A obra “Feijões do Vale do Juruá” reúne informações sobre tipos de feijões produzidos em municípios do Acre

arte lançamento 4 1280x902

A Editora do Instituto Federal do Acre (IFAC) se prepara para publicar o quarto livro impresso da instituição. Criada em 2015, a Editora IFAC já lançou duas obras na versão e-book e três na versão impressa. De acordo com a diretora da Editora IFAC, Kelen Gleysse Maia, desta vez o lançamento será do exemplar “Feijões do Vale do Juruá”, que traz informações sobre os tipos de feijões produzidos em cinco municípios acreanos.

A cerimônia de lançamento será realizada no dia 29 de maio, a partir das 10 horas, no auditório da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Acre (SFA/AC), que fica localizado na Rodovia AC-40, 793, em Rio Branco. A publicação do livro faz parte das atividades da Semana de Alimentos Orgânicos e Meio Ambiente, que está sendo organizada pelo IFAC, por meio do campus Avançado Baixada do Sol.

De acordo com Kelen Maia, a publicação de mais uma obra pela Editora do IFAC reforça o compromisso da instituição em incentivar a divulgação de trabalhos realizados em pesquisa, ensino e extensão no IFAC. Segundo ela, o lançamento do livro vai garantir também maior acesso às informações. “A importância do livro impresso é que ele dá acessibilidade para o aluno, por exemplo, que não tem acesso à internet. Sabemos que muitas pessoas preferem estudar pelo livro físico. Este é a principal objetivo da Editora IFAC, ampliar o acesso ao conhecimento através dos dois modos de publicação”.

A diretora da Editora IFAC destaca ainda que a obra não sofreu modificações em relação ao conteúdo, sendo somente adaptada para a forma impressa.

O livro

Organizado pelos professores da Universidade Federal do Acre (UFAC), Eduardo Pacca e Eliane Oliveira, pela reitora do IFAC, Rosana Cavalcante dos Santos, e o engenheiro da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Amauri Siviero, o livro “Feijões do Vale do Juruá” traz informações sobre os feijões comuns e caupi crioulos produzidos nos municípios acreanos de Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

O objetivo da obra é divulgar e valorizar os cultivares tradicionais de feijões almejando incentivar o consumo, agregação de valor e, consequentemente, a conservação da diversidade das unidades de produção familiar.

IFAC publica o livro Feijões do Vale do Juruá na Semana de Alimento Orgânico e Meio Ambiente