra pragas com uso da calda de pimenta. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o projeto de produção de adubo orgânico clicado por minhocas, que teve como finalidade gerar a adubação orgânica do experimento.

Ao final da visita os alunos foram até a área do experimento destinada ao plantio para a multiplicação de sementes, que serão usadas em novos projetos, intercâmbios e trocas em feiras de sementes.

Veja mais fotos na Rede IFAC

Fonte: http://portal.ifac.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=241

Alunos do IFAC e Escola da Floresta visitam experimento no âmbito do CVT