Iniciou no dia 05 de junho a Semana de Meio Ambiente de Rio Branco, realizada no Horto Florestal. Nos dias 07 e 08 de junho ocorreu a Exposição Práticas Sustentáveis e o lançamento do Plano Integrado de Combate a Queimadas no Município. Nesses dias também ocorreu exposição e venda de artesanato e comidas típicas.

Paola Fernanda (Secretária Municipal de Meio Ambiente- SEMEIA), Cristina Sá (bolsista do CVT Agroecologia) e Fátima Nascimento (SEMEIA). Fonte: acervo do CVT Agroecologia

O CVT Agroecologia participou do evento com a exposição de Sementes Crioulas de feijões e a divulgação de seu projeto “Manutenção dos Centros Vocacionais Tecnológicos de Referencia em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre”, em vigência até 2019, que desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão centradas no incentivo à produção agroecológica de espécies locais da agricultura familiar, como as mandiocas amarelas e pimentas Capsicum incluindo estudos de seleção varietal, etnobotânica e tecnologia de alimentos no âmbito das regionais Alto e Baixo Acre.

Os resultados das ações do CVT Agroecologia foram apresentas aos estudantes de ensino fundamental e médio, pesquisadores e comunidade geral. Neste momento, foi apresentada a grande agrobiodiversidade de feijões e sua importância social e econômica para a agricultura familiar e para a Amazônia. O público teve oportunidade de conhecer as diferentes etapas de identificação, resgate, multiplicação por meio de coletas representativas e intercâmbios a fim de se caracterizar os diferentes tipos de feijões para multiplicação e contribuir para a conservação dessas sementes.

Visitação dos estudantes de ensino fundamental e médio da rede pública) Fonte: acervo do CVT Agroecologia

A Semana do Meio Ambiente envolve equipes das secretarias de Agricultura e Floresta (SAFRA), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMEIA), Serviços Urbanos (SEMSUR) e Educação (SEME), além de Instituto Dom Moacir (IDM), Secretaria de Estado de Desenvolvimento, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (SEDENS), Empresa de Assistência Técnica, Extrativista Rural do Acre (EMATER), Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (SEAPROF), Comitê Chico Mendes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) e Universidade Federal do Acre (UFAC).

Segue a programação:

CVT Agroecologia participa da Semana do Meio Ambiente de Rio Branco