Evento realizado pela Comissão da Produção Orgânica do Acre proporcionou interação entre produtores e estudantes aproximando teoria da prática

Ao longo de uma semana com diversas atividades educativas com participação de estudantes, professores e produtores rurais, foi realizada a 13ª Semana dos Alimentos Orgânicos. Minicursos, dia de campo, feira de produtos orgânicos e café agroecológico, além do lançamento do livro Feijões do Vale do Juruá pela Editora IFAC foram algumas das atividades do evento realizado pela Comissão da Produção Orgânica do Acre (CPOrg/AC) e que teve o encerramento realizado na segunda-feira (05.06) data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O encerramento da semana ocorreu no campus Baixada do Sol, do IFAC com atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A cerimônia realizada, no período da manhã e da tarde, contou com palestra sobre alimentação saudável com a nutricionista Cláudia Pádua. Também foi realizado mutirão de organização e por fim, todos os presentes degustaram do Café Agroecológico com frutas da região, doces, sucos, açaí, refeições preparadas com macaxeira, entre outros produtos.

A reitora do IFAC, Rosana Cavalcante dos Santos, participou da semana e também esteve presente no encerramento. Ela destacou o papel do Instituto Federal do Acre na divulgação e valorização do sistema agroecológico de produção no estado com a oferta dos cursos técnico e de tecnologia em Agroecologia.

“A Semana dos Alimentos Orgânicos acontece no Brasil inteiro e, especialmente aqui no Acre este evento tem um papel importantíssimo, pois mais de 70% da nossa produção é da agricultura familiar. E hoje, só o fato dos produtores trabalharem com agricultura familiar não dá a credencial do alimento saudável. Então, o Instituto tem uma contribuição, pois nós formamos profissionais técnicos e tecnólogos em Agroecologia que podem assistir esses produtores. Podemos destacar ainda que o perfil agroecológico do aluno que sai do IFAC é muito diferenciado porque, além da perspectiva do alimento saudável, a gente também entra com o socialmente justo e com o ambientalmente sustentável”, salientou a gestora.

Troca de saberes

A programação da 13ª Semana dos Alimentos Orgânicos contou com um dia de campo com o Grupo de Agricultores Ecológicos do Humaitá, próximo a Porto Acre. Os estudantes do curso técnico em Agroecologia participaram da atividade na quarta-feira (31.05) acompanhados de professores e técnicos do campus Baixada do Sol. A visita às propriedades também teve a participação do superintendente Federal De Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Acre (SFA/AC), Luziel Carvalho e do coordenador substituto da CPOrg/AC, Flávio Quental, da ONG WWF-Brasil.

Na visita às propriedade dos agricultores Valdir de Souza e Marcos Araújo de Lima, os alunos do IFAC tiveram a oportunidade de interagir com perguntas e comentários, além da chance de ver de perto os conceitos aprendidos na sala de aula, como observou a aluna do 1º período de Agroecologia, Rayele Paiva. “O dia foi bem proveitoso para a gente ver o que aprendemos na aula teórica dentro de sala. Na prática, a gente vê como cada pessoa faz. Por exemplo, na chácara do seu Valdir é de uma maneira e aqui já é outra. Assim a gente pode buscar mais informações fazendo perguntas para as pessoas que aprenderam na prática”, destacou.

Os estudantes de Agroecologia puderam observar as plantações com manejo de leguminosas como adubo verde, a diversidade de culturas e de práticas permitidas no sistema agroflorestal. A visita foi guiada pelos produtores que explicaram as técnicas que usam para diferentes plantios.

A estudante do 3º período, Alana Monte, comentou sobre a interação dos agricultores. “O que eu achei interessante foi a união do grupo porque, pelo menos em outras comunidades que eu visitei, eu não via um grupo assim tão unido. Isso é muito bom até para a agricultura deles porque vem um [agricultor], traz conhecimento de outro canto, vem e fala para os outros ‘ah isso para mim deu certo’, enfim, eles vão se ajudando”, disse.

Coordenadora do curso técnico em Agroecologia, a professora Joana Dias também destacou essa característica do grupo: “Os agricultores visitam as áreas dos outros e dão sugestões de práticas. É uma troca onde um vai passando para o outro que, além de permitir que se conheçam as áreas, há uma construção de confiança entre as pessoas do grupo e também serve para um ensinar o outro, aprender com a experiência do outro. O Seu Valdir falou ‘eu aprendi pela minha experiência’, então ele soma a dele com a dos outros e aí é muito mais conhecimento”, salientou.

Durante a atividade, os participantes tiveram uma roda de conversa. O agricultor Ermelino Ribeiro da Silva falou para os estudantes sobre a importância que o consumidor tem na produção dos alimentos orgânicos. “Nós financiamos os sistemas que aí estão. Se a gente compra do supermercado, estamos financiando o produtor que expõe o produto dele no supermercado. Se a gente se voltar para comprar o produto desses produtores aqui, nós passamos a financiar eles e permitir que continuem tirando seu sustento daqui e melhorando a cada dia. Então cada um de nós somos responsáveis para que isso cresça”, ressaltou o produtor.

Ainda na programação da semana, estudantes interagiram com os produtores e a comunidade de Rio Branco na feira de produtos orgânicos realizada no sábado (03.06). Além da comercialização dos produtos, a manhã foi embalada pelo projeto “Som na Feira Orgânica” que levou música para o espaço.

34300108094_36045386fc_z  34980442952_345cbcc6ef_z

35105355936_eabcfd490f_zDSC00458

DSC00484DSC00464

Veja mais fotos na página do Flickr