Produtor Orgânico de Petrópolis - RJ.
Produtor Orgânico de Petrópolis – RJ.

Na última semana, aconteceu o intercâmbio de produtores do município de Porto Acre com produtores do Rio de Janeiro. Nessa troca de experiência, os produtores orgânicos Valdir Souza e Laudino dos Santos, juntamente com a professora do IFAC Joana  Dias e a Engenheira Agrônoma Tayna Neri do Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção de Orgânicos do Acre – CVT Agroecologia, puderam presenciar como é a rotina de alguns produtores do Estado do Rio de Janeiro, desde a produção até a venda dos produtores nas feiras orgânicas, espalhadas por toda capital.

Grande parte dos produtores são do interior do Estado, da região do Brejal, e os demais espalhados pela região metropolitana. Esses mesmos produtores formam o Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, que foi criado para permitir a venda de produtos orgânicos. E com a criação desse circuito, todos os produtores tiveram que passar pelo processo de certificação, que tem como responsável a  Abio – Associação de Produtores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro, que é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 1985,  que tem como missão contribuir para o fortalecimento da agricultura orgânica.

 

No decorrer da semana, os produtores acrianos participaram de várias visitas, inclusive na Embrapa Agroindústria de Alimentos, localizada no município de Guaratiba – RJ, conhecendo as instalações e presenciando algumas pesquisas que estavam sendo desenvolvidas. Todos os processos foram apresentados pelos pesquisadores Mauro e Fenelon.

Embrapa Agroindústria de Alimentos.
Embrapa Agroindústria de Alimentos.

 

Os produtores também puderam conhecer a Embrapa Agrobiologia, localizada no Município de Seropédica – RJ, com o acompanhamento do pesquisador Ernani Jardim, que apresentou toda as instalações, inclusive a Fazendinha Agroecológica, onde presenciaram os plantios e o manejo das plantas. Nesse momento, houve uma grande troca de experiências, onde os produtores tiveram a possibilidade de conhecer novas técnicas que podem ser aplicadas em seus plantios, e também falaram sobre as técnicas utilizadas em suas propriedades. Dessa forma, tudo que foi visto durante esse intercâmbio, acrescentará de forma positiva para a produção de orgânicos no Estado do Acre, aumentando a produção e a qualidade dos produtos oferecidos aos acrianos. Vale lembrar que esse intercâmbio é de extrema importância, pois valoriza o trabalho do pequeno produtor, a ponto de levá-los a outros Estados para poder vivenciar novas experiências e acumular conhecimento.  O CVT Agroecologia cujo número de processo é 406063/2012-5, apoiou financeiramente essa viagem juntamente com o CNPq.

Fazendinha Agroecológica.
Fazendinha Agroecológica.
Fazendinha Agroecológica do KM 47.
Fazendinha Agroecológica do KM 47.

 

Embrapa Agrobiologia.
Embrapa Agrobiologia.

 

Intercâmbio de produtores no Estado do Rio de Janeiro