Certificação destaque 1

Uma cerimônia realizada na sede da Associação Solidariedade do Projeto Triunfo, localizado no Km 75 da estrada de acesso ao município de Plácido de Castro, na sexta-feira, 5, marcou a certificação dos produtores rurais que participaram dos cursos de Piscicultura Orgânica, Certificação Orgânica e Avicultura Orgânica, ofertados pelo Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre – CVT Agroecologia do Instituto Federal do Acre – IFAC.

Participaram da solenidade João Ramalheis, as engenheiras agrônomas Tayna Nery e Julyane Lopes, que atuam no CVT Agroecologia, coordenado pela Profa. Dra. Rosana Cavalcante dos Santos. Os cursos foram realizados em módulos, as sextas, sábados e domingos, iniciados no mês de novembro de 2014 e foram concluídos em janeiro de 2015. Participaram, ao todo, 20 produtores rurais, que concluíram os três cursos.

Certificação destaque 4

Além da comunidade do Projeto Triunfo, em Plácido de Castro, participaram dos cursos produtores rurais dos municípios de Bujari, da Estrada Transacreana e da Comunidade Antonio de Holanda, no município de Bujari. “Cada comunidade recebeu profissionais do CVT Agroecologia que ministraram os módulos para os produtores rurais. Todos receberam orientações dos procedimentos na avicultura e na piscicultura orgânica”, destacou a engenheira agrônoma Tayna Nery.

A reitoria do Instituto Federal do Acre – IFAC e coordenadora do CVT Agroecologia, profa. Rosana Cavalcante dos Santos destacou que esta é mais uma ação desenvolvida dentro dos projetos que estão sendo realizados pelo Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre. “Estamos desenvolvendo vários projetos, e estes cursos contribuem para que os produtores rurais possam compreender os benefícios ambientais, sociais e nutricionais dos alimentos orgânicos”.

Participantes falam dos benefícios – Os irmãos Orestes Soares Ribeiro Júnior, 27 anos, e Orilene Lima Ribeiro, 26 anos, participaram dos cursos e destacaram a importância dos cursos para o dia a dia. Orestes disse que o curso foi ótimo e espera que outros sejam oferecidos. “Achei ótimos os cursos, porque foram realizados nos finais de semana, e fizeram com que conhecêssemos alimentos, doenças e documentos para quem atua na avicultura. Por exemplo, não sabia que a folha de bananeira servia de remédio para doenças das galinhas”.

Certificação destaque 3

Além das aulas teóricas, os participantes, acompanhados pelos professores, desenvolviam o que aprendiam na avicultura e na piscicultura. Orilene destacou que os cursos foram “proveitosos” e que os professores foram excelentes. “Espero que outros cursos sejam oferecidos porque aproveitamos na prática o que aprendemos em sala de aula”.

Certificação destaque 2

CVT Agroecologia certifica produtores rurais do Projeto Triunfo em Plácido de Castro