Mapa da Rede Federal contra a Covid-19

O Conif lançou, nesta segunda-feira (01.06), o Mapa da Rede Federal contra a Covid-19. A ferramenta concentra todos os projetos e atividades que as instituições federais de educação do Brasil estão desenvolvendo para a prevenção e combate ao novo coronavírus.

O Instituto Federal do Acre, além de integrar a Rede Federal, é também uma das instituições que, junto com servidores e estudantes, tem desenvolvido projetos, equipamentos e ações desde o mês de março.

Entendemos que o nosso papel, como instituição de educação que preza pela ciência e tecnologia, não poderia ser outro nesse momento. Em todas as nossas unidades temos desenvolvido projetos e ações com foco no combate à Covid-19, como também com objetivo de auxiliar nossos estudantes e a comunidade nesse momento de pandeia.

Além da entrega de alimentos, materiais de higiene e desinfecção aos órgãos municipais, como também às comunidades dos municípios acreanos, o Ifac tem realizado ações que envolvem a saúde mental, atendimento às pessoas com deficiência, além de atividades de comunicação e tecnologia da informação.

Uma dessas ações é o desenvolvimento de um novo aplicativo que, em breve, será entregue à Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). O software tem como propósito central fazer o mapeamento dos casos de Covid-19 no Acre, como também ofertar um autodiagnostico da doença aos usuários da nova ferramenta online.

Temos trabalhado, diariamente, com objetivo de minimizar as situações ocasionadas pela pandemia. Exemplo disso é a manutenção do pagamento das Bolsas de Auxílio Permanência, como também a oferta de Bolsa de Auxílio Emergencial aos estudantes em situação de maior vulnerabilidade social.

Além disso, já iniciamos também as fases de um novo projeto de trabalho, que pretende traçar o retorno das atividades de ensino, para quando as autoridades de saúde e sanitárias autorizarem a retomada das atividades presenciais.

Seguimos acreditando na educação, na ciência, na tecnologia e que juntos podemos mais!