IMG-20160614-WA0004

O bolsista do Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção de Orgânicos do Acre CVT – Agroecologia, engenheiro agrônomo Valcermyr Teodoro do Nascimento participou, no período de 7 a 10 de junho, do IV Congresso Nacional de Feijão-Caupi, realizado em Sorriso-MT.

O trabalho ‘‘Características descritivas da semente de variedades crioulas feijão-caupi coletadas no Estado do Acre”, apresentado no congresso é resultado das atividades que estão sendo desenvolvidas no projeto aprovado pelo CNPQ no âmbito CVT Agroecologia Sementes Crioulas Tradicionais ou Locais.

IMG-20160614-WA0002Durante sua apresentação, Valcermyr Nascimento descreveu os caracteres de comprimento, largura, espessura e peso de 50 sementes de oito genótipos, dos feijões tipo Baiano, Ceará Caupi/Brasileia, Ceará Caupi/Sena, Ceará Caupi/ Rio Caeté, Costela de Vaca, Manteguinha, Mantegão e Mudubim de Rama.

Todas as variedades de feijões apresentados foram coletadas nos municípios de Rio Branco, Brasiléia, Sena Madureira e Cruzeiro do Sul, em mercados públicos e com agricultores ribeirinhos nas localidades.

Valcermyr ressalta que esta foi mais uma importante oportunidade para divulgar as linhas de pesquisas do CVT Agroecologia, resultados do projeto Sementes Crioulas Tradicionais ou Locais, além de conhecer novas variedades e tecnologias utilizadas na cultura e a importância do mercado e o agronegócio do feijão-caupi no Brasil.

O evento – A programação do evento teve sua abertura no dia 7, com a palestra “O Agronegócio do feijão-caupi no Brasil e no mundo”, ministrada por Roberto Rodrigues. No dia seguinte, ocorreram mesas redondas com discussões relacionadas aos temas de controle alternativo de pragas, irrigação na cultura, alternativas para o controle de ervas daninhas, dentre outras e sessão de pôsteres.

IMG-20160614-WA0006

Na quinta, dia 9, também ocorreram mesas redondas com os temas oportunidades de mercado no Brasil e no Mundo, inoculantes em feijão-caupi e o lançamento da variedade BRS Imponente, desenvolvida pela Embrapa Meio Norte (PI).

DSC_6101

Mais tarde ocorreu o pronunciamento do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Blairo Maggi. No último dia de evento ocorreram atividades de campo com a temática “tecnologias para plantio, manejo e colheita da cultura do feijão-caupi”.

 

Bolsista do CVT Agroecologia participa do IV CONAC