Evento faz parte da Campanha Anual do Produto Orgânico organizado pela SFA/AC e CPOrg/

Em solenidade realizada no auditório da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Acre (SFA/AC), nesta segunda-feira (29.05), ocorreu o lançamento da Campanha Anual do Produto Orgânico e a abertura das atividades da 13ª Semana dos Alimentos Orgânicos, organizada pela SFA/AC e a Comissão da Produção Orgânica no Estado do Acre CPOrg/AC.

O evento, que tem o Instituto Federal do Acre (IFAC) como parceiro, contou com o lançamento do livro “Feijões do Vale do Juruá”, organizado pelos professores da Universidade Federal do Acre (UFAC), Eduardo

Pacca e Eliane Oliveira, pela reitora do IFAC, Rosana Cavalcante dos Santos, e o engenheiro da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Amauri Siviero. A obra é a quarta publicação da Editora IFAC e teve como patrocinadores o CVT Agroecologia e do Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá.

Integraram a mesa diretiva da solenidade, o superintendente da SFA/AC, Luziel Carvalho, o coordenador substituto da CPOrg/AC, Flávio Quental, a reitora do Instituto Federal do Acre (IFAC), Rosana Cavalcante dos Santos, e a representante dos produtores orgânicos no Acre, Jesuína Braga. Como convidados, integraram o evento produtores rurais, instituições que apoiam a iniciativa e alunos do curso de Agroecologia do campus Avançado Baixada do Sol.

De acordo com a professora do IFAC, Joana Dias, que também é uma das organizadoras do evento, a participação dos alunos nas atividades reforça o compromisso da instituição em promover o conhecimento. “Este é um dos papéis do IFAC, de desenvolver o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, contribuindo para o fortalecimento do curso de Agroecologia, incentivando a participação dos alunos nestas atividades, além de trocar ideias e adquirir conhecimentos”.

Aluna do 1º período do curso de Agroecologia, Taires Dantas, reforça a importância de participar da abertura da Semana de Alimentos Orgânicos. “Primeiro é possível compreender as dificuldades do produtor orgânico, o que eles enfrentam para produzir em Rio Branco. Além disso, é possível conhecer o que o Acre produz de alimentos orgânicos e, assim, quando estivermos no mercado de trabalho, sabermos como atuar”.

Cerimônia

Superintendente da SFA/AC, Luziel Carvalho, destacou a importância da agricultura orgânica para a saúde e o bem-estar da população, além da necessidade de ampliar as informações para a sociedade. “A população tem que entender que a agricultura orgânica traz a possibilidade de consumir um produto que não agride a saúde, mudando a cultura de consumo de alimentos. Este é o momento, também, de repensar como os gestores públicos podem contribuir com política voltadas para quem está produzindo e precisa do apoio”.

Reitora do IFAC, Rosana Cavalcante dos Santos, lembrou que a instituição tem realizado eventos que contribuem para a discussão de problemas enfrentados pelos produtores de alimentos orgânicos, como também tem socializado com os órgãos responsáveis, para que sejam encontradas soluções conjuntas.

Ela também destacou a participação dos alunos do campus Avançado Baixada do Sol e a importância de se debater sobre a alimentação orgânica. “O IFAC é uma instituição nova no Acre, mas tem ofertado o curso de Agroecologia em três campi. Que esta semana possa servir para reflexão sobre as ações desenvolvidas no Estado na agricultura familiar e na produção de alimentos orgânicos”.

Lançamento do livro Feijões do Vale do Juruá

Durante a solenidade também foi realizado o lançamento do livro impresso “Feijões do Vale do Juruá”. De acordo com Rosana Cavalcante dos Santos, que é uma das organizadoras da obra, este é o primeiro livro lançado sobre feijões no Acre. Ela ainda explicou que os estudos foram feitos na região do Vale do Juruá, que detém a maior biodiversidade de feijões no Acre.

Para o coordenador substituto da CPOrg/AC, Flavio Quental, a iniciativa do IFAC em lançar o livro durante a abertura da Semana de Alimentos Orgânica é fantástica, pois a Agroecologia atua com o uso de espécies e variedades tradicionais. “Esse é um trabalho maravilhoso que está sendo realizado em parceria entre o IFAC e a UFAC, além de trazer a variedade regional trabalhada por nossos agricultores, passadas por gerações. O livro resgata essa trajetória valorizando a nossa cultura e a nossa

DSC00417

DSC00420

Fonte:http://portal.ifac.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=959:comecam-atividades-da-semana-do-alimento-organico-e-meio-ambiente-2&catid=73&Itemid=121