Agenda positiva da AAL com o governador Gladson Cameli

Foto: Odair Leal/Secom

Estive, na manhã desta segunda-feira (13.05) acompanhando a presidente Luísa Kalberg e membros da Academia Acreana de Letras (AAL), em agenda institucional com o governador do Acre, Gladson Cameli. Com esta agenda iniciamos o diálogo com o governo do Estado, no sentido de mostrar a importância da mais antiga instituição literária do Acre, com 82 anos de existência, e a sua contribuição para a cultura e a literatura acreanas.

Os membros do sodalício foram apresentados ao governador Gladson Cameli, oportunidade em que entregamos um exemplar da produção literária para a biblioteca do Gabinete do Governador. Ainda conversamos sobre a solicitação de integração com o Governo do Acre, através da Secretaria de Educação e Cultura, com convênios para oficinas de leitura e literárias para professores da Rede Pública, além da circulação da Literatura Acreana nas escolas do Acre, com proposta à SEC e ao Conselho Estadual de Cultura (CEC).

Outra proposta apresentada ao governador foi um espaço para a AAL.  Com o apoio do governador, iremos iniciar entendimentos legais para a realização de reuniões do Sodalício no Palácio Rio Branco, local em que a AAL foi fundada, em um gesto simbólico do governador, que reconhece, com esse ato, a importância da Academia. Solicitamos, ainda, que através de Decreto ou Emenda Constitucional, com iniciativa do governador, a ALL possa ter sua autonomia. Ainda dialogamos quanto à disponibilidade de um espaço para a nossa academia, durante a Expoacre 2019.

Saímos confiantes que o governador Gladson Cameli, que tem um compromisso com a Educação e a Cultura do nosso Estado, possa contribuir para o fortalecimento da nossa querida Academia Acreana de Letras.