Profª Rosana Cavalcante dos Santos – Instituto Federal do Acre – IFAC com pesquisadores do International Center for Tropical Agriculture – CIAT

Uma equipe de pesquisadores do CVT Agroecologia formada pela profa. Rosana Cavalcante dos Santos, do Instituto Federal do Acre – IFAC, os professores da Universidade Federal do Acre – UFAC, Eduardo Pacca Luna Mattar, Elízio Frade Júnior, técnico Givanildo Ortega e o pesquisador da Embrapa Acre, Amauri Siviero, visitaram o International Center for Tropical Agriculture – CIAT, Centro para la Investigación en Sistemas Sostenibles de Producción Agropecuária – CIPAV e o Centro Nacional para el Estudio del Bambú-Guadua.

O intercâmbio foi realizado por professores da UFAC Câmpus Floresta – Cruzeiro do Sul, que são membros do Núcleo de Agroecologia do Juruá (NAVJuruá), grupo que desenvolve projetos de pesquisa e extensão com foco na agricultura familiar da Amazônia, no âmbito do CVT Agroecologia. As visitas foram financiadas pelo Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção de Orgânicos do Acre – CVT, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Profª Rosana Cavalcante dos Santos em visita técnica

As visitas ocorrerem nos meses de dezembro de 2013 e janeiro de 2014 e tiveram como objetivo contribuir para elaboração de um documentário com o tema “Técnicas agroecológicas para produção familiar nos trópicos úmidos”. Em cada instituição e produtor visitado, foram registrados depoimentos, imagens e vídeos sobre técnicas agroecológicas de cultivo e conservação de recursos naturais, que servirá de material didático para agricultores, professores, alunos e extensionistas.

O intercâmbio abriu as portas do CIAT, CIPAV e Centro Nacional de Guadua – Bambú para pesquisadores, e estudantes do IFAC e da UFAC que queiram desenvolver projetos de pesquisas com tecnologias, métodos e conhecimentos que melhor permitam aos agricultores, principalmente os pequenos produtores, aumentar a eco eficiência com foco na Agroecologia, destaca a coordenadora do CVT, profa. Rosana Cavalcante dos Santos.

Troca de experiências – Ao CIPAV, com sede em Cali, na Colômbia, a visita técnica ocorreu em dezembro de 2013, através da “Gira de intercambio técnico de experiências em sistemas ganaderos de producción sostenibles” e foram visitadas oito propriedades agroecológicas nos municípios de Cali, Jamundí, Tuluá, Bugalagrande, Montenegro, Ulloa e Alcalá.

Na visita ao CIAT, também com sede em Cali, referência mundial na conservação e melhoramento genético, foram visitados os bancos de germoplasma de feijão e mandioca, além das tecnologias participativas e visita a dez fincas agroecológicas (propriedades rurais) no município de Morales, Departamento de Cauca, organizada pela Universidade Nacional da Colômbia e União Municipal de Assistência Técnica Agrícola – UMATA.

A Coordenadora do CVT professora Rosana Cavalcante dos Santos e o Pesquisador da Embrapa Acre Amauri Siviero também tiveram agenda com pesquisadores de renome internacional em Phaseolus, como Daniel G. Debouck, Indupulapati M. Rao, e o Diretor do CIAT para América Latina e Caribe o Brasileiro Elcio P. Guimarães.

O CVT Agroecologia vem desenvolvendo pesquisas na área de agrobiodiversidade de feijão crioulo, e na oportunidade foram apresentados os produtos recentemente lançados como o cartão postal “Feijões crioulos do Vale do Juruá”, com distribuição gratuita com a intenção de divulgar essa riqueza cultural e biológica da região e Pôster com fotos de vários tipos de feijões crioulos do Juruá, com o objetivo de gerar informações sobre estes feijões a fim de agregar valor e favorecer a conservação “in situ” destas cultivares. “Os materiais foram muito elogiados e tiveram bastante repercussão nas instituições colombianas”, disse a professora.

Pesquisador da Embrapa Acre Dr. Amauri Siviero em visita técnica na Colômbia

A visita ao Centro Nacional para el Estudio del Bambú – Guadua, localizado no município de Córdoba (Quindío), teve como objetivo a busca de tecnologias agroecológicas aplicáveis à agricultura familiar na Amazônia. O centro presta serviços de treinamento para profissionais, acadêmicos, estudantes, agricultores, associações, entidades governamentais, ONGs entre outros, aonde são abordados temas como História da Guadua, classificação taxonômica, morfologia, biologia, ecologia, fases de crescimento, espécie, variedade, biótopos, propriedades físico-mecânicas, uso de plantas, cortes, limpeza e desbaste,

secagem e preservação, hidratação, métodos de propagação e transplante, plantio estabelecimento da cultura, sistemas de semeadura, transplante de raiz nua, custos de implantação.

Fomte: http://www.ifac.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2517

CVT Agroecologia consolida pesquisas com intercâmbio a Centros de Referência em Agricultura Tropical