banner organicov1.indd

O Instituto Federal do Acre/Câmpus Rio Branco sedia na próxima segunda-feira, dia 26 de maio, ciclo de palestras de abertura da 10ª Semana dos Alimentos Orgânicos, evento promovido pela Comissão da Produção Orgânica do Estado do Acre – CPOrg-AC e pela Superintendência Federal de Agricultura no Acre / SFA-AC.

A Semana será aberta oficialmente a partir das 8h30 no auditório do Câmpus Rio Branco, localizado na Avenida Brasil, nº 920, bairro Xavier Maia, em Rio Branco. Pelo IFAC a articulação das ações é do Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre – CVT Agroecologia.

Ainda no período da manhã haverá palestra sobre “A agricultura e a preservação da diversidade genética das espécies cultivadas”, com o Prof. Dr. Vanderley Borges dos Santos, da Universidade Federal do Acre – UFAC, seguida da apresentação da Ms. Cleisa Brasil da Cunha Cartaxo, técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Acre – EMBRAPA/AC, sobre “Castanha do Brasil: Segurança Alimentar e Potencial Econômico”.

À tarde, a partir das 14h, o Dr. Amauri Silviero, também da EMBRAPA, falará sobre “Agrobiodiversidade no Acre”. E encerramento o primeiro dia de atividades da Semana, o Prof. Dr. Carlos Adolfo Bantel acompanhamento do Prof. Julielmo de Aguiar Corrêa, ambos do IFAC/Câmpus Xapuri, estarão explanando sobre “Ambientalização urbana, social e preservacionista com ótica de agricultura orgânica”.

Depois desta programação haverá ainda atividades práticas, panfletagens, exposição de trabalhos e comercialização de produtos em vários locais do Baixo e do Alto Acre.

O Grupo Ecológico do Humaitá e a Escola de 1º e 2º grau Nossa Senhora Auxiliadora na Comunidade Boa União, no município de Porto Acre, a Universidade Federal e a Escola Iris Célia Cabanellas, em Assis Brasil, o Serviço Social do Comércio – SESC em Brasiléia, além do Senadinho, a Escola da Floresta, o calçadão do Terminal Urbano e o Supermercado Araújo da Izaura Parente em Rio Branco são alguns locais que estarão sediando atividades da 10ª Semana dos Alimentos Orgânicos no Acre.

As ações contam com as parcerias da Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar – SEAPROF, Secretaria Municipal de Agricultura e Floresta – SAFRA, ACS – Amazônia, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/AC, Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre – SEMA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA/AC, Universidade Federal do Acre – UFAC, Instituto Federal do Acre – IFAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Instituto Dom Moacyr/Centro de Educação Profissional Tecnológico Roberval Cardoso – Escola da Floresta e da União Educacional do Norte – UNINORTE.

Confira a programação completa da semana: http://www.agricultura.gov.br/organicos http://www.agricultura.gov.br/organicos

Semana dos Alimentos Orgânicos começa segunda no IFAC/Câmpus Rio Branco